O paranaense Mário Sérgio Cortella, 60 anos, é um dos mais respeitados e requisitados palestrantes do Brasil. Professor, filósofo e escritor, mestre e doutor em Educação, Cortella atrai sempre grandes públicos para suas conferências país afora, com abordagens sempre pertinentes acerca da evolução do ser, pessoal e profissionalmente. O especialista foi a principal atração do evento “Quinta Gerencial”, que aconteceu recentemente em Varginha, no Teatro Capitólio.
Na oportunidade, Cortella, uma das mais brilhantes mentes do Brasil, discípulo de Paulo Freire, falou ao Conexão Três Pontas com exclusividade:
“Nós vivemos hoje em dia num mundo de extrema velocidade é preciso cautela para não envelhecer. Num mundo de mudanças velozes a gente tem que proteger aquilo que é antigo e deixar para trás aquilo que é velho. Nem tudo que vem do passado tem que ser descartado e nem tudo tem que ser levado a diante. Mas é preciso atualizar a mente, reinventar os processos e ser capaz de lhe dar com o mundo digital, sem a ele se submeter como um senhor e sim como um meio fortíssimo para organizar a nossa vida. Por isso é necessário lembrar que mudar é complicado, mas acomodar-se é perecer.
Há uma grande diferença na vida entre sonho e delírio. O sonho é o desejo factível, aquele que pode ser realizado. Já o delírio não tem factibilidade, é só mera animação, sem base. Mas quando alguém tem um sonho e vai busca-lo a probabilidade de sucesso é muito alta. Probabilidade é diferente de certificação e neste sentido há algo que pode ser o contrário: acreditar que algo pode dar errado já configura a metade da derrota.
As pessoas precisam ter a capacidade, acima de tudo, de lembrar de três coisas: Na vida, para ter sucesso, é preciso de generosidade mental, coerência ética e humildade intelectual. Isto é: ensinar o que sabe, praticar o que ensina e perguntar aquilo que ignora.
A minha tarefa é passar toda a minha vida transbordando, repartindo aquilo que eu consigo capturar, aprender, inovar e repassar, renovar e minha obra é futuro. Essa é a atividade da docência. As pessoas que buscam sucesso precisam entender que o sucesso precisa ser decente. O lema de quem quer fazer sucesso é: não fazemos qualquer negócio”,pontuou.
Agora, todo esse conhecimento será publicado frequentemente no facebook do Conexão Três Pontas (www.facebook.com/conexaotrespontas), através de pensamentos e frases que servirão como direcionamento, estímulo e aprendizado para todas as pessoas, tanto na vida pessoal quanto profissional