A Cocatrel realizou no último dia 12 de dezembro, a partir das 19 horas, em sua belíssima cafeteria em Santana da Vargem, a décima sexta edição da premiação Melhores Cafés, desta vez escolhendo as melhores produções 2024/2025.
O evento foi bastante concorrido e prestigiado e também bastante emocionante.
Diferente de outros concursos tradicionais, essa premiação da Cocatrel destaca os melhores cafés produzidos por seus cooperados, sempre utilizando o processos rigorosos de seleção e de análise.
“Na Cocatrel o processo é 100% técnico e imparcial. Todas as amostras passam inicialmente por uma análise no laboratório, onde são avaliadas características como limpeza e doçura. Os cafés selecionados seguem para o Cocatrel Direct Tarde, onde são realizados mais dois testes, ambos codificados e às cegas”, explica a Cocatrel.
A primeira dessas avaliações, classifica os cafés entre especiais, finos e comerciais, com pontuações entre 82 e 85 pontos.
Já a segunda avaliação busca identificar os microlotes especiais com pontuação acima de 85 pontos, seguindo os critérios da Special Coffee Association of America.
“Os cafés com as maiores pontuações são premiados e ganham destaque em diversas frentes. Eles são exportados com valor agregado, vendidos nas cafeterias e lojas online da cooperativa e levam 25% da receita das vendas de volta aos produtores. Além disso, o programa incentiva a produção de cafés de excelência e fortalece a conexão entre produtores e consumidores finais”, ressalta.
_____continua depois da publicidade________
A Cocatrel premiou no último dia 12, produtores de várias regiões cafeeiras, reconhecendo a dedicação e o cuidado com que cada lote foi produzido.
São esses os vencedores:
_ Adilson Cornélio dos Reis, do Sítio Vista Alegre, especialidade Catucai, da cidade de Ilicínea.
_ Antônio Carlos Silva Bueno, do Sítio Grotão, especialidades Arara e Paraíso, também da cidade de Ilicínea.
_ Celésio Vitor Bueno, do Stio Urtiga, especialidade Arara, também da cidade de Ilicínea.
_ Danilo Mesquita Andrade, da Fazenda Zaroca, especialidade Aranãs, de Três Pontas.
_ Denilson Antônio Costa, da Fazenda Bela Vista, especialidade Arara, da cidade de Ilicínea.
_ Eduardo Carvalho de Lima, da Fazenda Furnas, especialidade Arara, da cidade de Ilicínea.
_ Fábio Araújo Reis, premiação em sua memória, da Fazenda Salto, especialidade Icatu Amarelo, da cidade de Carmo da Cachoeira.
_ Gilberto Augusto Basílio, da Fazenda Três Irmãs, especialidade Arara, da cidade de Três Pontas.
_ Hermann Marczewski, Fazenda HM, especialidade Mundo Novo, da cidade de Três Corações.
_ João Paulo França. do Sítio Córrego D’antas, especialidade Arara, da cidade de Ilicínea.
_ José Machado, do Sítio das Palmeiras, especialidade Arara, da cidade de Santo Antônio do Amparo.
_ José Maciel da Silva, do Sítio Bela Vista, especialidade Arara, da cidade de Ilicínea.
_ José Pedercini Horta, da Fazenda Taboão, especialidade Acaiá, da cidade de Três Pontas.
_ Josias Cardoso de Oliveira, do Sítio Urtiga, especialidade Arara, da cidade de Ilicínea.
_ Laurélio da Silva Ribeiro, Fazenda Santa Terezinha, especialidade Arara, da cidade de Monsenhor Paulo.
_ Leidiana Catarina Barbosa, Fazenda Alto do João Aleixo, especialidade Catucai, da cidade de Ilicínea.
_ Lucas Natanael Moreira, da Fazenda Estreito, especialidade Paraíso 2, da cidade de Ilicínea.
_ Marli Vilela de Rezende, da Fazenda Gordura, especialidade Arara, da cidade de Carmo da Cachoeira.
_ Paulo César de Souza, da Fazenda São Sebastião, especialidade Catucaí Amarelo, da cidade de Ilicínea.
_ Rafael Naves de Figueiredo, Fazenda das Areias, especialidade Catucaí, cidade de Ilicínea.
_ Regina Aparecida de Oliveira Melo Alves, Fazenda Mato Grosso, especialidade Arara, da cidade de Ilicínea.
_____continua depois da publicidade________
O Conexão Três Pontas esteve presente, registrou todo evento, destacando a sua relevância, e conversou com alguns premiados:
“É a nossa primeira vez, eu agradeço por estar aqui, agradeço essa premiação. Nos esforçamos muito em todo processo na lavoura e são poucas pessoas que sabem e que acompanham isso de perto. E ter esse reconhecimento é realmente muito bom. Pelo controle que a gente fez, eu sabia que tinha um excelente nível e que certamente merecia ser destacado. Eu realmente estou muito feliz e a responsabilidade aumenta para o próximo ano. Agora é comemorar e continuar trabalhando”, disse o produtor Antônio Marczewski, que atua ao lado do pai Hermann.
“Temos uma equipe muito grande e que realmente faz um trabalho muito bem feito, há muitos anos. E agora estamos com uma nova propriedade e novamente desenvolvimento um café especial. Já temos reconhecimento desse trabalho no Japão e também na Inglaterra, por exemplo. Então, felizmente, estamos sendo reconhecidos e na verdade sempre fomos reconhecidos. Esse é o quinto ano que eu ganho essa premiação da Cocatrel. Eu realmente fico muito feliz, principalmente por conta de tudo que a gente passou, é uma alegria muito grande dentro da nossa família. Respondendo sua segunda pergunta, o segredo para ter um café vencedor, premiado, reconhecido é ter uma boa colheita e cuidar principalmente da secagem desse café. Isso é o principal, somado a muito amor e dedicação”, disse o produtor Gilberto Basílio.
Para a Cocatrel, essa premiação é um momento especial de valorização do trabalho dos produtores e da qualidade do café da região.
“É um importante registro e reconhecimento de todas as histórias por trás dos melhores cafés da safra em questão”, finalizou.
Parabéns a Cocatrel e aos produtores premiados.
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
O Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas
Roger Campos