Tag: Três Pontas

  • Homenagens e Projetos Aprovados marcam Reunião da Câmara em Três Pontas

    Homenagens e Projetos Aprovados marcam Reunião da Câmara em Três Pontas

    A Câmara Municipal de Três Pontas viveu nesta segunda-feira (06) uma de suas noites especiais. “Hoje temos a imensa alegria de tornar público o reconhecimento do Poder Legislativo à trajetória de mais um grupo de cidadãos que se destacaram nas mais diferentes áreas, seja na saúde, cooperativismo, administração pública, segurança e no devotamento e engajamento pessoal às causas sociais e religiosas”, disse o Presidente Maycon Douglas Machado. Além das homenagens importantes projetos também foram aprovados.

    Homenageados da Noite

    _ A Diretoria da COCATREL, neste ato representando o Presidente, Sr. Marco Valério Brito Araújo, conforme delegação comunicada por ofício:

     

    A Câmara Municipal de Três Pontas, por deliberação unânime da Moção de Aplausos e Congratulações nº 001, de 15 de julho de 2021, proposta pelo vereador Luciano Reis Diniz, manifesta publicamente seus aplausos e congratulações à COOPERATIVA DOS CAFEICULTORES DA ZONA DE TRÊS PONTAS LTDA – COCATREL, em reconhecimento aos 60 anos de fundação e relevantes serviços prestados em prol da cafeicultura do Município e região baseados nos princípios do cooperativismo, pautando todas as suas ações no irrestrito respeito à ética e à realização de boas práticas focadas na sustentabilidade socioambiental, hoje consolidada como uma organização que desfruta de solidez e credibilidade e que tem sua imagem relacionada a um alto padrão de qualidade de seus produtos e serviços.

    _ Sra. TATIANE VIEIRA DE PAULA, Enfermeira Coordenadora da UTI da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas:

    A Câmara Municipal de Três Pontas, por deliberação unânime da Moção de Aplausos e Congratulações nº 002, de 10 de setembro de 2021, acolhendo a proposta do vereador Francisco Fabiano Diniz Júnior – “Professor Popó”, manifesta publicamente seus aplausos, reconhecimento e congratulações à enfermeira TATIANE VIEIRA DE PAULA na qualidade de Coordenadora da UTI da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas, neste ato representando toda a equipe médica, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, auxiliares e técnicos de enfermagem e de laboratório, técnicos em radiologia, auxiliares de limpeza, Higienização e Manutenção, Cozinheiras, Assistentes Sociais, Motoristas, Atendentes e demais Funcionários da Santa Casa, em face da necessidade do reconhecimento da importância destes profissionais, que com esforço e união de todos, têm atendido com precisão as demandas que necessitam a saúde pública e dignificado nossa sociedade, neste momento tão difícil de enfrentamento do COVID-19.

    _ Sra. LEIDE DAIANE CONDE LEMOS – idealizadora e coordenadora da oração do Santo Terço Mariano online:

    Acolhendo de forma unânime a proposta do Presidente, vereador Maycon Douglas Vitor Machado, a Câmara Municipal de Três Pontas externa os aplausos, reconhecimento e congratulações à senhora LEIDE DAIANE CONDE LEMOS pela iniciativa e coordenação da oração do Santo Terço Mariano on line que, abraçando uma missão nova no formato que Deus permitiu para o tempo presente, tem cativado a tantas pessoas com sua simplicidade e espiritualidade, tornando destes preciosos momentos um encontro oracional pessoal e comunitário surpreendente e transformador, levando as pessoas a um encontro pessoal e mais íntimo com Deus. Destaca-se ainda, a realização dos encontros presenciais da Família do Terço no Parque Municipal Vale do Sol movimento intitulado “Desperta Tu que Dormes”, reunindo dezenas de pessoas em torno da oração, fortalecendo a espiritualidade dos participantes.

    _ O 2º Tenente da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, SR. UBIRATAN CUSTODIO PEREIRA:

    A Câmara Municipal de Três Pontas, por deliberação unânime de seus membros, acolhendo a proposta da vereadora Maria Selena Silva, manifesta publicamente seus aplausos, reconhecimento e congratulações ao senhor 2º TENENTE PM UBIRATAN CUSTODIO PEREIRA pelo exemplo de dedicação e seriedade impressos no testemunho de sua vida pessoal, profissional e religiosa, sempre compromissado com o bem estar social e espiritual das pessoas, motivando-as e tornando-as capazes de exercerem plenamente seu direito à cidadania, através da construção de valores individuais e coletivos.

    _ O Sr. MICHEL RENAM SIMÃO CASTRO – Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas:

    A Câmara Municipal de Três Pontas, Estado de Minas Gerais, por deliberação de seus membros, acolhendo a proposta dos vereadores Francisco Fabiano Diniz Júnior – “Professor Popó” e Maycon Douglas Vitor Machado, nesta noite festiva, manifesta publicamente seus aplausos, reconhecimento e congratulações ao senhor MICHEL RENAM SIMÃO CASTRO por sua atuação zelosa, eficiente e transparente como Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas, reconhecendo as inúmeras realizações ocorridas durante sua gestão, proporcionando que a Santa Casa de Três Pontas se destaque pela oferta de um atendimento de qualidade, a exemplo da construção do centro de hemodiálise, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento de nosso Município com consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas.

    A Razão das Homenagens

    “Ao iniciar seu mandato, em primeiro de janeiro de 2021, os vereadores que compõe a 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Três Pontas, tomaram por objetivo não somente cumprir com seus deveres legais e constitucionais no que diz respeito à elaboração das leis de interesse do Município, à fiscalização da conduta político-administrativa dos agentes públicos, ao cumprimento da função julgadora e de assessoramento ao Executivo Municipal, assim como à administração de seus serviços internos.

    Nossos representantes legais também se mostram preocupados e atentos quanto à tomada de iniciativas que visem homenagear pessoas que se destacam na comunidade por seus serviços ou méritos.

    Torna-se uma alegria e um dever para nós, Vereadores, a síntese do pensamento e do sentimento do povo trespontano, reconhecer em cada um dos agraciados desta noite um cidadão exemplar que revela um alto grau de devoção às causas pessoais e às de nossa comunidade”, disse o Presidente Maycon Machado.

    ___________________________continua depois da publicidade____________________________

    PROJETOS VOTADOS E APROVADOS

    ORDEM DO DIA
    (disposta nos termos do art. 113 do Regimento Interno)

    1º ITEM – PROJETO DE LEI Nº 231, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2021 – CARÁTER DE URGÊNCIA
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Altera a Lei Municipal nº 4.207, de 19 de dezembro de 2017 que “Dispõe sobre o Plano Plurianual
    para o período de 2018 a 2021”, a Lei Municipal nº 4.644, de 14 de julho de 2020, que “Dispõe sobre as
    Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária de 2021 e dá outras providências”, e abre crédito especial
    no exercício de 2021”.
    Súmula: A presente proposição tem por finalidade abrir crédito adicional especial, no valor de R$ 41.240,44
    (quarenta e um mil, duzentos e quarenta reais e quarenta e quatro centavos), de acordo com o art. 43, § 1º,
    incisos I e III, da Lei Federal 4.320/64, tendo por escopo, a criação de fichas para custeio dos outros auxílios
    financeiros de pessoa física.
    Protocolo: 22/11/2021

    2º ITEM – PROJETO DE LEI Nº 218, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Altera a Lei Municipal nº 4.207, de 19 de dezembro de 2017 que “Dispõe sobre o Plano Plurianual
    para o período de 2018 a 2021”, a Lei Municipal nº 4.644, de 14 de julho de 2020, que “Dispõe sobre as
    Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária de 2021, e dá outras providências”, mediante abertura de
    crédito adicional suplementar no exercício de 2021”.
    Súmula: A presente proposição tem por finalidade abrir crédito adicional suplementar, no valor de R$
    2.784.075,00 (dois milhões setecentos e oitenta e quatro mil e setenta e cinco reais) de acordo com o art.
    43, §1º, incisos II e III da Lei Federal 4.320/64, que será utilizado para atender as necessidades da folha de
    pagamento mensal.
    Protocolo: 12/11/2021

    3º ITEM – PROJETO DE LEI Nº 219, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Altera a Lei Municipal nº 4.207, de 19 de dezembro de 2017 que “Dispõe sobre o Plano Plurianual
    para o período de 2018 a 2021”, a Lei Municipal nº 4.644, de 14 de julho de 2020, que “Dispõe sobre as
    Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária de 2021, e dá outras providências”, mediante abertura de
    crédito adicional suplementar no exercício de 2021”.
    Súmula: A presente proposição tem por finalidade abrir crédito adicional suplementar, no valor de R$
    122.000,00 (cento e vinte e dois mil reais) de acordo com o art. 43, §1º, inciso III da Lei Federal 4.320/64,
    que será utilizado para aquisição de veículo para atendimento das necessidades da Secretaria Municipal de
    Educação.
    Protocolo: 12/11/2021

    4º ITEM – PROJETO DE LEI Nº 222, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Altera a Lei Municipal nº 4.207, de 19 de dezembro de 2017 que “Dispõe sobre o Plano Plurianual
    para o período de 2018 a 2021”, a Lei Municipal nº 4.644, de 14 de julho de 2020, que “Dispõe sobre as
    Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária de 2021, e dá outras providências”, mediante abertura de
    crédito adicional suplementar no exercício de 2021”.
    Súmula: A presente proposição tem por finalidade abrir crédito adicional suplementar, no valor de R$
    198.000,00 (cento noventa oito mil reais) de acordo com o art. 43, §1º, inciso II da Lei Federal 4.320/64, que
    será utilizado para aquisição de serviços de pessoa jurídica junto a Secretaria Municipal de Saúde.
    Protocolo: 18/11/2021

    5º ITEM – PROJETO DE LEI Nº 224, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Altera a Lei Municipal nº 4.207, de 19 de dezembro de 2017 que “Dispõe sobre o Plano Plurianual
    para o período de 2018 a 2021”, a Lei Municipal nº 4.644, de 14 de julho de 2020, que “Dispõe sobre as
    Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária de 2021, e dá outras providências”, mediante abertura de
    crédito adicional suplementar no exercício de 2021”.
    Súmula: A presente proposição tem por finalidade abrir crédito adicional suplementar, no valor de R$
    16.100,00 (dezesseis mil e cem reais) de acordo com o art. 43, §1º, inciso III da Lei Federal 4.320/64, que
    será utilizado para atender necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade (Cartão Alimentação).
    Protocolo: 18/11/2021

    6º ITEM – PROJETO DE LEI Nº 225, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Altera a Lei Municipal nº 4.207, de 19 de dezembro de 2017 que “Dispõe sobre o Plano Plurianual
    para o período de 2018 a 2021”, a Lei Municipal nº 4.644, de 14 de julho de 2020, que “Dispõe sobre as
    Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária de 2021, e dá outras providências”, mediante abertura de
    crédito adicional suplementar no exercício de 2021”.
    Súmula: A presente proposição tem por finalidade abrir crédito adicional suplementar, no valor de R$
    45.000,00 (quarenta cinco mil reais) de acordo com o art. 43, §1º, inciso III da Lei Federal 4.320/64, que será
    utilizado para aquisição de equipamentos de informática para atender as necessidades da Secretaria
    Municipal de Educação.
    Protocolo: 18/11/2021

    7º ITEM – PROJETO DE LEI Nº 227, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Altera a Lei Municipal nº 4.207, de 19 de dezembro de 2017 que “Dispõe sobre o Plano Plurianual
    para o período de 2018 a 2021”, a Lei Municipal nº 4.644, de 14 de julho de 2020, que “Dispõe sobre as
    Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária de 2021, e dá outras providências”, mediante abertura de
    crédito adicional suplementar no exercício de 2021”.
    Súmula: A presente proposição tem por finalidade abrir crédito adicional suplementar, no valor de R$
    35.000,00 (trinta cinco mil reais) de acordo com o art. 43, §1º, inciso III da Lei Federal 4.320/64, que será
    utilizado para atender as necessidades da folha de pagamento da Secretaria Municipal de Saúde.
    Protocolo: 23/11/2021

    8º ITEM – PROJETO DE LEI Nº 228, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Altera a Lei Municipal nº 4.207, de 19 de dezembro de 2017 que “Dispõe sobre o Plano Plurianual
    para o período de 2018 a 2021”, a Lei Municipal nº 4.644, de 14 de julho de 2020, que “Dispõe sobre as
    Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária de 2021, e dá outras providências”, mediante abertura de
    crédito adicional suplementar no exercício de 2021”.
    Súmula: A presente proposição tem por finalidade abrir crédito adicional suplementar, no valor de R$
    15.000,00 (quinze mil reais) de acordo com o art. 43, §1º, inciso III da Lei Federal 4.320/64, que será utilizado
    para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos na aquisição
    de serviços de pessoa jurídica.
    Protocolo: 23/11/2021

    9º ITEM – PROJETO DE LEI Nº 230, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Altera a Lei Municipal nº 4.207, de 19 de dezembro de 2017 que “Dispõe sobre o Plano Plurianual
    para o período de 2018 a 2021”, a Lei Municipal nº 4.644, de 14 de julho de 2020, que “Dispõe sobre as
    Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária de 2021, e dá outras providências”, mediante abertura de
    crédito adicional suplementar no exercício de 2021”.
    Súmula: A presente proposição tem por finalidade abrir crédito adicional suplementar, no valor de R$
    20.000,00 (vinte mil reais) de acordo com o art. 43, §1º, inciso III da Lei Federal 4.320/64, que será utilizado
    para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos na aquisição
    de materiais de consumo.
    Protocolo: 22/11/2021

    ___________________________continua depois da publicidade____________________________

    PROPOSIÇÕES PROTOCOLADAS ENTRE OS DIAS 29 DE NOVEMBRO E 06 DE DEZEMBRO DE 2021
    (verificado até o fechamento da pauta)
    Não houve protocolo de novas proposições no período.

    PROPOSIÇÕES CONCLUSAS À PROCURADORIA LEGISLATIVA
    Não há proposições em análise no setor.

    PROPOSIÇÕES CONCLUSAS À COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO
    PROJETO DE LEI Nº 181, DE 21 DE SETEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Altera dispositivo da Lei Municipal nº 533, de 26 de agosto de 1966 que “Cria o Serviço Autônomo
    de Água e Esgoto e dá outras providências”.
    Súmula: A presente proposição tem por finalidade ampliar a competência do Serviço Autônomo de Água e
    Esgoto para execução dos serviços relativos a limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e manejo de
    águas pluviais urbanas.
    Protocolo: 06/10/2021

    PROJETO DE LEI Nº 182, DE 27 DE SETEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Autoriza o Poder Executivo a instituir gratificação por exercício de responsabilidade técnica (GRT)
    ao ocupante do cargo de Enfermeiro e dá outras providências”.
    Súmula: A presente proposição tem por finalidade criar Gratificação por Exercício de Responsabilidade
    Técnica, a ser paga aos servidores ocupantes do cargo de provimento efetivo de Enfermeiro que desenvolver
    a atividade de Responsável Técnico perante seu respectivo Conselho Regional de Classe nas diversas
    Unidades da Secretaria de Saúde, no percentual de até 20% (vinte por cento), incidente sobre o vencimento
    base do cargo, calculada proporcionalmente à jornada de trabalho desempenhada pelo servidor.
    Protocolo: 29/09/2021

    PROJETO DE LEI Nº 220, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Altera a Lei Municipal n° 2.531, de 21 de dezembro de 2004 que ‘Institui o Código Tributário
    Municipal e dá outras providências”.
    Súmula: A presente proposição tem por primeira finalidade acrescentar no Código Tributário Municipal o
    artigo 257-B e o anexo V-A, para estabelecer a obrigação das empresas de gerenciamento de aplicativo de
    serviço de transporte remunerado privado de passageiros em pagar o ISSQN – Imposto sobre serviço de
    qualquer natureza, bem como seu valor e periodicidade; e por segunda finalidade acrescentar ao anexo VII
    a previsão da cobrança da taxa de licença de localização e funcionamento dessas empresas de
    gerenciamento de aplicativos.
    Protocolo: 12/11/2021

    PROJETO DE LEI Nº 221, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Altera os artigos 3º §1º e §2º; 4º § 5º; 13; 14 §2º e §5º da Lei Municipal nº 1.646 de 14 de agosto
    de 1994 (Estatuto do IPREV)”.
    Súmula: A presente proposição tem por primeira finalidade alterar a forma de emissão de laudos referentes
    às aposentadorias por invalidez, interdições e demais reavaliações periciais necessárias ao IPREV.
    Protocolo: 16/11/2021

    PROPOSIÇÕES CONCLUSAS À COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E
    INFRAESTRUTURA MUNICIPAL
    Não há proposições para análise da comissão.

    PROPOSIÇÕES CONCLUSAS À COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO
    PROJETO DE LEI Nº 125, DE 31 DE AGOSTO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2022/2025, e dá outras providências”.
    Súmula: O presente projeto de lei apresenta a proposta do Plano Plurianual para o período compreendido
    entre 2022 e 2025 (PPA 2022-2025). Nele estão constituídas as diretrizes, programas, objetivos e ações da
    administração pública municipal para as despesas de capital e outras delas decorrentes, bem como as
    correspondentes aos programas de duração continuada.
    Protocolo: 31/08/2021
    Aguardando análise de emendas.

    PROJETO DE LEI Nº 143, DE 30 DE SETEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Estima a receita e fixa a despesa do Município de Três Pontas para o exercício financeiro de 2022,
    e dá outras providências”.
    Súmula: A presente proposição tem por finalidade estimar a receita e fixar a despesa do Município de Três
    Pontas para o exercício financeiro de 2022. A receita orçamentária total estimada no orçamento fiscal é de
    R$190.427.774,59 (cento noventa milhões quatrocentos vinte sete mil setecentos e setenta quatro reais e
    cinquenta e nove centavos).
    Protocolo: 30/09/2021
    Aguardando análise de emendas.

    PROJETO DE LEI Nº 186, DE 30 DE SETEMBRO DE 2021
    Iniciativa: Executivo Municipal
    Ementa: “Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder subvenções sociais e contribuições às entidades
    e instituições que menciona, no exercício de 2022, e dá outras providências”.
    Súmula: Referida proposição visa, após uma detida análise e deliberação do Legislativo, em atendimento
    ao que dispõe os §§ 2° e 6°, do art. 12, da Lei nº 4.320/64 c/c a Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de
    2000, a regular a concessão de subvenções e contribuições às entidades e instituições que prestam serviços
    sociais à comunidade do Município de Três Pontas.
    Protocolo: 30/09/2021
    Aguardando análise de emendas no orçamento.

    Próxima sessão ordinária: 18h30min do dia 13/12/2021 (segunda-feira) – Plenário da Câmara Municipal.

    Fonte Câmara Municipal

     

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

     

  • PM PRENDE AUTORES E APREENDE DROGAS APÓS VERIFICAR DENÚNCIA EM TRÊS PONTAS

    PM PRENDE AUTORES E APREENDE DROGAS APÓS VERIFICAR DENÚNCIA EM TRÊS PONTAS

    Em Três Pontas/MG, nessa segunda-feira (06/12) às 19h50min, a Polícia Militar durante operação batida policial, verificando denúncias de tráfico de drogas na Rua Curitiba, numa casa abandonada, tendo como autor um indivíduo já conhecido do meio policial pela prática do referido crime. Ao abordar um homem de 19 anos que estava saindo no local, com ele foi encontrado 01 pino de cocaína, que ele afirmou ter acabado de comprar por R$ 20,00 do denunciado.

    Foi feito o adentramento na casa abandonada, onde o autor denunciado de 23 anos foi abordado e ao seu lado, sobre uma mureta, foram apreendidos os seguintes materiais: 32  pedras de crack, 14 pinos de cocaína, 01 bucha de maconha, 02 aparelhos celulares e a quantia de R$ 462,00, tendo ele assumido a propriedade do material.

    Já no local de registro, o primeiro autor abordado afirmou que saía para entregar o pino de cocaína apreendido, pois também ajuda na venda de drogas.

    Eles foram então presos e levados para a delegacia de plantão para devidos procedimentos.

    ___________________________continua depois da publicidade____________________________

    OPERAÇÃO NATALINA CONTRA AS DROGAS EM TRÊS PONTAS

    Durante operação natalina, a Polícia Militar se deslocou até o bairro Vila Marilena em Três Pontas/MG, onde foi avistado o menor de 17 anos, já conhecido no meio policial por tráfico de drogas. Ele foi abordado e consigo foi localizada a quantia R$ 40,00 e escondido no telhado de uma casa da Rua Maria Caetana, cerca de 1 metro de distância do abordado, foram localizadas 16 pedras de crack, prontas para a venda.

    ___________________________continua depois da publicidade____________________________

    O menor infrator assumiu ser o dono das drogas, sendo então apreendido e em sua casa, depois de franqueada a entrada e feita buscas em seus pertences, foram localizadas outras 30 pedras fracionadas e 01 pedra bruta de crack, 130 buchas e 03 tabletes pequenos de maconha, 01 aparelho celular, 18 pinos de cocaína e R$ 438,00.

    O menor infrator foi conduzido, acompanhado de sua representante legal, permanecendo à disposição da justiça.

    Autor: Assessoria de Comunicação Organizacional do 24° BPM

     

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

     

  • ENTREVISTA: Três Pontas terá réveillon e carnaval? Prefeito responde!

    ENTREVISTA: Três Pontas terá réveillon e carnaval? Prefeito responde!

    Que critérios estão sendo observados para as prováveis realizações das duas festas populares no município, enquanto a pandemia volta com tudo na Europa? Saiba de tudo aqui!

    A reportagem do Conexão Três Pontas conversou há poucos instantes, no final da tarde desta terça-feira, dia 23, com o Prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves Garcia. Perguntado sobre a realização do carnaval no município, o gestor público municipal, que para boa parte da população trespontana vem realizando um excelente trabalho, mesmo diante de todas as dificuldades impostas pela maior pandemia de nossa história, disse que o assunto ainda está em estudo.

    “Nós ainda vamos nos reunir com todas as lideranças, com as pessoas e setores envolvidos, como por exemplo o Comitê Municipal de Saúde que trata da questão covid-19 em Três Pontas, a Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa, a Unimed, Associação Médica, Associação Comercial, enfim, todos aqueles que estão conosco nesta luta de enfrentamento ao coronavirus. Vamos debater muito o tema e analisar os prós e os contras sobre uma possível realização ou não do carnaval”, comentou ele.

    Ainda segundo Marcelo Chaves Garcia, o réveillon em Três Pontas está confirmado, embora a Prefeitura se envolva em menor grau nessa celebração, partindo muito da iniciativa privada.

    “Não será um réveillon grandioso, com muitos eventos ou celebrações. Será menor, dentro de todos os critérios de segurança e ao mesmo tempo não deixando passar esse momento. O povo está muito sofrido e de alguma forma também precisa de um pouco de lazer, de alegria”, pontuou.

    Ainda sobre o carnaval, que vem sendo cancelado em muitas cidades do Brasil, inclusive aqui no Sul de Minas, o Prefeito de Três Pontas acrescentou que os estudos serão feitos e deve ser levado em conta o fato de se tratar de uma festa em local aberto, o que traria menos riscos.

    “Como te falei, ainda não temos uma definição. Faremos o que for melhor para nossa gente e para nossa cidade. As pessoas precisam de alegria, o comércio precisa sobreviver, os trabalhadores precisam ter o seu ganho, mas também não podemos abrir mão da Saúde. Então vamos analisar todos os fatores e chegar a uma definição mediante estudos, critérios e também sobre como estará a realidade da pandemia mais perto do carnaval”, acrescentou.

    A Europa está vivendo no momento o que alguns presidentes chamam de terceira, quarta ou até quinta onda, já considerando-a a pior desde o início da pandemia. Alguns países já estão com hospitais lotados e uma velocidade de contaminação absolutamente assustadora. É fato que nesses países há uma grande restrição diante da vacina por parte dos seus cidadãos. Muitos europeus não querem tomar a vacina! O Brasil já ultrapassou a marca de 300 milhões de doses aplicadas.

    Três Pontas, conforme revelou o prefeito Marcelo Chaves Garcia, já ultrapassou hoje a marca de 80% de toda a sua população vacinada contra o coronavirus.

    “Caso o carnaval aconteça, se tudo caminhar para a realização da folia de forma segura na questão da saúde e dos critérios sanitários, chegaremos lá com mais de 90% de toda nossa população vacinada. É isso deve ser destacado e comemorado”, concluiu.

    Vacinação contra a covid-19 / Carnaval 2020 em Três Pontas

    *Foto de capa tirada antes da pandemia

     

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

     

  • DURANTE OPERAÇÃO, PM APREENDE MENOR E DROGAS EM TRÊS PONTAS

    DURANTE OPERAÇÃO, PM APREENDE MENOR E DROGAS EM TRÊS PONTAS

    Durante operação natalina, a Polícia Militar se deslocou nesse sábado (28/11), às 18h, até o bairro Vila Marilena em Três Pontas/MG, onde foi avistado o menor de 17 anos, já conhecido no meio policial por tráfico de drogas. Ele foi abordado e consigo foi localizada a quantia R$ 40,00 e escondido no telhado de uma casa da Rua Maria Caetana, cerca de 1 metro de distância do abordado, foram localizadas 16 pedras de crack, prontas para a venda.

    ___________________________continua depois da publicidade____________________________

    O menor infrator assumiu ser o dono das drogas, sendo então apreendido e em sua casa, depois de franqueada a entrada e feita buscas em seus pertences, foram localizadas outras 30 pedras fracionadas e 01 pedra bruta de crack, 130 buchas e 03 tabletes pequenos de maconha, 01 aparelho celular, 18 pinos de cocaína e R$ 438,00.

    ___________________________continua depois da publicidade____________________________

    O menor infrator foi conduzido, acompanhado de sua representante legal, permanecendo à disposição da justiça.

    Fonte Assessoria de Comunicação Organizacional do 24° BPM

     

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

     

  • NESTA 5ª FEIRA!!! AcaiTP e Sebrae trazem Walter Longo para uma grande palestra em Três Pontas 

    NESTA 5ª FEIRA!!! AcaiTP e Sebrae trazem Walter Longo para uma grande palestra em Três Pontas 

    Um dos maiores palestrantes do Brasil estará amanhã em Três Pontas. Você não pode perder!

    “Idade Média x Idade Mídia: Como impulsionar o seu negócio no mundo em constante transformação?” É com esse tema que Walter Longo promete colocar os empresários e as pessoas de Três Pontas e região para refletirem sobre o momento pelo qual estamos passando, de constante transformação, inovação, agilidade, singularidade e integração de novas tecnologias.

    No livro de sua autoria, “O fim da Idade Média e o início da Idade Mídia”, Longo afirma que o fim da Idade Média está acontecendo somente agora, neste século e em nossa geração. E por que dessa afirmação?

    “Até hoje tudo era avaliado e orientado pela média da população. Em qualquer área do comportamento humano, nossas decisões eram definidas pelo resultado médio daquele fato na população, e não individualmente por cada um de nós. Éramos tratados como grupos ou massa e nunca como indivíduo.

    Esse é o mundo que conhecemos e no qual vivemos até hoje: a Idade Média das relações comerciais, pessoais e sociais. Onde todos são avaliados pela média, pagam pela média e são tratados por essa mesma média. Mas um novo mundo está surgindo com o fim da Idade Média. E isso é uma gigantesca mudança.

    A meritocracia só pode existir num ambiente de fim da Idade Média, onde cada um passa a ser incentivado a se desenvolver, se portar socialmente e se instruir adequadamente de acordo com seu esforço e vontade. Seremos donos do nosso destino, decisões de nosso futuro e responsáveis por nossas carreiras. Individualmente.

    Basta avaliarmos o que está acontecendo neste momento nos universos da comunicação, da medicina, da educação e do controle social, para entender as razões de que estamos deixando a Idade Média e entrando definitivamente na Idade Mídia.

    Uma nova era onde cada um de nós é um universo à parte, respeitado em sua individualidade e com capacidade de influir na sociedade. Cada um de nós daqui para a frente seremos agentes de mídia, formadores de opinião e geradores de conhecimento cada vez mais compartilhado. Bem-vindos à Idade Mídia. E adeus à Idade Média”.

    Sobre o palestrante:

    Walter Longo é especialista em Inovação e Transformação Digital. Publicitário e Administrador de Empresas, com MBA pela Universidade da Califórnia. Longo é empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Foi eleito por quatCultura, Três Pontasro vezes o melhor profissional do ano pelo Prêmio Caboré e contemplado com o título de personalidade do Marketing Direto pela Abemd. Em 2015 passou a fazer parte do “Hall of Fame” do Marketing no Brasil e, em 2017, recebeu o Prêmio Lide de Marketing Empresarial.

    Está preparado para uma imersão de conhecimento e motivação para ser bem-sucedido nesse novo mundo? Então venha participar da palestra que acontecerá no dia 25 de novembro, às 18h30min, no CCC, em Três Pontas.

    Investimento: Sócio R$ 30,00 / Não sócio R$ 50,00

    Para mais informações, entre em contato com a AcaiTP no telefone 3256-1839 ou 35 9 8871-2011 e 35 9 8871-0016

    Fonte AcaiTP

     

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

     

  • Novo Ensino Médio já faz parte das turmas do Colégio Travessia

    Novo Ensino Médio já faz parte das turmas do Colégio Travessia

    No Colégio Travessia a formação acadêmica de excelência é uma prioridade, alinhada com a plena formação humana dos seus estudantes, e as demandas e mudanças atuais, como é o caso do Novo Ensino Médio, que já está contemplado nas turmas do Travessia.

    As turmas do 1º ao 3º ano do Colégio Travessia vivenciam o Novo Ensino Médio com projetos que preparam o aluno para a vida, aprendendo a lidar com relações interpessoais, desafios diários, mercado de trabalho, entre outras questões.

    Com um formato de ensino diferenciado para atender as necessidades dos nossos alunos, o Ensino Médio no Travessia traz mais tecnologia para dentro das salas de aula, além de criar oportunidades para o aluno desenvolver sua própria aprendizagem.

    O Colégio Travessia coloca em prática a formação Básica dentro do currículo respeitando as competências da BNCC, junto a um itinerário formativo que é a parte flexível do currículo escolar, onde o aluno escolhe áreas de conhecimento para cursar de acordo com seus interesses pessoais e planos de vida, através de disciplinas como: Iniciação Científica; Empreendedorismo; Processos Criativos; e Intervenções e Mediações Socioculturais.

    Quer conhecer mais sobre o Colégio Travessia e o Ensino Médio? Acesse colegiotravessia.unis.edu.br.

    Sobre o Colégio Travessia

    Presente na cidade de Três Pontas desde 2015, o Colégio Travessia é uma instituição com uma proposta de ensino e trabalho acolhedor, para alunos e pais.

    No Colégio Travessia, professores e colaboradores são preparados para desenvolver um trabalho que leva em conta as necessidades individuais e coletivas dos alunos, buscando compreender as necessidades emocionais, acadêmicas e financeiras de cada estudante.

    Os trabalhos são aplicados no Colégio Travessia em uma perspectiva de formação cidadã, através de um ensino completo, no qual os alunos aprendem a lidar com as situações e adversidades do dia a dia, através de um ensino voltado para o equilíbrio emocional.

    Através de projetos inovadores, de um ensino personificado, e com flexibilidade curricular em todos os segmentos, o Colégio Travessia é uma escola em constante movimento, sempre em busca de novidades, atualizando conhecimentos e práticas a todo o momento.

    Fonte Grupo Unis

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

     

  • BOA NOTÍCIA: Pela 1ª vez, após a confirmação do primeiro caso, Três Pontas não tem NENHUMA PESSOA com covid-19 no momento

    BOA NOTÍCIA: Pela 1ª vez, após a confirmação do primeiro caso, Três Pontas não tem NENHUMA PESSOA com covid-19 no momento

    Segundo Boletim da Prefeitura não há ninguém internado ou em isolamento domiciliar e nem suspeita nesta sexta-feira, dia 19.

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico semanal da sexta-feira (19) trazendo manutenção no número de contaminados e aumento de curados. O total de óbitos não voltou a subir. Não há o registro de nenhuma morte por covid-19 nos últimos 66 dias. As boas notícias não podem implicar no relaxamento total. Manter os cuidados de prevenção é fundamental!

    Inegavelmente os números em Três Pontas, assim como em todo Brasil, estão melhorando por conta do avanço da vacinação, mas também pelos cuidados adotados pelas autoridades de saúde e cumpridos por grande parte da sociedade. O que, ainda precisa CONTINUAR acontecendo, já que a pandemia, alertam os especialistas, ainda não acabou.

    Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, onde esse primeiro caso (uma mulher com comorbidades) chegou a óbito no dia 17 de abril de 2020, a cidade já contabiliza 7.259 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 7.092 já se recuperaram e, infelizmente, 167 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje, em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, NENHUMA PESSOA está com o vírus.

    Números da semana anterior

    Números do Último Boletim

    Gangorra: No dia 01º de fevereiro de 2021 Três Pontas tinha 552 pessoas confirmadas com coronavírus em isolamento. Número chegou a cair para 52 e depois subiu drasticamente. Nos últimos 142 dias havia retomado o ciclo de queda. Subiu novamente e nas últimas semanas voltou a cair, subiu e agora caiu de novo.

    Deve ser levado em consideração o fato de outras pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.

    O número de pessoas com síndrome gripal hoje é de 27.708.

    Nenhuma pessoa está internada com suspeita de covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Nenhuma pessoa (confirmada) encontra-se hospitalizada. Nenhuma pessoa se encontra em isolamento.

    O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 584 dias. Isso dá uma média de 12,42 novos casos a cada 24 horas.

    A primeira morte atribuída ao coronavírus ocorreu em Três Pontas no dia 17 de abril de 2020, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Conforme a Vigilância Epidemiológica o primeiro caso confirmado de covid-19 no município acabou, lamentavelmente, evoluindo para óbito.

    Evolução nos números dos últimos 7 Dias em Três Pontas:

    Confirmados: igual

    Recuperados +2

    Óbitos: igual

    Casos em Isolamento -2

    Internados: igual

    Com suspeita: igual

    Síndrome Gripal +27

    “De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes ou Doença Cardiovascular Crônica!”

    ÓBITOS

    POR SEXO:

    _ 92 Homens

    _ 75 Mulheres

     

    POR IDADE:

    _ 10 a 19 anos – 01

    _ 20 a 59 anos – 56

    _ 60 a 79 anos – 76

    _ 80 anos ou mais – 34

     

    COMORBIDADES (DOENÇAS PRÉ-EXISTENTES)

    _ Diabetes – 52

    _ Hipertensão – 40

    _ Hipertireoidismo – 01

    _ Doença Cardiovascular Crônica – 61

    _ Doença Renal Crônica – 08

    _ Epilepsia – 01

    _ Obesidade – 08

    _ Imunodeficiência / Imunodepressão – 03

    _ Doença Neurológica Crônica – 08

    _ Câncer – 01

    _ Síndrome de Down – 02

    _ Doença Hepática Crônica – 03

    _ Autismo – 01

    _ Outra Pneumopatia Crônica – 02

    _ Hipotireoidismo – 01

    _ Asma – 04

    _ Sequela de AVC – 01

    _ Lupus – 01

    _ Varizes Esofagianas – 01

    _ Alzheimer – 02

    _ Mialgia – 01

    _ Fibromialgia – 01

     

    TEMPO DE INTERNAÇÃO:

    _ 0 a 7 dias – 74

    _ 8 a 15 dias – 53

    _ 16 a 21 dias – 13

    _ 22 ou mais – 15

    Obs.: 12 pacientes faleceram em outro município. A SMS não tem o tempo das internações.

    Diabetes e o Coronavírus

    Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.

    Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.

    Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.

    As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).

    Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.

    Doença Cardiovascular Crônica e o Coronavírus

    O novo coronavírus pode se manifestar de diferentes formas dependendo da pessoa. Desde os primeiros registros da doença causada por ele alguns grupos de risco já foram identificados, como os cardiopatas. Mas afinal, qual a relação entre a Covid-19 e doenças cardiovasculares?

    Em primeiro lugar é preciso compreender que quando se fala em grupo de risco não estamos nos referindo às pessoas com maior probabilidade de contrair o vírus, que é igual para todos que tenham contato com uma pessoa infectada. Os grupos de risco da Covid-19 são as pessoas com maior probabilidade de manifestar sintomas graves da doença, podendo levar a óbito.

    O American College of Cardiology divulgou um boletim sobre os pacientes hospitalizados com a doença: 50% deles possuíam doenças crônicas, sendo que 40% tinham doença cardiovascular ou cerebrovascular. Entre os casos fatais, 86% tinham problemas respiratórios e, destes, 33% tinham acometimentos cardíacos associados, enquanto 7% tinham acometimento cardíaco isolado.

    As pessoas que já possuem algum tipo de doença cardíaca podem ter alterações no seu sistema imunológico, além de um estado inflamatório crônico latente, o que pode agravar a manifestação da doença. Vale ressaltar que este não é um fator de risco isolado para a Covid-19, mas também para outras doenças respiratórias causadas por vírus. Em pandemias causadas por estes microrganismos a mortalidade por doenças cardiovasculares ultrapassou todas as causas.

    O risco é ainda maior para pacientes com doenças crônicas, hipertensão, diabetes e alguma doença cardíaca como infarto. Também apresentam mais perigo as pessoas que passaram por alguma cirurgia cardiovascular ou que tenham insuficiência cardíaca.

    Além disso, em outros episódios de epidemias respiratórias, como no caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), as doenças causaram miocardite e insuficiência cardíaca de rápida progressão. Isso significa que o novo coronavírus, por ter características semelhantes, também possa infectar o coração isoladamente.

    Além de manter um estilo de vida saudável para evitar doenças cardiovasculares, é importante agir preventivamente quanto à saúde do seu coração. Cardiopatas e pessoas com histórico de doença cardiovascular na família devem estar em dia com as consultas médicas e a realização de exames, inclusive de diagnóstico de imagem.

    A recomendação de medidas de isolamento, distanciamento, higiene e uso de máscara permanecem para todas as pessoas. Porém, o cuidado deve ser ainda maior com aquelas que se enquadrem em um grupo de risco, como os pacientes cardíacos. Cuide-se. Com responsabilidade e prevenção podemos nos proteger da Covid-19.

    #conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #pandemiacoronavirus #uti #rogercampos #minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #distanciamentosocial #instagram #twitter #saúde #educação #política #economia #governofederal #trêspontas #vacinacontracovid19 #bolsonaro #coronavac

    Medidas de Segurança

    As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

     

  • FIQUE ATENTO! Amanhã tem vacinação de REFORÇO contra a covid-19 em Três Pontas

    FIQUE ATENTO! Amanhã tem vacinação de REFORÇO contra a covid-19 em Três Pontas

    IDOSOS COM MAIS DE 60 ANOS, PROFISSIONAIS DE SAÚDE E IMUNOSSUPRIMIDOS DEVEM TOMAR. SAIBA COMO!

    Nesta sexta-feira, 19, acontecerá mais uma etapa de vacinação contra a covid-19 no município de Três Pontas. Além das doses iniciais o reforço também será aplicado. Conexão traz todas as informações para você não perder a oportunidade.

    De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Três Pontas, através da coordenadora da vacinação no município, a enfermeira Lara Miranda Silva, no dia 16 de novembro houve a repescagem da primeira dose da vacina para adolescentes de 12 a 17 anos completos. A vacinação aconteceu no Ginásio Delvo Correa.

    Também no dia 16, no PSF Doutor Oscar de Oliveira Brito, houve aplicação de segunda dose da Pfizer, incluindo as pessoas que estavam em atraso. Ontem, 17, no PSF Doutor Oscar de Oliveira Brito, aconteceu a aplicação da segunda dose da Coronavac e também a repescagem para pessoas acima de 18 anos, incluindo também aqueles que estavam em atraso.

    Hoje, 18 de novembro, aconteceu o aplicação da segunda dose da Pfizer no PSF Doutor Oscar de Oliveira Brito e também no Ginásio Delvo Correa, novamente incluindo aqueles que estavam em atraso com a vacina.

    Reforço

    E amanhã, sexta-feira, 19 de novembro, das 8 às 12 horas, no Ginásio Delvo Correa, será ministrada a dose de reforço para idosos,  profissionais da Saúde e ainda os imunossuprimidos (que já tenham o intervalo de 28 dias da segunda dose). Importante destacar que o intervalo mínimo para que seja aplicada a dose de reforço é de 5 meses após a aplicação da segunda dose.

    Ainda conforme a coordenação da vacinação em Três Pontas, as pessoas que estiverem em atraso com a vacina Astrazeneca devem ligar no Posto de Saúde do bairro Catumbi para agendar a aplicação através do telefone (35) 9 9919-1977.

    É necessário levar o cartão de vacina, o CPF e também o cartão do SUS.

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

     

  • Torrefação da Cocatrel oferece 3 novas cores de embalagens e a opção com válvula aromática

    Torrefação da Cocatrel oferece 3 novas cores de embalagens e a opção com válvula aromática

    O cooperado que torra seu café na Cocatrel tem novas opções de embalagens e cores. Além do já tradicional pouch dourado de 500g, agora a Torrefação Cocatrel oferece também as cores preto, vermelho e roxo. Além disso, o cooperado pode colocar a válvula aromática ou então optar pelo vácuo na hora de embalar seu café.

    Uma vez que não tem contato com o oxigênio, na embalagem a vácuo, o café mantém seu sabor e aroma por mais tempo. Por isso, o café a vácuo é indicado pra quem deixa o pacote durar bastante tempo em casa.

    Já a válvula aromática permite que os gases escapem, mas também impede a entrada de oxigênio. Assim, ela cumpre o papel de preservar e alongar, em conjunto com a embalagem e o processo produtivo, a qualidade e frescor do café.

    Em paralelo, a válvula ainda funciona como uma ‘degustação’ para sentir o aroma do café ainda com a embalagem fechada, mas pressionar o pacote para ficar sentindo o delicioso cheirinho pela válvula não é muito indicado por acelerar a desgaseificação, apesar de ser irresistível.

    Vale lembrar que a Torrefação da Cocatrel, além de produzir nossos cafés industrializados, é um serviço que a cooperativa presta aos associados. Lá, é possível torrar e/ou moer 15kg, 30kg e 60kg de café – atendendo tanto pequenas como grandes quantidades, de acordo com a necessidade do produtor.

    O cooperado pode ainda escolher se quer a torra clara, média ou escura; e a moagem fina, média e grossa – para atender da melhor forma aos variados tipos de métodos para preparar o café.

    Para enviar seu café para torrar, basta levar à própria Torrefação, em Três Pontas, ou em qualquer loja Cocatrel. Quando seu café estiver pronto, você será avisado por sms. Confira a tabela de preços:

    Fonte Cocatrel

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

     

     

  • Números voltam a melhorar: Não há ninguém internado com covid-19 na Santa Casa de Três Pontas

    Números voltam a melhorar: Não há ninguém internado com covid-19 na Santa Casa de Três Pontas

    60 dias sem mortes: Município segue sem registros de novos óbitos desde o dia 13 de setembro.

    A Prefeitura Municipal de Três Pontas divulgou em sua página oficial o Boletim Epidemiológico semanal da sexta-feira (12) trazendo aumento no número de contaminados e de curados. O total de óbitos não voltou a subir. Não há o registro de nenhuma morte por covid-19 nos últimos 60 dias. As boas notícias não podem implicar no relaxamento total. Manter os cuidados de prevenção é fundamental!

    Inegavelmente os números em Três Pontas, assim como em todo Brasil, estão melhorando por conta do avanço da vacinação, mas também pelos cuidados adotados pelas autoridades de saúde e cumpridos por grande parte da sociedade. O que, ainda precisa CONTINUAR acontecendo, já que a pandemia, alertam os especialistas, ainda não acabou.

    Ao todo, desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Três Pontas, onde esse primeiro caso (uma mulher com comorbidades) chegou a óbito no dia 17 de abril de 2020, a cidade já contabiliza 7.259 pessoas contaminadas pela covid-19. Desse total, 7.090 já se recuperaram e, infelizmente, 167 vítimas acabaram perdendo suas vidas. Isso significa que, hoje, em Três Pontas, de acordo com o Boletim da Prefeitura Municipal, duas pessoas estão com o vírus.

    Números da semana anterior

    Números do Último Boletim

    Gangorra: No dia 01º de fevereiro de 2021 Três Pontas tinha 552 pessoas confirmadas com coronavírus em isolamento. Número chegou a cair para 52 e depois subiu drasticamente. Nos últimos 142 dias havia retomado o ciclo de queda. Subiu novamente e nas últimas semanas voltou a cair, subiu e agora caiu de novo.

    Deve ser levado em consideração o fato de outras pessoas, possivelmente, estarem com coronavírus de forma assintomática (sem sintomas) e fora das estatísticas da Prefeitura Municipal.

    O número de pessoas com síndrome gripal hoje é de 27.681.

    Nenhuma pessoa está internada com suspeita de covid-19 na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis. Nenhuma pessoa (confirmada) encontra-se hospitalizada. Há 2 pessoas em isolamento.

    O Conexão Três Pontas fez um estudo que mostra que desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidade até hoje se passaram 578 dias. Isso dá uma média de 12,55 novos casos a cada 24 horas.

    A primeira morte atribuída ao coronavírus ocorreu em Três Pontas no dia 17 de abril de 2020, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Conforme a Vigilância Epidemiológica o primeiro caso confirmado de covid-19 no município acabou, lamentavelmente, evoluindo para óbito.

    Evolução nos números dos últimos 7 Dias em Três Pontas:

    Confirmados +2

    Recuperados +4

    Óbitos: igual

    Casos em Isolamento -2

    Internados: igual

    Com suspeita -2

    Síndrome Gripal +94

    “De todos os óbitos por coronavírus em Três Pontas mais da metade tinha Diabetes ou Doença Cardiovascular Crônica!”

    ÓBITOS

    POR SEXO:

    _ 92 Homens

    _ 75 Mulheres

     

    POR IDADE:

    _ 10 a 19 anos – 01

    _ 20 a 59 anos – 56

    _ 60 a 79 anos – 76

    _ 80 anos ou mais – 34

     

    COMORBIDADES (DOENÇAS PRÉ-EXISTENTES)

    _ Diabetes – 52

    _ Hipertensão – 40

    _ Hipertireoidismo – 01

    _ Doença Cardiovascular Crônica – 61

    _ Doença Renal Crônica – 08

    _ Epilepsia – 01

    _ Obesidade – 08

    _ Imunodeficiência / Imunodepressão – 03

    _ Doença Neurológica Crônica – 08

    _ Câncer – 01

    _ Síndrome de Down – 02

    _ Doença Hepática Crônica – 03

    _ Autismo – 01

    _ Outra Pneumopatia Crônica – 02

    _ Hipotireoidismo – 01

    _ Asma – 04

    _ Sequela de AVC – 01

    _ Lupus – 01

    _ Varizes Esofagianas – 01

    _ Alzheimer – 02

    _ Mialgia – 01

    _ Fibromialgia – 01

     

    TEMPO DE INTERNAÇÃO:

    _ 0 a 7 dias – 74

    _ 8 a 15 dias – 53

    _ 16 a 21 dias – 13

    _ 22 ou mais – 15

    Obs.: 12 pacientes faleceram em outro município. A SMS não tem o tempo das internações.

    Diabetes e o Coronavírus

    Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organismos de saúde de todo o mundo apontam uma relação de gravidade maior nos casos de infecção em pessoas com diabetes e outras condições pré-existentes, como as cardiovasculares.

    Pessoas com diabetes não têm maior probabilidade de contrair Covid-19 do que a população em geral. O problema que elas enfrentam é, principalmente, a gravidade da doença. Esses pacientes têm apresentado taxas muito mais altas de complicações graves e morte do que as pessoas sem diabetes. Além disso, quanto mais condições pré-existentes de saúde alguém tem, a exemplo de doenças cardíacas, maior a chance de complicações graves.

    Se a diabetes for bem gerenciada, o risco de ficar gravemente doente com o Covid-19 é quase o mesmo que a população em geral. Já quando o problema não é bem controlado e os indivíduos experimentam açúcar no sangue flutuante, correm o risco de sofrer uma série de complicações relacionadas porque a capacidade do corpo de combater uma infecção no diabético está comprometida.

    As infecções virais podem aumentar a inflamação ou inchaço interno em pessoas com diabetes. Isso também é causado por açúcar no sangue acima da meta e ambos podem contribuir para complicações mais graves. Quando doentes com uma infecção viral, esses pacientes enfrentam um risco aumentado de cetoacidose diabética (CAD), que pode tornar difícil gerenciar a ingestão de líquidos e diminuir os níveis de eletrólitos, fundamentais no gerenciamento da sepse (infecções).

    Os pacientes diabéticos devem ficar mais atentos quanto aos sintomas, que são os mesmos da população em geral, porque podem evoluir de forma mais grave. Se sentirem febre, cansaço com atividades corriqueiras, queda da oxigenação e elevação da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, devem procurar imediatamente a Emergência de um hospital ou o seu médico para uma avaliação.

    Doença Cardiovascular Crônica e o Coronavírus

    O novo coronavírus pode se manifestar de diferentes formas dependendo da pessoa. Desde os primeiros registros da doença causada por ele alguns grupos de risco já foram identificados, como os cardiopatas. Mas afinal, qual a relação entre a Covid-19 e doenças cardiovasculares?

    Em primeiro lugar é preciso compreender que quando se fala em grupo de risco não estamos nos referindo às pessoas com maior probabilidade de contrair o vírus, que é igual para todos que tenham contato com uma pessoa infectada. Os grupos de risco da Covid-19 são as pessoas com maior probabilidade de manifestar sintomas graves da doença, podendo levar a óbito.

    O American College of Cardiology divulgou um boletim sobre os pacientes hospitalizados com a doença: 50% deles possuíam doenças crônicas, sendo que 40% tinham doença cardiovascular ou cerebrovascular. Entre os casos fatais, 86% tinham problemas respiratórios e, destes, 33% tinham acometimentos cardíacos associados, enquanto 7% tinham acometimento cardíaco isolado.

    As pessoas que já possuem algum tipo de doença cardíaca podem ter alterações no seu sistema imunológico, além de um estado inflamatório crônico latente, o que pode agravar a manifestação da doença. Vale ressaltar que este não é um fator de risco isolado para a Covid-19, mas também para outras doenças respiratórias causadas por vírus. Em pandemias causadas por estes microrganismos a mortalidade por doenças cardiovasculares ultrapassou todas as causas.

    O risco é ainda maior para pacientes com doenças crônicas, hipertensão, diabetes e alguma doença cardíaca como infarto. Também apresentam mais perigo as pessoas que passaram por alguma cirurgia cardiovascular ou que tenham insuficiência cardíaca.

    Além disso, em outros episódios de epidemias respiratórias, como no caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), as doenças causaram miocardite e insuficiência cardíaca de rápida progressão. Isso significa que o novo coronavírus, por ter características semelhantes, também possa infectar o coração isoladamente.

    Além de manter um estilo de vida saudável para evitar doenças cardiovasculares, é importante agir preventivamente quanto à saúde do seu coração. Cardiopatas e pessoas com histórico de doença cardiovascular na família devem estar em dia com as consultas médicas e a realização de exames, inclusive de diagnóstico de imagem.

    A recomendação de medidas de isolamento, distanciamento, higiene e uso de máscara permanecem para todas as pessoas. Porém, o cuidado deve ser ainda maior com aquelas que se enquadrem em um grupo de risco, como os pacientes cardíacos. Cuide-se. Com responsabilidade e prevenção podemos nos proteger da Covid-19.

    #conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #pandemiacoronavirus #uti #rogercampos #minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #distanciamentosocial #instagram #twitter #saúde #educação #política #economia #governofederal #trêspontas #vacinacontracovid19 #bolsonaro #coronavac

    Medidas de Segurança

    As medidas de segurança (uso de álcool em gel, uso de máscara e o distanciamento social) precisam continuar sendo respeitadas para que se consiga achatar a curva de contaminação. Outra grande preocupação das autoridades de saúde, além do número de confirmados com covid-19, é o número de pessoas com complicações que venham a precisar de internação no Hospital local, já que o número de leitos disponíveis segue restrito.

    Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

    www.facebook.com/conexaotrespontas

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

     

  • Foto “trespontana” de catadora de recicláveis concorre a prêmio internacional: ‘a historia da moça em um olhar’

    Foto “trespontana” de catadora de recicláveis concorre a prêmio internacional: ‘a historia da moça em um olhar’

    A foto feita pelo fotógrafo Milton Lima, de Três Pontas, já é a mais curtida de uma das etapas do concurso, que premiará a melhor por meio do voto popular.

    A dona do olhar eternizado na fotografia é Maria Rosa Lúcia. Há quase cinco anos ela trabalha na associação junto com o marido.

    “Nasci na roça, fui criada na roça, depois vim para a cidade. Tenho quatro filhos, tenho uma neta, somos uma família de 11 irmãos. Viemos para a cidade, estudei, fiz curso de culinária. Ai quando o desemprego vem, a gente precisa cuidar da família”, contou Maria.

    O olhar que atraiu a atenção dos jurados é repleto de histórias, sonhos e redescobertas. Para ela, apesar de sonhar em ser advogada, foi na associação de recicláveis que ela encontrou sua real missão de vida e que conquistou o mundo.

    “Meu sonho mesmo era ser advogada, porque eu tinha vontade de cuidar das pessoas, mas eu não sabia que Deus colocou na minha mão um destino muito maior, que é cuidar do meio ambiente, como separar o lixo. Depois que eu entrei aqui, eu me apaixonei pelo trabalho. Além de tirar o sustento, a gente protege esse mundo lindo que Deus deixar pra gente”, afirmou.

    O concurso

    Mais de sete mil fotos foram enviadas para o concurso internacional. São imagens de 120 países diferentes e a brasileira está entre os finalistas. Além da atenção dos jurados, a foto conquistou a atenção do público em um concurso que ocorre entre as finalistas nas redes sociais.

    A foto já tem mais de duas mil curtidas. O vencedor do concurso vai ganhar uma exposição internacional.

    Clique no link e curta! https://www.instagram.com/p/CWA27JoKTd8/?utm_medium=copy_link

    “Pra mim, ter esta foto exposta lá fora é um grande reconhecimento, A foto vencedora, desta etapa, é a foto que tiver mais curtidas nas redes sociais. Tenho uma paixão enorme por fotografia. Ver hoje o meu trabalho sendo reconhecido internacionalmente é indescritível”, afirmou o fotógrafo Milton Lima.

    O fotógrafo Milton Lima reforçou em suas redes sociais o pedido para que os trespontanos e os fãs de sua arte participem do concurso:

    “ATENÇÃO AMIGOS!! Quem puder ajudar!! Esta minha foto foi classificada em um concurso internacional. Estamos na fase da votação popular. É só clicar no link abaixo:

    https://www.instagram.com/p/CWA27JoKTd8/?utm_medium=copy_link

    Fiz esta foto na Atremar Reciclo em Três Pontas. Foram 7000 fotos enviadas de mais de 120 países. Conto com a ajuda pra trazer este prêmio pra Três Pontas!!

    #EPOTYPeoplesChoice2021 Environmental Photographer of the Year, destacou.

    O Fotógrafo

    Milton Luiz de Lima Júnior é natural de Três Pontas, nascido em 11 de novembro de 1984, casado, pai de três filhos. Milton é fotógrafo e dono de uma produtora de vídeo. Já participou de vários concursos, ganhando alguns, porém nenhum dessa envergadura.

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO

     

     

  • Alunos do Unis fazem aula prática no Laboratório Cocatrel

    Alunos do Unis fazem aula prática no Laboratório Cocatrel

    Alunos do curso de agronomia do Unis visitaram o laboratório de análises da Cocatrel para fazerem uma aula prática. O evento aconteceu no sábado, dia 6 de novembro, de 8:30 às 11:30. O coordenador do laboratório, Denilson Esteves de Oliveira, recebeu os alunos e o professor Gustavo Renno e falou sobre os processos de análise.

    Primeiramente, Denilson reforçou sobre a importância das análises, especificamente as análises de solo, folhas, granulometria, organomineral, compostagem, adubos, calcário e gesso. Os destaques foram as análises de solo e de folhas, importantes ferramentas na gestão das propriedades rurais, permitindo um diagnóstico preciso sobre a necessidade de macro e micronutrientes para serem aplicados via solo ou via foliar.

    Nesse ponto, também foi dado o destaque sobre essa ser a primeira grande decisão do ano agrícola, já que balizará a adubação e pulverizações na dose certa, o que certamente impactará no aumento de produtividade e na redução de custos para os produtores.

    A aula foi feita seguindo-se as etapas que ocorrem nas atividades do laboratório: passa a passo. Iniciou-se com o protocolo de entrada das amostras no laboratório, passou por cada determinação, tais como ph, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e outros. Também foi mostrado a importância da análise de folhas, mostrando-se todos os procedimentos envolvidos.

    Na segunda parte da aula, que ocorreu de forma interativa com os alunos, a ênfase foi sobre os processos de extração, determinação e outros procedimentos na prática. A rotina de trabalho, o uso de reagentes de qualidade e as recomendações de manejo também foram assuntos tratados.

    Por fim, Denilson ressaltou a importância do laboratório da Cocatrel, que por contar com pessoal especializado e tecnologia de ponta, consegue oferecer resultados confiáveis para que os agrônomos e produtores possam tomar decisões seguras. A Cocatrel agradeceu o Unis pela confiança em escolher seu laboratório e se colocou à disposição para contribuir para a formação dos alunos.

    Fonte Cocatrel

    12729255_119502638436882_132470154276352212_n

    Roger Campos

    Jornalista

    MTB 09816

    #doadorsemfronteiras

    Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

    0800 941 0808

    OFERECIMENTO