O café, há muitas décadas movimenta a economia de Três Pontas e Varginha, respectivamente os maiores centros de produção e comercialização do “ouro verde” no Brasil. A região já contava com muitas possibilidades de experiências gastronômicas, científicas e sensoriais com o tema cafeeiro, porém atuando cada qual de forma isolada e sem integração dentro de uma rota turística, a qual terá o seu projeto apresentado no próximo dia 25, às 19h, no auditório do Sebrae Varginha.
A oferta é bastante diversificada, e vai desde fazendas produtivas tradicionais a gastronomia típica até centro de pesquisa e indústrias de referência no segmento. As cidades contam ainda com cooperativas, corretoras do café cru em grão até do produto industrializado, cafeterias diferenciadas, loja de cosméticos a base de café e até sobrevoos de lavouras.
Vislumbrando o potencial de mercado, a Muda de Ideia e a ADDtur se uniram desde o início do ano para mapearem, e agora ofertarão nacionalmente, os roteiros personalizados. “A Rota propõe uma integração entre Varginha e Três Pontas. Ambas as cidades possuem atrativos que se complementam em um contexto de imersão em café”, afirma Vinícius Amantéa, turismólogo da ADDtur.
A rota contempla experiências tanto apreciadores de café (coffee lovers), como também o público corporativo que já circula a negócios pelas cidades sulmineiras e que desejam aprofundar seus conhecimentos técnicos, ou mesmo, também somente entretenimento por meio de vivências.
“O modelo deste serviço turístico nasce a partir de nossa experiência com a laranja no Rio Grande do Sul, com o açaí no Pará e o café no eixo cafeeiro colombiano”, explica Diego Gazola, diretor da Muda de Ideia. A roteirização e as saídas serão programadas sempre sob demanda e com agendamento prévio, alinhado à disponibilidade dos parceiros selecionados pelos clientes dentro do portfólio de possibilidades oferecidas.
Durante a apresentação do projeto, as iniciativas que já integram a Rota apresentarão o que empreendem com o café, assim como abordará a forma como vislumbra o serviço de agenciamento contribuindo com sua rede de relacionamentos e possibilidades de novos negócios. Durante o mês de junho estão previstos grupos de testes para que em julho a Rota esteja divulgada nacionalmente, e esteja em plena operação junto ao mercado turístico.
Para o evento no dia 25 não é necessário a realização de inscrições prévias e todos que possam somar com críticas e sugestões ao projeto são muito bem vindos. O encontro acontecerá no auditório do Sebrae Varginha e o lançamento conta com o apoio da Doce Aroma Cafés Especiais, Coletivo Café e Have a Coffee.
Maiores informações pelo e-mail [email protected]
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)