Tag: Destaque

  • AS TRÊS FASES DO CICLO EXISTENCIAL por Juarez Alvarenga

    AS TRÊS FASES DO CICLO EXISTENCIAL por Juarez Alvarenga

    Os ciclos humanos são constituídos de variadas situações. Nascemos frágeis e somos jogados nas mãos de nossos pais. Indefesos e inocentes permanecemos até os doze anos. Nesta idade não temos consciência das dificuldades coisas. A magia contamina nosso universo. Familiares nos tiram da realidade e o mundo encantado fixa firme no picadeiro das ilusões.

    A segunda fase vai dos doze anos até os vinte cinco anos. As fantasias, nesta idade, são os ventos fortes que locomovem sem bússola nossos barcos. Turbulências não nascem do mundo, mas de nosso próprio intimo. Somos Napoleão enfrentando um exercito desarmado. Sentimos poderosos e achamos que podemos mudar a mecânica do universo. Começamos a agredir a sociedade e esta como padrasto retribui esta agressão na mesma proporção.

    Percebemos a existência pelo lado estético. Damos mais valor no enfeite do arco do que na sua potência. Descobrimos que a vida nos exige sacrifícios. Nossos caprichos só serão satisfeitos se tivermos o mérito e se formos realmente merecedores.

    O falso poder, nascido de nosso intimo, fabrica vitórias imagináveis. Enfrentamos o cosmo com emoção e tornamos reclusos de nossas próprias paixões. Contaminamos os dias com utopias e damos a impressão que agimos patentemente. É a fase da existência, onde as fantasias mais distanciam da realidade. Nosso interior emocional, é como uma caixa de abelha, que apesar de não ter horizonte, ainda fabrica mel dando doçura a nossa rotina.

    Somos nesta fase gigantes perante nosso narcisismo e pigmeus, para gerações mais avançadas. Destruímos a vida pratica e construímos horizontes inatingíveis. E este processo nos mergulha em catástrofes profissionais.

    E finalmente vem a terceira e ultima fase. Começamos a ser rústico com a vida e polido com nós mesmos. As filosofias existenciais nos impõe que a vida é quase um fato consumado. Nossos processos seqüenciais são abruptamente interrompidos. Neste desaquecimento caímos no comodismo rotineiro que nos aprisiona. Encurtamos nossos horizontes e aumentamos os instrumentos de suas conquistas. Damos a  impressão que a invasão da realidade destrói o lado encantado da existência.

    Nesta fase as tempestades nascem da vida e não de nossas mentes férteis. Mas, em compensação aprimoramos nossos barcos vivenciais. Aumentamos suas potencia e temos mais destreza, para enfrentar a profundidade e a intensidade de seus ventos. Plantamos sementes selecionadas e adubamos, pacientemente, que fará os frutos nasceram com menos imperfeições.

    Não temos agora a proteção de nossos pais. A vida penetra, sem barreiras e como boxeadores  nos batem com atrocidade e esta situação faz reter, em nossos coletes protetores construídos dentro da vida obra genuinamente nossa.

    Apequenar, analisar, decidir e destruir os problemas nos fará recuperar nosso maior patrimônio  que é a alegria de viver. Devemos sempre ser produtores de soluções, enquanto a existência for progenitora e generosa de problemas. Recuperar o seu encanto só será possível se trucidar os problemas com vontade, pois a cada nascer do sol, teremos uma nova oportunidade de fazer a vida jogar a nosso favor.

     

                                                  

    JUAREZ ALVARENGA

    ADVOGADO E ESCRITOR

    R: ANTONIO B. FIGUEIREDO, 29

    COQUEIRAL  MG

    CEP:37235 000

    FONE: 35 91643890

    E MAIL:[email protected]     

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook
  • PRISÃO REVOGADA: Ex-chefe da Guarda Municipal, Leonara Naves, é solta

    PRISÃO REVOGADA: Ex-chefe da Guarda Municipal, Leonara Naves, é solta

    A Ex-chefe da Guarda Civil Municipal de Três Pontas, Leonara Naves, foi solta na noite desta terça-feira (05). Ela estava presa preventivamente desde a noite do sábado (19 de maio), suspeita de envolvimento no incêndio na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente quando documentos importantes (suposta queima de arquivos da Prefeitura) foram incendiados. Também era acusada de dificultar as investigações que “explodiram” em Três Pontas através da Operação Trem Fantasma.

    De acordo com familiares com quem conversamos agora a noite, Leonara Naves é defendida pelos advogados Dr. Felipe Lobato e Dr. João Rafael Reis. Nos foi passado que ela teve a prisão revogada e continuará respondendo as acusações em liberdade. Ela deixou o Presídio de Três Pontas às 19 horas e foi para a casa de familiares.

    Conforme o advogado Dr. Dalton Braga, assim como os dois novos acusados de participação no esquema fraudulento de venda de peças para autos e combustíveis envolvendo a Prefeitura Municipal, que receberam medidas cautelares, o mesmo se deu agora também em relação a ex-chefe da GCM.

    Relembre o Caso

    A Polícia Civil de Três Pontas cumpriu um mandado de busca e apreensão numa residência na Rua Aziz Murad, no centro da cidade. Lá também foi dada voz de prisão contra a ex-chefe da Guarda Civil Municipal Leonara Naves.

    As suspeitas seriam de que os documentos queimados eram provas de irregularidades que estão sendo investigadas na Operação “Trem Fantasma” e que culminaram com a prisão temporária de cinco servidores públicos municipais, sendo que um acabou tendo a prisão revogada e os outros quatro tiveram o cárcere convertido em preventivo.

    Leonara Naves era uma das coordenadoras da GCM e trabalhava junto do então Secretário de Transportes e Obras, Gileno Marinho, que está preso preventivamente. Ela ficou conhecida por vencer um concurso nacional de beleza entre as guardas civis municipais de todo Brasil. Mais recentemente virou alvo da ira de muitos trespontanos por conta do que, alguns populares, chamaram de “indústria da multa” no trânsito da cidade.

    Polícia Civil cumpriu mandado de prisão na residência da ex-chefe da GCM.

    Os policiais encontraram a ex-GCM Leonara Naves em sua casa. Foram apreendidos três celulares e um notebook.

    A Operação “Trem Fantasma” foi iniciada há quatro meses. A partir da representação feita ao Ministério Público pelo vereador Roberto Donizetti Cardoso (PP) foram instalados procedimentos cíveis e criminais para dar início à apuração de eventuais fraudes na execução de contratos firmados para fornecimento de peças e combustíveis à Prefeitura local. A hipótese é que 12 veículos e máquinas pertencentes à frota do município “receberam peças e combustíveis”, mesmo estando em desuso. O suposto golpe teria sido aplicado em 2017 e também neste ano.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • ACIDENTE: Máquina agrícola cai sobre trabalhador em Três Pontas, helicóptero dos bombeiros o remove para Varginha.

    ACIDENTE: Máquina agrícola cai sobre trabalhador em Três Pontas, helicóptero dos bombeiros o remove para Varginha.

    Um homem que sofreu um acidente na zona rural de Três Pontas enquanto trabalhava em uma máquina agrícola que acabou tombando e caindo sobre ele precisou ser socorrido pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros de Varginha. De acordo com as primeiras informações ele sofreu fratura no tornozelo e lesão num dos braços.

    Nossa reportagem conversou com a jovem de nome Raíssa, sobrinha da vítima do acidente. Segundo ela, Jacy Saturnino, de 36 anos de idade, que é trabalhador rural, acabando sofrendo algumas lesões por conta do tombamento de uma máquina no início da tarde desta terça-feira (05), na Fazenda Pedra Branca, onde reside.

    Ainda conforme a sobrinha de Jacy, ele foi inicialmente socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e posteriormente levado ao Campo do TAC (Estádio Ítalo Tomagnini), onde uma aeronave do Novo Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais acabou pousando para fazer a remoção da vítima para um hospital na cidade de Varginha.

    Até o fechamento desta reportagem não havia sido divulgado boletim com o estado de saúde da vítima pelo Hospital. O SAMU nos relatou que a vítima havia chegado consciente ao Hospital Bom Pastor.

     

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • POLICIAL: Baterias de ônibus são furtadas na Secretaria Municipal de Educação de Três Pontas

    POLICIAL: Baterias de ônibus são furtadas na Secretaria Municipal de Educação de Três Pontas

    A Polícia Militar de Três Pontas foi acionada na manhã desta terça-feira (05) por servidores da Secretaria Municipal de Educação que relataram o furto de baterias de ônibus escolares.

    De acordo com as primeiras informações, a suspeita é de que os furtos tenham ocorrido no final de semana, durante os últimos dias de paralisação dos caminhoneiros e também em decorrência do feriado prolongado de Corpus Christi. A Polícia Militar compareceu e registrou o Boletim de Ocorrência.

    Foram furtadas duas baterias de ônibus.

    A Secretária Municipal de Educação Roseanne Funchal disse ao Conexão lamentar profundamente o ocorrido e espera que o caso seja esclarecido. Ainda segundo ela, ainda não há circuito de câmeras de seguranças que estariam em fase de licitação.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • CRIMINOSO: Diretor do presídio de Três Pontas tem carro incendiado

    CRIMINOSO: Diretor do presídio de Três Pontas tem carro incendiado

    Durante a madrugada desta terça-feira (5), o carro de um agente penitenciário foi queimado em Três Pontas. O veículo estava estacionado na Rua Rio de Janeiro, no bairro Padre Victor, quando o dono viu pessoas cometendo o crime. Os suspeitos fugiram e o fogo foi controlado pelo próprio agente, com a ajuda da família e vizinhos. O caminhão pipa da Prefeitura também foi acionado para fazer o rescaldo.
    A Polícia Militar foi chamada e o fato registrado. A investigação ficará a cargo da Polícia Civil e as suspeitas são de que o caso tenha ligação com a onda de incêndios contra veículos, principalmente ônibus, em todo sul de Minas. A perícia também esteve no local. Com os novos crimes, chega a 13 o número de cidades com ataques a ônibus, carros e imóveis entre a noite de domingo (3) e a noite desta segunda-feira (4) no Sul de Minas.
    ____________

    Confira as cidades atingidas:

    • Alfenas – 3 ônibus queimados
    • Brazópolis – tiros contra delegacia e viatura da polícia
    • Cruzília – Tiros contra a delegacia
    • Guaxupé – 6 ônibus queimados na garagem de empresa
    • Itajubá – 2 ônibus queimados e 1 tentativa em outro ônibus
    • Machado – 1 ônibus queimado
    • Monte Santo de Minas – 2 ônibus queimados na garagem da prefeitura
    • Passos – 3 ônibus, 1 viatura da polícia e uma caminhonete queimados. Tiros contra o presídio e bases da polícia. Pedra com fogo na Câmara Municipal
    • Poços de Caldas – Galpões de empresa e 2 ônibus queimados
    • Pouso Alegre – 3 ônibus queimados
    • Três Corações – Tentativa de queimar um ônibus
    • Três Pontas – Fogo no carro de agente penitenciário
    • Varginha – 1 viatura do Sistema Prisional e 1 ônibus queimados

    Até o momento, foram 29 veículos atacados, sendo 25 ônibus. Além disso, seis imóveis foram alvos de criminosos em três cidades. Desde domingo, 29 pessoas foram detidas, entre adultos e adolescentes.

     
    Fonte G1 Sul de Minas

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • Sul de MG tem novos ataques em 6 cidades; ônibus, carros e viatura são queimados.

    Sul de MG tem novos ataques em 6 cidades; ônibus, carros e viatura são queimados.

    A noite de segunda-feira (4) foi de novos ataques em pelo menos seis cidades do Sul de Minas. Ao todo, até as 11h desta terça, havia confirmados oito veículos incendiados, entre ônibus do transporte coletivo, viaturas e carros em Passos, Machado, Itajubá, Alfenas, Varginha e Três Pontas. Segundo as polícias Militar e Civil, 17 pessoas foram detidas só nesta noite suspeitas de relação com os incêndios. Desde domingo, já são 29 presos pelos ataques. Não há feridos.

    Foram alvos dos incêndios na noite desta segunda cinco ônibus de transporte coletivo em Passos, Machado, Itajubá e Alfenas. Além dos ônibus, criminosos atearam fogo em uma viatura do Sistema Prisional de Varginha, em uma caminhonete a serviço da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) em Passos e no carro particular de um agente penitenciário em Três Pontas.

    Os ataques a carros e locais públicos em todo o estado começaram na noite de domingo (3) e, até esta manhã, já somavam mais de 40 veículos incendiados e vandalizados em todo o território estadual. No Sul de Minas, desde domingo até esta terça, 12 cidades foram alvo dos criminosos e pelo menos 29 veículos foram queimados. A polícia apura se a ordem dos atentados partiu de presos que são integrantes de facções criminosas.

    Ocorrências por cidade

    Passos foi a cidade com mais ataques durante a noite. O primeiro crime, às 19h45, foi do incêndio da caminhonete que presta serviços para a Cemig. Segundo a polícia, o veículo era usado para restabelecer a energia elétrica na Rua das Amoras, onde um ônibus havia sido queimado durante a tarde.

    Por volta das 22h, criminosos atearam fogo em um ônibus que fazia o transporte de funcionários de um frigorífico no bairro Coimbras. Três passageiros e o motorista foram retirados do veículo por homens armados. O ônibus ficou completamente destruído pelas chamas.

    Com os novos casos, Passos é a cidade da região com mais crimes relacionados. Desde a noite de domingo (3), quando a onda de ataques a ônibus e carros começou, já foram queimados três ônibus, uma caminhonete e uma viatura da Polícia Militar. Também houve tiros contra um departamento desativado da PM e ataque contra a Câmara Municipal.

    Em Machado, o ataque foi a um ônibus que passava pelo último ponto de serviço no bairro Vila Formosa. Dois homens invadiram o veículo e obrigaram a saída do motorista e passageiros. Após jogarem gasolina, os suspeitos atearam fogo. Não houve feridos.

    Na cidade de Itajubá, foram dois ônibus queimados. O primeiro, por volta das 20h, foi parado por homens armados no bairro Canaã. Mais tarde, por volta das 22h, criminosos agiram da mesma forma do primeiro crime – abordaram um ônibus e obrigaram a saída dos passageiros. Os dois veículos foram destruídos e não houve feridos.

    Em Alfenas, homens armados entraram em um ônibus por volta das 21h30 e obrigaram a saída de motorista e passageiros. As vítimas correram enquanto o grupo quebrava os vidros do veículo e ateava fogo. Os bombeiros foram chamados e conseguiram controlar as chamas.

    O ataque a uma viatura do Sistema Prisional em Varginha foi por volta das 22h30, na Avenida Plínio Salgado. O carro estava em uma oficina mecânica. Crimonosos pularam o muro e atearam fogo no veículo.

    Já durante a madrugada desta terça-feira (5), o carro de um agente penitenciário foi queimado em Três Pontas. O veículo estava estacionado na Rua Rio de Janeiro, quando o dono viu pessoas cometendo o crime. Os suspeitos fugiram e o fogo foi controlado pelo próprio agente, com a ajuda da família.

    Presos

    Ainda durante a noite desta segunda, a polícia conseguiu prender envolvidos com os ataques a ônibus em Machado e Itajubá. Em Machado, foram dois homens presos e um menor apreendido. E em Itajubá, três adolescentes foram levados à delegacia.

    Em Varginha, foram dois homens presos e cinco menores apreendidos por participação no incêndio da viatura do Sistema Prisional. As imagens das câmeras de segurança identificaram um menor de idade e, a partir dele, a polícia chegou aos outros envolvidos.

    Também houve prisões em São Sebastião do Paraíso. Na cidade, quatro homens foram presos suspeitos de planejar um ataque. Eles estavam um duas motos, próximos à prefeitura, e foram abordados pela polícia. Com eles, foram encontrados luvas, um celular, uma garrafa com dois litros de gasolina. Porém, eles foram ouvidos na delegacia e liberados.

    Ataques no Sul de Minas

    Com os novos crimes, chega a 13 o número de cidades com ataques a ônibus, carros e imóveis entre a noite de domingo (3) e a noite desta segunda-feira (4) no Sul de Minas.

    Confira as cidades atingidas:

    • Alfenas – 3 ônibus queimados
    • Brazópolis – tiros contra delegacia e viatura da polícia
    • Cruzília – Tiros contra a delegacia
    • Guaxupé – 6 ônibus queimados na garagem de empresa
    • Itajubá – 2 ônibus queimados e 1 tentativa em outro ônibus
    • Machado – 1 ônibus queimado
    • Monte Santo de Minas – 2 ônibus queimados na garagem da prefeitura
    • Passos – 3 ônibus, 1 viatura da polícia e uma caminhonete queimados. Tiros contra o presídio e bases da polícia. Pedra com fogo na Câmara Municipal
    • Poços de Caldas – Galpões de empresa e 2 ônibus queimados
    • Pouso Alegre – 3 ônibus queimados
    • Três Corações – Tentativa de queimar um ônibus
    • Três Pontas – Fogo no carro de agente penitenciário
    • Varginha – 1 viatura do Sistema Prisional e 1 ônibus queimados

    Até o momento, foram 29 veículos atacados, sendo 25 ônibus. Além disso, seis imóveis foram alvos de criminosos em três cidades. Desde domingo, 29 pessoas foram detidas, entre adultos e adolescentes.

     
    Fonte G1 Sul de Minas

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • AO VIVO: MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA SETE ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO TREM FANTASMA.

    AO VIVO: MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA SETE ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO TREM FANTASMA.

    PROMOTORES REVELAM QUE OUTRAS PESSOAS CONTINUAM SENDO INVESTIGADAS E NÃO DESCARTAM PARTICIPAÇÃO DE OUTRAS SECRETARIAS E ATÉ OUTRAS PREFEITURAS.

    O Ministério Público concedeu entrevista coletiva ao vivo na tarde desta segunda-feira (04) a partir das 14 horas. Respondendo perguntas dos jornalistas, os promotores Dr. Igor Serrano (Responsável pelo Gaeco), Dra. Ana Gabriela e Dr. Arthur Foster elencaram uma série de fatores que motivaram a denúncia contra sete pessoas. Apesar de não revelarem os nomes dos outros dois envolvidos, adiantaram que um é empresário e o outro também é servidor da Prefeitura Municipal.

    Questionados pelo Conexão, os promotores disseram que o “esquema fraudulento” pode envolver outras prefeituras, como a de Santana da Vargem. “Nós não descartamos essa possibilidade e estamos investigando esse tema, inclusive a possível participação de outras secretarias”, pontuou Dra. Ana Gabriela.

    O MP denunciou criminalmente sete pessoas pela prática de 24 crimes na Operação Trem Fantasma. A operação investiga fraudes em contratos para compra de peças e combustíveis na Prefeitura Municipal. A denúncia feita pelo MP, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), é baseada na prática de organização criminosa, embaraço às investigações, peculato, fraude em licitação e fraude na execução de contrato, entre outros.

    Em maio, dois secretários municipais e três funcionários da Prefeitura de Três Pontas foram presos preventivamente. Dias depois, uma das coordenadoras da Guarda Civil Municipal também foi presa, suspeita de atrapalhar as investigações de um incêndio que atingiu a sede da Secretaria de Meio Ambiente. A polícia acredita que o incêndio tenha sido criminoso.

    A OPERAÇÃO

    A Operação “Trem Fantasma” foi iniciada há quatro meses. A partir da representação feita ao Ministério Público pelo vereador Roberto Donizetti Cardoso (PP) foram instalados procedimentos cíveis e criminais para dar início à apuração de eventuais fraudes na execução de contratos firmados para fornecimento de peças e combustíveis à Prefeitura local. A hipótese é que 12 veículos e máquinas pertencentes à frota do município “receberam peças e combustíveis”, mesmo estando em desuso. O suposto golpe teria sido aplicado em 2017 e também neste ano.

    AS INVESTIGAÇÕES

    No dia 15 de maio a Operação apreendeu computadores, documentos, celulares, quatro armas de fogo e munições e decretou a prisão temporária dos cinco investigados. Participaram da ação 37 policiais militares, oito promotores de Justiça, sete servidores do Ministério Público, 12 fiscais da Receita Estadual e um policial civil. A ação do MPMG aconteceu através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo Varginha, em conjunto com a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Três Pontas.

    Dois dias depois os cinco servidores da Prefeitura de Três Pontas investigados foram ouvidos pelo Ministério Público da comarca local. Advogados, parentes, amigos, curiosos, imprensa, apoiadores e opositores à atual Administração se aglomeraram em frente à sede da Promotoria, no Centro da cidade, aguardando a chegada dos secretários José Gileno Marinho (Transportes e Obras) e Roberto Barros de Andrade (Fazenda). Também foram conduzidos para a oitiva os servidores públicos municipais Francisco Henrique de Araújo (chefe da Divisão Mat.Pat.Serv.Gerais) e Nicésio Campos Silva (chefe da Divisão de Tesouraria), além de Ralph Duarte Funchal que ocupa o cargo comissionado de chefe da Divisão de Apoio Administrativo.

    Após prestarem os depoimentos, os investigados foram reconduzidos ao Presídio de Três Pontas onde cumprem prisão temporária desde terça-feira (15). No sábado (19) venceria o prazo legal da Prisão Temporária. Mas foi prorrogada por mais cinco dias, com exceção de Francisco Henrique, agora liberado. Também nesta sexta-feira (18), o então Prefeito Dr. Luiz Roberto Dias (que renunciou ao cargo dias atrás), segundo informações da Prefeitura Municipal, exonerou os cinco investigados. Sobre a prisão da coordenadora da Guarda Municipal a Prefeitura disse que não iria se manifestar.

    A Polícia Civil de Três Pontas cumpriu um mandado de busca e apreensão numa residência na Rua Aziz Murad, no centro da cidade. Lá também foi dada voz de prisão contra a Guarda Civil Municipal Leonara Naves. A acusação contra ela é de que estaria dificultando as investigações e teria envolvimento com o incêndio na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As suspeitas seriam de que os documentos queimados eram provas de irregularidades que estão sendo investigadas na Operação “Trem Fantasma”.

    Todos os investigados tiveram a prisão temporária revertida em preventiva e, caso seus advogados de defesa não consigam impetrar, ter aceitos os pedidos de Habeas Corpus, continuarão presos até o julgamento.
    Veja o vídeo da entrevista coletiva desta segunda-feira (04):

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • Sete pessoas são denunciadas pelo Ministério Público na Operação Trem Fantasma em Três Pontas

    Sete pessoas são denunciadas pelo Ministério Público na Operação Trem Fantasma em Três Pontas

    O Ministério Público denunciou criminalmente sete pessoas pela prática de 24 crimes na Operação Trem Fantasma, em Três Pontas. A operação investiga fraudes em contratos para compra de peças e combustíveis na Prefeitura Municipal.

    A denúncia feita pelo MP, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), é baseada na prática de 24 crimes. Entre eles, organização criminosa, embaraço às investigações, peculato, fraude em licitação e fraude na execução de contrato.

    Em maio, dois secretários municipais e três funcionários da Prefeitura de Três Pontas foram presos preventivamente. Dias depois, uma das coordenadoras da Guarda Civil Municipal também foi presa, suspeita de atrapalhar as investigações de um incêndio que atingiu a sede da Secretaria de Meio Ambiente. A polícia acredita que o incêndio tenha sido criminoso.

    Operação Trem Fantasma

    A operação apura fraudes em contratos para compra de peças e combustíveis na prefeitura. O Ministério Público começou a investigar o caso há quase cinco meses depois da denúncia de um vereador. As condições dos veículos e máquinas que receberiam as peças e combustíveis compradas pelo município chamaram a atenção da Promotoria.

    As investigações apontaram que mesmo veículos fora de uso recebiam formalmente peças e combustíveis em 2017 e 2018. Segundo o Ministério Público, foram identificadas alterações de dados no sistema. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão temporária.

     
     Fonte G1 Sul de Minas

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • ATAQUES A ÔNIBUS: Pelo menos 9 cidades no Sul de Minas relataram incêndios

    ATAQUES A ÔNIBUS: Pelo menos 9 cidades no Sul de Minas relataram incêndios

    Chega a pelo menos nove o número de cidades que registraram ataques a ônibus urbanos na noite deste domingo (3) no Sul de Minas. Segundo informações da Polícia Militar, veículos do transporte coletivo foram incendiados em Pouso Alegre, Monte Santo de Minas, Alfenas, Guaxupé, Passos, Varginha, Poços de Caldas, Itajubá e Três Corações. Pelo menos 18 veículos foram incendiados nessas cidades. Em Cruzília e Brazópolis, criminosos dispararam tiros contra uma delegacia e uma viatura da polícia. Nove pessoas foram detidas em quatro cidades, entre adultos e adolescentes.

    A primeira tentativa foi registrada em Itajubá no fim da tarde. Lá, segundo a Polícia Militar, a suspeita é que três homens entraram no coletivo, no bairro Novo Horizonte e jogaram álcool etílico no ônibus. A tentativa foi frustrada e os três homens fugiram.

    O segundo registro foi em Pouso Alegre (MG). Dois homens teriam abordado o ônibus, pediram para os passageiros saírem do coletivo e colocaram fogo em uma poltrona. Depois disso eles fugiram. O fogo foi controlado com um balde d´água.

    Por volta de 19h30, dois homens entraram na garagem da Prefeitura de Monte Santo de Minas (MG). Segundo a PM, pelo que os vigilantes conseguiram ver, eram dois homens encapuzados. Eles estavam com garrafas de álcool etílico e colocaram fogo em dois ônibus escolares que estavam no local. O princípio de incêndio foi controlado pelos funcionários e os dois ônibus tiveram apenas alguns danos.

    Ainda no início da noite, novos ataques aconteceram em Alfenas (MG). Lá, os criminosos conseguiram incendiar dois ônibus. O primeiro deles no bairro Jardim São Carlos. Cerca de uma hora depois, um segundo ônibus foi incendiado no bairro Jardim Alvorada.

    Em Guaxupé (MG), a garagem da empresa de transporte coletivo da cidade foi alvo dos criminosos. Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, pelo menos seis ônibus foram queimados. Outros cinco estavam no local, mas foram retirados do estacionamento, depois que um cadeado foi arrombado. Os bombeiros já controlaram as chamas, mas continuam no local para fazer o rescaldo do incêndio.

    Em Passos (MG) os homens também atearam fogo em um ônibus da empresa que faz o transporte coletivo. Segundo as informações iniciais do Corpo de Bombeiros da cidade, o incêndio foi no bairro Cohab V e também foi criminoso.

    Por volta de 21h30, mais um ônibus foi atacado, desta vez em Varginha (MG). O incêndio foi no bairro Carvalhos, os bombeiros já conseguiram controlar o fogo, mas o coletivo ficou destruído.

    Em Três Corações (MG), por volta de 21h50, houve uma tentativa de incêndio a um ônibus no bairro Nova Três Corações. Segundo a Polícia Militar, três pessoas entraram no veículo, renderam o motorista e o cobrador e tentaram atear fogo, sem sucesso.

    Já em Cruzília, por volta de 22h30, criminosos deram tiros na delegacia. Não havia ninguém no prédio, que fica no Centro. Os tiros danificaram vidros. Eles teriam sido disparados por dois homens em uma motocicleta.

    Em Poços de Caldas, os ataques começaram por volta das 23h. O primeiro ponto atingido foi um galpão de reciclagem no bairro Vila Togni, em um incêndio de grande proporção. Depois, dois ônibus foram incendiados nos bairros Jardim Kennedy e Bairro São José. Ninguém ficou ferido.

     
    Fonte G1 Sul de Minas

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • EVENTO SEM AUTORIZAÇÃO TERMINA COM CONFUSÃO ENTRE POPULARES E PM EM TRÊS PONTAS.

    EVENTO SEM AUTORIZAÇÃO TERMINA COM CONFUSÃO ENTRE POPULARES E PM EM TRÊS PONTAS.

    Polícia Militar pede reforço policial com bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha.

    A Polícia Militar de Três Pontas foi acionada na madrugada deste domingo (03) e fez o patrulhamento após receber denúncias de uma festa com som alto e de que jovens estariam fazendo uso de bebidas alcoólicas e drogas na região do bairro Santana, em Três Pontas.
     
    Ao chegar no local, os policiais teriam sido recebidos por pedras e garrafas de vidro. A PM teve que usar bombas de gás lacrimogênio para acalmar os ânimos. Dois suspeitos foram detidos após xingarem os policiais. A Polícia Militar apurou que o evento foi organizado pelas redes sociais e não foi comunicado às autoridades competentes.
     
    Cerca de 400 pessoas se aglomeraram no local. A Polícia Civil vai investigar o caso.
     
    Fonte TV Alterosa Sul de Minas

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • AGORA: Fila para abastecer a perder de vista na Rua Nossa Senhora d’Ajuda em Três Pontas

    AGORA: Fila para abastecer a perder de vista na Rua Nossa Senhora d’Ajuda em Três Pontas

    Os trespontanos, assim como todos os brasileiros, têm enfrentado filas enormes em busca de abastecimento de combustível. A paralisação dos caminhoneiros que durou 10 dias fez com que combustíveis e gás de cozinha, além de produtos de consumo, sumissem das revendas e das prateleiras. Após o Governo Federal anunciar a aceitação de algumas solicitações dos caminhoneiros as estradas começaram a ser desbloqueadas. Mas rumores de uma nova paralisação a partir da próxima segunda-feira (04) continua causando insegurança e a corrida aos postos de combustíveis. Nossa reportagem flagrou uma fila assustadora numa das principais vias de acesso da cidade.

    É na Rua Nossa Senhora d’Ajuda que a fila imensa de carros e motos se formou agora no fim da manhã. Um caminhão tanque está neste momento abastecendo um posto localizado na mesma rua, próximo ao Fórum Dr. Carvalho de Mendonça. Bastou o caminhão com milhares de litros de combustível chegar na cidade pra ser seguido por motoristas. O resultado, até o fechamento desta reportagem, é uma fila que ultrapassa o Moacyr Supermercado.

    Sempre que há a informação de chegada de combustíveis em três Pontas os motoristas têm perdido duas ou até três horas nas filas para conseguir abastecer seus veículos. Por recomendação do Procon de Três Pontas apenas 100 reais de gasolina foram autorizados por automóvel. Já para as motos são 30 reais. E, segundo o proprietário de um posto da cidade, não é permitida a venda de combustível em galões.

    Na noite desta quinta-feira (31) uma grande fila se formou na Avenida Ipiranga. A demora não tirou o bom humor de alguns condutores. “Estou aqui há quase duas horas e não tenho outra saída, preciso trabalhar e dependo do carro. Apoio os caminhoneiros, mas chegou no meu limite, tenho que abastecer”, disse Antônio Carlos dos Santos, que é vendedor.

    Assim que o combustível se esgotou nesse posto da Avenida Ipiranga um caminhão tanque começou a abastecer outro na Perete. De novo fila gigante, demora e preocupação para garantir os litros permitidos.

    Hoje, de acordo com apuração do Conexão, mais 4 caminhões tanque deverão chegar na cidade para abastecer alguns postos. O valor médio que está sendo cobrado é de R$5,00.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

  • BEBÊ É ENCONTRADO DENTRO DE MOCHILA EM TRÊS PONTAS.

    BEBÊ É ENCONTRADO DENTRO DE MOCHILA EM TRÊS PONTAS.

    UMA SENHORA OUVIU O CHORO E SE SURPREENDEU AO VER QUE ERA UMA CRIANÇA.

    MÃE PODERÁ SER PROCESSADA POR ABANDONO.

    Por volta das sete horas da manhã desta sexta-feira (01) uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) recebeu um chamado. Um bebê havia sido encontrado dentro de uma mochila em Três Pontas.

    Uma senhora encontrou nas proximidades de sua casa, na altura do número 139 da Rua Tupiniquins, no Bairro Vila Marilena, a mochila e acionou a Polícia Militar.

    O bebê, com poucas horas de nascido,, foi encaminhado para a Maternidade Nossa Senhora de Fátima em anexo ao Pronto Atendimento Municipal.

    De acordo com profissionais do local, o recém nascido é um menino e está bem, fora de perigo, sendo cuidado no berçário.

    A Polícia Militar registrou a ocorrência. O caso será investigado.

    ABANDONAR RECÉM-NASCIDO É CRIME

    O delito de exposição ou abandono de recém-nascido está previsto no artigo 134 do Código Penal, que descreve como conduta criminosa o ato de desamparar ou expor o bebê a perigo, com intuito de esconder desonra ocorrida pelo ato de concepção. Ex: Mãe ou pai que abandonam bebê fruto de adultério.

    A pena prevista é de detenção, de 1 a 3 anos. Caso resulte em morte, a pena aumenta para 2 a 6 anos. Para a configuração do crime, é indispensável que a atitude tenha sido motivada pelo objetivo de esconder ato que causou desonra.

    O referido crime é muito parecido com o crime de abandono de incapaz, descrito no artigo 133 do mesmo Código, que também tem a finalidade de dar segurança à integridade física de todos os incapazes, incluindo os recém-nascidos.  Todavia, para que esse crime se configure, não há necessidade de intenção especifica, basta que ocorra o abandono.

    Código Penal – Decreto-Lei nº  2.848, de 7 de dezembro de 1940

    Exposição ou abandono de recém-nascido

    Art. 134 – Expor ou abandonar recém-nascido, para ocultar desonra própria:

    Pena – detenção, de seis meses a dois anos.

    § 1º – Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave:

    Pena – detenção, de um a três anos.

    § 2º – Se resulta a morte:

    Pena – detenção, de dois a seis anos.

    Abandono de incapaz 

    Art. 133 – Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono:

    Pena – detenção, de seis meses a três anos.

    § 1º – Se do abandono resulta lesão corporal de natureza grave:

    Pena – reclusão, de um a cinco anos.

    § 2º – Se resulta a morte:

    Pena – reclusão, de quatro a doze anos.

    Aumento de pena

    § 3º – As penas cominadas neste artigo aumentam-se de um terço:

    I – se o abandono ocorre em lugar ermo;

    II – se o agente é ascendente ou descendente, cônjuge, irmão, tutor ou curador da vítima.

    III – se a vítima é maior de 60 (sessenta) anos (Incluído pela Lei nº 10.741, de 2003)

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808