Sempre que datas comemorativas se aproximam, é comum ler notícias de que a condenados que cumprem pena de prisão será concedido o indulto. É a lei n. 7.210/1984, conhecida como Lei de Execução Penal (LEP), que prevê as saídas temporárias, chamadas popularmente de “saidões”. Elas têm como objetivo auxiliar o preso no retorno aos convívios familiar e social e geralmente ocorrem em datas comemorativas específicas, como Natal, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais. De acordo com a lei, podem requerer o benefício os condenados do regime semiaberto que tenham cumprido, ao menos, 1/6 da pena se primários e 1/4 se reincidentes. Também é preciso comprovar bom comportamento. Em Três Pontas algumas detentas serão beneficiadas este ano. Quem fala sobre o tema é o diretor do Presídio local, Washington Borges:
Suzane Von Richthofen é beneficiada pela terceira vez
Condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais, em 2002 a presa Suzane von Richthofen deixou a penitenciária feminina de Tremembé (SP), na manhã desta quinta-feira (10) para passar o Dia das Mães em liberdade.
Outra detenta famosa, Anna Carolina Jatobá, condenada a 26 anos e oito meses de cadeia pela morte da enteada Isabela Nardoni, também foi beneficiada com a saída temporária correspondente ao dia em que se prestam homenagens às mães. Ela saiu do presídio um pouco antes da colega de prisão.
Chega a ser irônico que no dia das mães, uma mulher que ajudou a matar a própria mãe e outra que ajudou a matar a enteada recebam o benefício, que na teoria, seria para que os presos do regime semi-aberto passassem junto ao seus pais.
No caso de Suzane, esta seria a última vez que faria uso do indulto, tendo em vista que existe um processo em andamento para que Suzane cumpra o restante da pena em regime aberto.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras