Esta semana, o Conexão Três Pontas rende suas homenagens póstumas a um grande empreendedor trespontano: Francisco José Duarte, popularmente conhecido como Chico Mineiro, recentemente falecido na Cidade de Campinas/SP.

Francisco José Duarte, devoto do Santo Padre Victor, é filho de Paulo Duarte da Penha (Paulo Bito) e Dona Neusa Bello Duarte, nascido em 28/04/1958 em Três Pontas. Tinha 05 irmaos (Kátia, P.C., Milú, Antonio Carlos e Fiinho) Era casado com Islene Campos Tiso Duarte, tinha 3 filhos (Michelle, Gustavo e Ricardo) e 1 neto (Paulo Emílio).

O ano era 1.977, quando o jovem e dinâmico empreendedor Francisco José Duarte, com sua visão arrojada e audaciosa, inaugurou, ao lado de Danilo Veloso Torres e Mário Jorge Loures, o primeiro e único trailer de sanduíche de Três Pontas, que localizava-se na Praça Matriz.

Após 02 anos, precisamente no dia 06/04/1979, Francisco José Duarte, já pensando em alçar novos vôos, abriu seu primeiro trailer, ao qual foi batizado de Chico Hamburguer, ficando conhecido, desde aquela época, como Chico do Trailer. Seu trailer era ponto de encontro da moçada jovem da Cidade, que se reuniam até altas horas da madrugada para saborearem os mais deliciosos sanduíches, que contava com o tempero inesquecível de sua saudosa mãe Dona Neuza, e com a ajuda de seus irmãos Antonio Carlos Duarte e Fiinho.

Nesta época, Francisco José Duarte, então com 21 anos de idade, já era conhecido como o “Homem das 3 Máquinas“, uma brincadeira feita pelo saudoso José Maria Buxa, que dizia que seu trailer de sanduíche era uma máquina de ganhar dinheiro, que sua esposa, Islene Campos Tiso Duarte, com quem casou-se em 1980 e sempre fora sua fiel companheira, seria uma máquina de mulher, e por fim, seu Opala Branco 250-S 6 Cilindros, seria sua terceira máquina.

Passados alguns anos, o movimento do Trailer Chico Hamburguer só aumentava, e Francisco José Duarte, ao invés de se acomodar, decidiu inovar. Em março de 1983, assume o comando da Adega Sô Veloso, transformando aquele restaurante em um dos mais frequentados e renomados de toda Região. Para tanto, contou com o apoio de seu irmão Paulo César (P.C.) que após ser convidado por Francisco para instituírem uma sociedade, veio de Alfenas para firmar uma parceira de sucesso naquele restaurante, que contava ainda, com a ajuda de sua Mãe Dona Neusa, que é quem, desde o começo, comandava a cozinha daquele restaurante.

Este restaurante foi, por vários e vários anos, ponto de encontro da sociedade trespontana, que saboreavam, ao lado de um Chopp Antarctica estupidamente gelado, vários pratos que até hoje são lembrados pelos seus frequentadores (arroz a piamontese, medalhão, etc.). Como não lembrar do movimento do Carnaval naquele restaurante? Como não lembrar das corridas e das apostas épicas durante a transmissão da Fórmula 1? Como não lembrar dos amigos que se reuniam no balcão daquele restaurante para um animado bate papo? Como não lembrar da Exposição e a tradicional barraca da Adega Sô Veloso?

Já sendo sucesso absoluto seu trailer de Sanduíches, e o crescente movimento da Adega Sô Veloso, Francisco José Duarte inaugura, no final de 1986, o Restaurante Mamma-Mia, adquirido após uma noite de negociações regadas a uísque com o Sr. José Eustáquio Diniz. Mais uma vez, teve o apoio incessante de sua esposa e de seus irmãos Paulo César e Antonio Carlos, que foram seus sócios neste novo empreendimento, um restaurante todo espelhado e com decoração do mais alto gabarito, que enchia os olhos de todos que por lá passavam e que frequentavam as inesquecíveis noites italianas em um happy hour de primeira qualidade.

Já estando com seu nome consolidado nas noites trespontanas, Francisco José Duarte dá mais um salto de sucesso e constrói, no ano de 1991, o majestoso Restaurante Chico Mineiro, trazendo para inauguração, o show do festejado cantor Cauby Peixoto naquele restaurante, que foi sinônimo de status e bom gosto, sendo ainda, com toda certeza, um dos restaurantes mais refinados e com a estrutura mais completa da Cidade, e que, por vários anos, foi palco de noites e eventos inesquecíveis.

A partir daí, deu inicio aos serviços de Buffet, começando com o próprio Buffet Chico Mineiro, que posteriormente foi inaugurado na Cidade de Pouso Alegre, onde realizou memoráveis festas de formatura. No ano de 2009, parte para o interior de São Paulo, e institui a sede do seu Buffet na Cidade de Paulínia, realizando eventos de grande porte e novas festas de formaturas. No ano de 2016, ao lado de sua esposa, filhos, neto e genro, dá-se inicio a sua nova e atual marca, Dom Duarte Buffet, que conta com sua sede na Cidade de Campinas/SP.

Francisco José Duarte tinha muita vida pela frente e muitos negócios vindouros a se concretizarem, mas infelizmente nos deixou no dia 17/05/2019, e por obra do destino, na noite desta fatalidade (na noite que ele tanto gostava e que tantos eventos realizou), ele fez uma degustação de sucesso em seu Buffet, realizando ao final, um delicioso aperitivo acompanhado de sua família e de uma cerveja gelada (como só ele sabia gelar). Com sua partida repentina, deixa saudade não só dos seus queridos familiares, pois tenho certeza que todos aqueles que, por uma ou por várias noites, tiveram o privilégio de estarem em algum evento comandado por ele, também sentirão eternas saudades de sua animação, do seu bom gosto e de seu entusiasmo!

Texto escrito por seu sobrinho Marcell Voltani Duarte

………………………………

“Os grandes nunca morrem. Deixam seus legados, marcas na história e nos corações daqueles que tiveram a honra e a felicidade de compartilhar momentos preciosos. Os grandes são anjos, escolhidos pelo Senhor, para dar mais luz e brilho ao céu, para olhar e proteger os seus entes queridos. Os grandes, como Chico Mineiro, são eternos em nossas lembranças. ‘Fizemos a última viagem…'” (Jornalista Roger Campos).

 

OFERECIMENTO

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *