A Estética La Belle está celebrando agora em 2015 40 anos de existência, sendo pioneira no setor e colecionando excelentes resultados nessas quatro décadas. E a grande responsável por essa história de sucesso é a esteticista Lucimar Tiso Veiga, que tem seu nome confundido com a história e avanços dos tratamentos de beleza em Três Pontas. Por isso o Conexão Três Pontas decidiu homenageá-la.
Lucimar Tiso Veiga nasceu em Três Pontas e residiu na cidade natal até os 28 anos de idade, quando resolveu juntamente com a família morar em Belo Horizonte. É filha de João Corrêa Veiga e Irene Tiso Veiga. Sempre com uma liderança nata e a busca desenfreada pelo novo, pelo pioneiro, pela qualidade, resolveu voltar para Três Pontas trazendo novidades do ramo estético.
“Eu sempre fui uma pessoa vaidosa, principalmente com a pele. Eu passava em frente àquelas clínicas de estética de Belo Horizonte e ficava sonhando em um dia entrar ali para tratar da minha pele. Um dia eu vi um convite num caderno feminino do Diário de Minas convidando pessoas para conhecerem uma nova linha de produtos numa clínica de estética. Convidei minha cunhada e nós fomos participar daquele lançamento. Fui encorajada a fazer um curso de estética. Não sabia de nada. E a promotora do curso me indicou o Senac, me deu o endereço. Eu fiz o curso e surgiu a vontade de retornar a Três Pontas. Mas antes me especializei, fazendo outros cursos, como maquiagem, estética facial, estética corporal, massagem e depilação, que era uma coisa que eu nunca tinha ouvido falar, em se tratando de cera quente. Então retornamos e eu abri minha clínica há 40 anos atrás, inicialmente na antiga galeria do Chapéu de Palha, no centro de Três Pontas. Era uma novidade pra mim e para a cidade. Eu fui a pioneira e as pessoas começaram a procurar e meu trabalho foi ganhando repercussão, aceitação e colhendo grandes resultados. Hoje, inclusive, ainda tenho clientes que começaram a cuidar da pele e fazer tratamentos comigo há 40 anos atrás”, comentou Lucimar.
A La Belle (nome francês que significa A Bela) passou por vários momentos da estética. Inicialmente oferecia depilação e tratamento facial. Naquele tempo, o tratamento facial se resumia a passar um produto para limpar a pele e fazer uma massagem e depois uma máscara no local. Manchas e espinhas, inicialmente, não contavam com tratamentos. Não havia recursos, aparelhos e tratamentos específicos. Mas aos poucos Lucimar foi crescendo, começou a pesquisar e a participar dos melhores congressos de estética no Rio de Janeiro. E no pós-congresso Lucimar fazia outros cursos e assim fez durante vários anos, trazendo produtos específicos, com o passar do tempo, para cada tipo de pele. Ela começou a fazer o trabalho corporal já em seu novo endereço.
“Eu fazia experiências em mim mesma e percebi que os congressos estavam mais focados na parte comercial. Muitos estandes e inúmeros produtos. Mas a experiência me ensinou a chegar a uma conclusão minha, a um tratamento exclusivo meu. Fui eliminando aquilo que só tinha caráter comercial. Fui selecionando as coisas que eu queria. Trabalhei anos com o tratamento corporal, mas notei que ele é difícil de ser feito, porque a cliente sempre queria que eu resolvesse, por exemplo, a questão da obesidade dela. Ela não entendia que o tratamento servia para ajudar a desmanchar a gordura localizada. A pessoa comia muito e não fazia uma dieta e achava que eu iria resolver essa questão dos muitos quilos a mais. E assim achava que o meu tratamento não surtia o efeito. Eu não fazia tratamento para emagrecer. Assim deixei esse tratamento e me especializei ainda mais na parte facial”, pontuou.
Lucimar diz que a beleza não pode ser tratada apenas de uma forma externa, e que os resultados mais positivos são aqueles que envolvem uma beleza de saúde física e também de uma saúde mental, espiritual. Assim, ela foi agregando aos tratamentos a musicoterapia, com músicas clássicas escolhidas para o relaxamento, além de recomendar livros e a inclusão da cromoterapia, imagenterapia, o colchão de massagem vibratória para o relaxamento da coluna e outras novidades, incluindo uma boa alimentação.
Hoje a La Belle conta com clientes de todos os perfis da comunidade trespontana. Atualmente desenvolve um importante tratamento contra as acnes de adolescentes, utilizando a metodologia da laserterapia de baixa intensidade, que não tem eleitos colaterais, mas que destrói a bactéria da acne e das espinhas inflamadas. Também oferece um tratamento para manchas, um dos grandes sucessos da clínica. Conta com um kit clareador exclusivo, composto por produtos desenvolvidos pela própria Lucimar e por uma farmacêutica renomada de São Paulo. São produtos de qualidade avançada e que, segundo ela, tentam ser copiados pela concorrência. Lucimar garante a qualidade de seus produtos dentro da cosmecêutica.
Também trata o envelhecimento com vários produtos, como o veneno de cobra, a enzima Q10, entre outros. Mas a grande novidade é o microagulhamento , que é feito em jovens e idosos, pele negra, pele com sequelas de acnes, etc. Consiste em rolar um aparelho que é cravejado de centenas de pontas de microagulhas de aço inoxidável, esterilizado com raios gama, que vão facilitar a penetração dos ativos que serão colocados em cada pele, além de induzir a produção de colágeno e um reestruturação daquela pele.
A esteticista contou que 40 anos atrás os homens não entraram de forma alguma numa clínica de estética e que eram chamados de “mulherzinhas” ou “bibelô” aqueles que pensassem em entrar numa clínica de estética. Nem acompanhavam as esposas em seus tratamentos. Hoje em dia mudou muito. Hoje os homens são chamados de metrossexuais, mas são apenas aqueles homens que se dedicam a cuidar da pele, da auto estima e ter cuidados com o corpo. Ela reforça que a pele do homem é mais difícil de cuidar do que a pele feminina pela questão da oleosidade e que, por isso, é um erro grande quando o homem compra qualquer produto em perfumaria sem ter conhecimento de um profissional de área estética, que avaliará sua pele e suas necessidades. Hoje, de cada 10 clientes da La Belle, 3 já são homens e na maioria dos casos são adolescentes. Homens mais velhos estão procurando a clínica para tratamentos de prevenção da calvície e para recuperar uma calvície que não está em estágio avançado.
Nesses 30 anos, Lucimar Tiso Veiga passou por muitas experiências, e ficou profundamente emocionada ao se lembrar da ajuda que teve.
“O que eu mais observei nesses 40 anos é que a profissional da estética tem que deixar da lado a recomendação de produtos apenas para ganhar dinheiro. É preciso sim ter o retorno financeiro, mas pautado na satisfação da pessoa que nos procura. Quem nos procura não abandona os tratamentos da La Belle. O fato de criarmos tratamentos exclusivos foi um grande marco. Eu amo o que eu faço e tenho uma satisfação de dever cumprido, ao ver os resultados do meu trabalho e a clientela grande e fiel.
Sobre o agradecimento, é difícil (emoção). Quarenta anos não são 40 dias. Quando eu comecei a estética ainda estava casada. Preciso agradecer imensamente o que o meu ex-marido Sebastião Lucas de Oliveira (Luquinha), que continua sendo meu grande amigo, fez por mim. Ele me dava todo apoio, me levava em cursos no Rio. Ficava sozinho no hotel e era difícil. As vezes, no Rio de Janeiro, ele ficava sozinho e ia para as praias e acho que dessa parte ele gostava muito, por causa das mulheres bonitas (risos). Ele fez maca, cadeira, inventou aparelhos que viu em congressos, enfim. Foi um grande parceiro. Também preciso agradecer as minhas filhas Érica e Daniela, que cuidavam do meu outro filho Gustavo e também dos gêmeos Leandro e Lívia, enquanto eu fazia os cursos. Também agradeço os professores do Senac que tive e especialmente as minhas funcionárias que já passaram por aqui. E hoje a Val que é meu braço direito e será ela a minha sucessora. Nenhuma das minhas filhas e nem netos quiseram entrar nessa área. A Val é uma excelente funcionária, já faz curso de estética e já atende muito bem. Agradeço aos amigos e clientes nesses 40 anos. Dona Dote desencarnou recentemente e esteve comigo nesses 40 anos. É um símbolo, pois quando começou estava com 60 anos de idade e se tratou comigo até os 95 anos. Ela comprava produtos e ela ia sempre na clínica. Agradeço infinitamente a todos”, concluiu.
Lucimar Tiso Veiga ainda revelou que atualmente muitos clientes da zona rural têm procurado a clínica, por conta das divulgações de dicas nas emissoras de rádio. Ela não pensa em se aposentar, mas no auge de seus 73 anos demonstrou vontade de permanecer na função por mais 10 anos. E com a clínica agora de volta ao lado de sua residência, ela já consegue descansar em alguns períodos do dia, nos intervalos de atendimento.
Parabéns Lucimar Tiso Veiga pelos 40 anos de sucesso, pelos 40 anos de Estética La Belle!