Os servidores do INSS entraram em greve em praticamente todo Brasil. Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social decidiram pela paralisação na última terça-feira (7). Também participam da mobilização funcionários de postos e núcleos do Ministério da Saúde, além de locais de trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A paralisação ocorre em 16 estados, incluindo Minas Gerais. Os funcionários pedem um reajuste salarial de 27,5 % imediato, com aumento gradual durante os próximos quatro anos. Além do reajuste, querem melhorias nas condições de trabalho e no atendimento à população.
O Conexão Três Pontas esteve na agência do INSS em Três Pontas nesta quarta-feira (8) e foi informado que a partir desta quinta-feira (9), a unidade local também vai aderir a greve. Além da confirmação nos foi passada uma nota com as informações sobre os atendimentos. Veja a nota na íntegra:
“NOTA SOBRE A GREVE DOS SERVIDORES DO INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acerca da paralisação dos seus servidores em algumas unidades da Federação, informa:
1) Os segurados que possuam agendamento para atendimento em uma Agência da Previdência Social (APS) e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada. O reagendamento será realizado pela própria APS e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para a Central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento.
2) O INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, para se evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados.
3) A Central de Atendimento 135 está à disposição para prestar estas e outras informações e orientar os segurados.
4) O Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos.”
Reforçamos que outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 135.