A Câmara Municipal de Três Pontas realizou, na noite desta segunda-feira (18) a entrega de uma Moção de Aplausos aos representantes da Escola Estadual Monsenhor João Batista da Silveira, que representaram com brilhantismo a cidade de Três Pontas na Olimpíada de Matemática, realizada na Tailândia.
A iniciativa da homenagem partiu da vereadora Marlene Rose de Lima Oliveira, do vereador Roberto Donizetti Carloso e também do presidente da Câmara, vereador Maycon Douglas Vitor Machado. Ao todo foram feitas 12 homenagens aos representantes daquela escola, sendo 10 alunos, além da professora de matemática Tamires Maria Brito Silva e a diretora Rosiane Aparecida Domingues Brito.
Em sua página nas redes sociais, a vereadora Marlene Lima comentou a homenagem: “Hoje foi dia de moção de aplausos na Câmara Municipal. Merecem todos os aplausos os alunos, professores e a diretora da Escola Estadual Monsenhor João Batista da Silveira pelo feito na Olimpíada de Matemática. Parabéns! Que seja um incentivo para todos os alunos do município.”
Relembre o Fato Histórico
Os Alunos da Escola Estadual Monsenhor João Batista da Silveira, que conseguiram, não apenas realizar o sonho de participar da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, na cidade de Chiangmai, na Tailândia, mas também conquistar o terceiro lugar, trazendo o bronze, com sabor de ouro, foram homenageados na abertura do Fenac, em Três Pontas.
Desde que o resultado histórico foi anunciado pelas redes sociais, Três Pontas entrou num clima de euforia, festa e, principalmente, muito orgulho. Centenas de pessoas comentando a façanha, o brilhante resultado que serve de motivação para todos os estudantes do município, ainda mais pelo fato dos nossos representantes serem de escola pública.
Primeiro vieram as campanhas no sentido te tentar levantar os recursos necessários para a viagem e participação dos trespontanos na competição internacional. Depois, já com as medalhas conquistadas, vieram os apelos para que eles (alunos, professora e diretora) fossem homenageados.
O Conexão Três Pontas, que inicialmente publicou uma lista sugestiva de empresas que poderiam entrar na campanha com doações em dinheiro, agora, após o bronze, vem pedindo que sejam feitas carreata e desfile em carro aberto com esses guerreiros e guerreiras. E durante uma entrevista ao vivo, nosso jornalismo pediu publicamente ao Secretário Municipal de Cultura Alex Tiso, ao Prefeito Marcelo Chaves Garcia e à direção da TV Alterosa (detentora do Fenac) que viabilizassem a participação desses medalhistas no palco do Festival para serem apresentados e aplaudidos pelos trespontanos que ali representariam toda população.
O resultado do pedido não poderia ser melhor, tanto na questão da adesão popular, que reforçou o coro, quanto no resultado obtido e revelado na manhã de 23 de agosto pelo Secretário Alex, que confirmou na ocasião a participação dos alunos do Monsenhor Silveira, à partir das 21 horas daquele sábado, na abertura da segunda noite do Festival Nacional da Canção em Três Pontas.
Após a prova foi realizada a premiação, no dia 19 de agosto, na Tailânsia. O Brasil conquistou o terceiro lugar na pontuação geral. Representantes de várias escolas fizeram parte da agremiação brasileira, dentre eles os alunos da Escola Estadual Monsenhor João Batista da Silveira. Sete jovens brasileiros atingiram pontuação suficiente para trazerem o bronze para o Brasil. E mesmo as escolas que não tiveram nenhum aluno com a pontuação necessária, por fazerem parte da mesma equipe (brasileira), também receberam o bronze. E desses sete, uma é aluna de Três Pontas: Mariana. Mas, todos os dez trespontanos levaram o terceiro lugar.
E a conquista de Mariana e de todos os outros participantes de Três Pontas é ainda mais notável quando confirmamos que apenas ela e seus colegas trespontanos são estudantes do ensino público. Os outros seis (melhores colocados) e todos os outros pertencem a escolas particulares.
Uma conquista histórica para a cidade de Três Pontas através da Educação.
Outras Homenagens
No dia 05 de setembro os medalhistas de bronze na Olimpíada de Matemática foram saudados em desfile em carro aberto do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) pelas ruas de Três Pontas.
Eles ainda foram homenageados na edição local do FENAC (Festival Nacional da Canção), quando subiram ao palco e foram, de pé, aplaudidos pelo público que lotou a Praça Cônego Vítor.
A Câmara Municipal ainda realizará mais duas cerimônias de entregas de Moções de Aplauso ainda este ano em Três Pontas.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras