O empresário Michel Renan Simão Castro é o responsável direto ou indireto pela contratação, permanência e direitos de cerca de 3 mil trabalhadores em Três Pontas, sendo assim um dos maiores geradores de postos de trabalho. Inteligente, audacioso e aguerrido, Michel Renan continua abraçando e encarando novos desafios com coragem e competência destacadas. O mais novo deles é a provedoria da Santa Casa. Nesse Dia do Trabalho, nada melhor do que destacar o trabalho de alguém que acorda por volta das 5 horas da manhã e que exerce diversas funções (inclusive voluntária) até altas horas da noite.
Michel Renan Simão Castro começou a trabalhar muito cedo e tomou gosto pela labuta. Ele que é pai, já foi casado e que tem 43 anos de idade, é um dos maiores empreendedores de Três Pontas. Oficialmente é empresário, mas seu trabalho vai muito além de suas empresas.
Atualmente, Michel Renan Simão Castro é proprietário da empresa Politubos/Poliatacados que gera 67 empregos. Também tem a Futuro Factoring que gera mais 8 postos de trabalho. Na área rural emprega 6 pessoas. “Além disso, uma coisa nova que eu tenho gostado muito é o trabalho da Certificação Digital que já está presente em 11 cidades da região e que também gera oportunidades de trabalho e renda”, disse Michel Renan.
Apesar dessa conta já parecer fechada, ou seja não sobrar mais tempo algum para outros compromissos profissionais, Michel Renan vem há alguns anos se destacando como presidente da Associação Comercial e Agroindustrial. Através de um trabalho forte e transparente, ao lado de sua competente e presente diretoria, Michel reestruturou e colocou a Acai-TP em outro patamar, com novos serviços ofertados aos comerciantes e toda estrutura na defesa da categoria. Desde que assumiu o posto, a Acai-TP não pára de crescer e o comércio a se fortalecer. Apesar dos grandes desafios e da concorrência muitas vezes pesada, da crise nacional, os resultados são animadores, diante de toda expansão dos negócios que envolvem o setor.
“A Associação Comercial está cada vez mais estruturada de fato. É um trabalho muito sério e de equipe realizado ali para defender nossos comerciantes, afinal de contas eles são responsáveis por gerar 2.700 empregos diretos. O nosso comércio é forte, tem sempre oferecido variedade, qualidade e bons preços, tanto que clientes de outras cidades vêm comprar aqui. É uma luta diária e os resultados nos agradam muito”, comentou.
E como se isso tudo não fosse o bastante, Michel Renan Simão Castro, inquieto e conhecido como um excelente administrador, resolveu abraçar outra causa e de forma voluntária, ou seja, sem receber nada. Michel foi recentemente eleito Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, trabalho árduo e voluntário, onde não recebe nada financeiramente falando.
A situação financeira da Santa Casa é realmente difícil. Muitos problemas como repasses de verbas atrasados, salários atrasados de médicos e funcionários e a necessidade de tirar a entidade do vermelho. Ali são gerados 282 empregos para colaboradores em diversas funções, além de empregar 54 médicos.
“Eu vi a situação em que se encontrava a Santa Casa e decidi que eu poderia dar minha parcela de contribuição, ao lado do diretor Silvio Greenfel e de nossa diretoria. Coloquei pessoas sérias e competentes, da minha confiança ao meu lado e estamos certos de que com muito trabalho conseguiremos mudar esse quadro. Já pensou o que seria da cidade se a Santa Casa fechasse? Pois é, é muito sério.
Nós estamos gerenciando o Hospital como uma empresa, que deve dar lucro, andar com as próprias pernas. Felizmente nós já conseguimos ter a CND (Certidão Negativa de Débito) de volta e com isso poderemos receber novos investimentos e recursos federais e estaduais. Nós estivemos agora em Belo Horizonte e conversamos com diversos deputados em busca de apoio, afinal quem teve voto aqui deve também colaborar com a Santa Casa.
A Associação Comercial tem sido uma grande parceira, estamos realizando rifas e uma série de situações, como o Cartão Saúde para ajudar com que a Santa Casa chegue ao ponto de se manter sem dificuldade. Estamos otimistas. Esse ano será muito difícil, mas já vislumbro coisas melhores para 2018 e isso inclui, claro, a classe trabalhadora”, concluiu Michel Renan.
Parabéns ao trabalhador sério, honesto e solidário Michel Renan por todo esse trabalho em prol de Três Pontas. Certamente esse incansável lutador não parará por aqui. Muita água ainda passará debaixo dessa ponte. Talvez a política em favor do povo seja sua próxima bandeira. Apoio de muitos setores não faltará.
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)