Será lançado hoje, sexta-feira (11), no Centro Cultural Nice Avanza, em Linhares, Norte Capixaba, o documentário “O Vale das Lágrimas Vermelhas” que aborda a tragédia que se abateu sobre o Rio Doce e sua população em 2015, quando toneladas de rejeitos minerais da empresa Samarco situado em Mariana (MG) se rompeu e atingiu o manancial até a Foz do Doce,em Regência (ES).
O documentário é do ambientalista Dr. Ernesto Galiotto, um dos mais respeitados do setor no país. No dia 12 (sábado) será lançado em Regência. O evento será aberto em Linhares às 19 horas com show do cantador Cirinho Rio Doce, maior referência musical do Vale do Doce, que participa do documentário, com entrada franca.
“O nosso trabalho fotográfico pelo ar, mar, terra e rio, foi exaustivamente um ano de levantamento, pesquisando também a contaminação dos peixes por metais pesados e a sua parasitofauna, parceria com médicos veterinários e biólogos da Universidade Federal Fluminense -UFF e Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, que fazem parte do documentário”, disse Galiioto.
Segundo Galiotto, o documentário sai de fábrica “levando ao público o conhecimento e a oportunidade de conhecer perfeitamente toda trajetória e tragédia ocorrida no rio doce e seus afluentes”, disse.
Ainda conforme Galiotto “o documentário servirá para despertar atenções de acadêmicos no Brasil e no Exterior e ano que vem será lançado na Europa”.