NOTA 10: Cristiane Machado foi a responsável pela produção dos looks de Deborah Secco na Rede Globo e agora triunfa com o campeonato da Imperatriz Leopoldinense e ainda eleita a melhor costureira do Carnaval Fluminense
Sim, a trespontana Cristiane Machado, vive o auge de sua carreira profissional. No final de 2022, durante a Copa do Mundo do Qatar, ela foi a responsável pela produção de looks ousados e bastante comentados da atriz Deborah Secco, que integrava a bancada do programa Tá na Copa, exibido pelo canal fechado SporTV, da Rede Globo de Televisão. A repercussão foi imensa e, claro, altamente positiva. Mas faltava um grande bolo para essa festa. E ele veio em forma da conquista do carnaval carioca pela Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, onde ocupa há anos a função de costureira. E acham que acabou? Que nada! Bolo que se preze, pelo menos nos ditos populares, tem que ter cereja. E a cereja desse bolo foi o reconhecimento, a premiação de melhor costureira da Sapucaí em 2023.
Vamos contar como Cristiane Machado fez um gol de placa no mundial e como sambou bonito na Marquês de Sapucaí:
TÁ NA COPA
Uma das maiores atrizes do Brasil, a bela Deborah Secco, fez enorme sucesso no canal fechado SporTV durante a Copa do Mundo do Qatar. Ela fez participações especiais e diárias no programa ‘Tá na Copa’, sempre com looks (visuais) que deram o que falar. E as roupas foram confeccionadas pela costureira trespontana Crys Machado, diretora do setor de costura do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro.
Foram cerca de 30 looks distintos para a cobertura da Copa do Mundo do Qatar que teve como matéria-prima uniformes da TV Globo/SporTV. Um dos exemplos foi um blazer que foi customizado para ter um caimento oversized, doado para a atriz pelo narrador Galvão Bueno.
“Era um blazer do Galvão que estava parado aqui no nosso acervo. Mandei colocar as logomarcas novas do canal SporTV e criamos um look novo para a Deborah Secco”, explicou Carol Gama, figurinista do esporte da TV Globo.
A profissional, que contribuiu para a elaboração do conceito ousado das roupas da atriz para o programa esportivo do canal SporTV, se diz muito satisfeita com o resultado. Que aliás, se materializou através do talento da costureira trespontana Crys Machado.
“O que nós também procuramos fazer com esses looks da Deborah foi justamente brincar com o elementos da alfaiataria tradicional, que muitas vezes passam a impressão de serem caretas. Estamos dando um ar mais moderno, divertido e ousado”, concluiu Carol.
QUEM É CRISTIANE MACHADO?
A costureira Crys Machado nasceu em Três Pontas, no sul de Minas Gerais. Ela reside em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro e é mãe de dois filhos. Além de ter seu próprio atelier, ela gerencia a produção das fantasias da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, chefiando uma equipe de costureiras.
“Nós não levamos nem uma semana para entregar as 15 primeiras peças que compõem toda essa produção para a atriz Deborah Secco. O cropped, por exemplo, eu fiz em menos de meia hora. Já o casaco com capuz foi o que mais demorou e que deu mais trabalho. Só não sei dizer qual é o meu look preferido”, revelou Crys Machado, de 45 anos de idade e de uma história de muito sucesso na referida escola de samba.
_____continua depois da publicidade________
IMPERATRIZ CAMPEÃ
Reza a lenda que Lampião, quando morreu, o diabo não o aceitou. No céu também não entrou, então ele voltou à terra, e foi viver atrás dos dentes de uma carranca, sendo acolhido pelo povo brasileiro. E com esse tema, a Imperatriz Leopoldinense trouxe para o bairro de Ramos o título de campeã do carnaval fluminense em 2023, com a nota 269.8. Em segundo lugar ficou a Viradouro, com 269.7 e em terceiro, a Vila Isabel, com 269.3.
Com uma samba que era um forró, a escola levou para a Sapucaí muita cor e terminou aplaudida seu desfile. Há 22 anos a agremiação não ganhava o carnaval do Rio, e a apuração foi tensa, com um final feliz para os leopoldinenses! A escola, assim como diversas outras, homenageou uma figura importante na história brasileira, e optou por um viés diferenciado, colocando na avenida cangaceiros para sambar. A única filha de Lampião e Maria Bonita, Expedita Ferreira, foi destaque em um dos carros da Imperatriz Leopoldinense.
Lampião é um personagem controverso. Uns gostam outros não. Muitos o consideram um ícone do cangaço e para outros ele não passou de um grande bandido. Crimes como incêndios, mortes, estupros e mutilações eram atribuídos aos cangaceiros liderados por ele, gerando, por vezes, desespero na população sertaneja. Passou a ser procurado pela polícia por atacar fazendas do sertão, roubar gados e cometer abusos sexuais, sequestros e assassinatos. Mas o Lampião também é visto como herói, já que o movimento do cangaço estava ligado à disputa por terras e à revolta contra a miséria no nordeste. Independente do tema do carnaval escolhido pela Imperatriz, o fato é que ela fez um desfile maravilhoso e Cristiane Machado arrebentou na confecção das fantasias.
_____continua depois da publicidade________
MELHOR COSTUREIRA DO GRUPO ESPECIAL EM 2023 NO RJ
Cristiane Machado foi eleita a melhor costureira do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, ao lado de Sirley dos Santos. Uma conquista pessoal de quem sempre lutou pela comunidade leopoldinense. Trabalho que ela faz com muito amor e dedicação.
“É daqui que eu tiro meu sustento, é daqui que eu já realizei sonhos e eu tenho certeza que vou conseguir realizar mais. Falta mão de obra na nossa área. Espero um dia poder ajudar e ensinar quem tem interesse em aprender. A oportunidade que a gente dá para as pessoas de trabalhar aqui é muito grande”, conta Cristiane.
Não chega a ser surpresa o fato de mais uma filha ou filho de Três Pontas brilhar além de seu território. Não atoa somos a terra da Fé, da Música e do Café. De tantas outros setores e artes. Do esporte e também do carnaval. É daqui a melhor costureira do mais importante desfile de escolas de samba do mundo. Parabéns Cristiane Machado.
*Com informações do Voz das Comunidades
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #distanciamentosocial #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas #vacinacontracovid19