RECONHECIMENTO POR PARTE DA SEGUNDA MAIOR COOPERATIVA DO PAÍS MOSTRA O PROTAGONISMO FEMININO NA CAFEICULTURA

A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas, Cocatrel, realizou no início da tarde de ontem, 5 de dezembro, no espaço Charneca, em Três Pontas, o evento Prêmio Melhores Cafés Cafeína Cocatrel Safra 2024/2025. Nove produtoras foram destacadas diante da produção de cafés de excelência, considerados os melhores cafés.

A premiação destaca e valoriza a excelência das cafeicultoras que se dedicam à produção de cafés especiais e que integram o Grupo Cafeína, projeto que há cinco anos vem transformando e destacando o papel das mulheres no agronegócio.

O evento reuniu cooperadas, parceiros e autoridades do setor para celebrar conquistas importantes. Na abertura, os convidados assistiram um vídeo institucional da Cocatrel, que reforçou a trajetória da cooperativa na valorização da mulher no mercado cafeeiro.

O Grupo Cafeína, que surgiu em 2019, é hoje uma referência de empoderamento feminino no agronegócio. Por meio de capacitação técnica, suporte emocional e acesso ao mercados internacionais, o grupo contribui para que as produtoras assumam posições de liderança e gestão em suas propriedades. Este ano, a iniciativa exportou aproximadamente 6.500 sacas de café para destinos como Inglaterra, França, Alemanha, Rússia e África do Sul, com destaque para o mercado inglês como principal comprador.

A programação incluiu depoimentos, como os do presidente do Conselho Administrativo da Cocatrel, Jacques Miari, e do vice-presidente Luiz Eduardo Resende, além da violonista Alessandra Abreu, que encantou o público, por exemplo, com a interpretação do grande sucesso ‘Maria Maria’ do trespontano Milton Nascimento.

O ponto alto do evento foi a entrega dos troféus às nove produtoras premiadas, cujos cafés foram selecionados por sua excelênFia. São elas:

_ Leidiana Catarina da fazenda Alto do João Aleixo, com a variedade catucaí

_ Regina Aparecida de Oliveira Melo Alves da Fazenda Mato Grosso, da variedade arara

_ Marli Vilela de Resende, da Fazenda Gordura, da variedade arara

_ Maria Aparecida Botrel, da Fazenda Matão, variedade arara

_ Cristina Aparecida Assaid Simão, da Fazenda Furnas do Bento, variedade arara

_ Edna Maria Batista, do Sítio do Tanque, variedade mundo novo

_ Silvana Evangelista Silva, da Fazenda Santa Felicidade, variedade acaiá

_ Viviane Garcia de Araújo Mudrik, da Fazenda Bugio, variedade arara

_ Viviane Dias dos Santos, da Fazenda Santos Dias, variedade Catiguá e Catuaí

_____continua depois da publicidade________

O Conexão Três Pontas esteve presente e conversou com duas premiadas:

Viviane Garcia da Fazenda Bugio, disse estar bastante emocionada com o reconhecimento e a premiação, destacando todo o trabalho dela e também de sua irmã, que herdaram a fazenda do pai e que assumiram o grande desafio de tocar o negócio e de produzir café de excelência, destacando também a importância do administrador da empresa, peça fundamental nessa premiada produção.

Já Cristina Aparecida Assaid Simão, de Nepomuceno, comentou sobre a surpresa do prêmio:

“Eu sempre me dediquei para fazer um café de qualidade mas nunca esperei ser premiada por isso. Mas graças a Deus esse ano nós recebemos esse prêmio, que me deixa muito feliz. Eu quero agradecer muito à Cocatrel e também ao Grupo Cafeína por nos darem todo o apoio para vivermos essa consagração hoje. O meu coração me dizia que eu merecia ser premiada, mas eu achava isso muito difícil. Eu sou muito dedicada, eu mesmo sequei o meu café. Quero agradecer a todos os meus apanhadores e dizer que quando o café entrou no meu terreiro eu tive a certeza de que seria um café que merecia ser destacado”, revelou.

O presidente da Cocatrel, Jacques Miari, destacou a importância do trabalho o Grupo Cafeína e fez uma síntese sobre o ano de 2024 e o que vem pela frente em 2025:

“O dia de hoje começou com um evento em parceria da EPAMIG com o grupo cafeína, onde foram realizadas palestras e instruções. Na sequência, aconteceu um grande passo de inovação do grupo cafeína que foi justamente a premiação dos melhores cafés cafeína da safra 2024/2025. Através dessa premiação nós conseguimos reconhecer os melhores cafés que obtiveram acima de 85 pontos, das principais cidades com premiação das oito filiais”, destacou.

_____continua depois da publicidade________

Jacques miari, emendou:

“2024 foi um ano desafiador. Dificuldades de exportação, bolsa, seca, valorização do café, etc. Mesmo diante de todo esse cenário, de altos e baixos, nós conseguimos atingir um faturamento recorde de 3 bilhões de reais. Estamos com recorde de comercialização de café na casa de 1 milhão e 800 mil sacas de café, mais de 300 mil sacas já exportadas e outras 100 mil aguardando no porto. Ou seja foi um ano sensacional e também de grande valorização do Grupo Cafeína, valorizando e destacando o trabalho das mulheres, sem dúvida um grande projeto da Cocatrel. Também estamos com o programa Conexão Cocatrel, em todas as nossas unidades, que visa aproximar a direção da Cocatrel de todos os cooperados. A Cocatrel enxergou que é preciso entender o que os cooperados sentem, transformar isso em projetos e também mostrar para eles tudo o que a Cocatrel está fazendo”, reforçou.

Sobre as perspectivas para 2025, o presidente da Cocatrel me mostrou confiante:

“2025 será um ano de consolidação, te pés no chão. Também será um ano muito desafiador. É fato que por conta da geada do passado e da seca e das altas temperaturas desse ano teremos algumas dificuldades. Já estamos fazendo todo o levantamento necessário para minimizar os efeitos e garantir melhores resultados para os nossos cooperados. Mas, Com certeza, será um ano de muita inovação e crescimento”, finalizou.

O evento reforçou a importância do fortalecimento das redes de apoio às mulheres. Com núcleos já estabelecidos em cidades como Nepomuceno, Ilicínea e Santana da Vargem. O Grupo Cafeína segue expandindo sua atuação e convidando mais cafeicultoras a integrarem essa rede transformadora. Para as interessadas em se juntar ao projeto cafeína, o contato pode ser feito pelo telefone 35 3266-8200.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Cocatrel.

GOSTOU DESTA REPORTAGEM?

Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.

Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.

Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.

Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.

Venha para a Família Conexão Três Pontas.

Conexão é jornalismo que faz diferença!

#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas

 

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO