O conturbado Campeonato Brasileiro de 87 finalmente teve fim e o Sport Recife foi declarado campeão. Encerraram-se todos os prazos legais para reversão da derrota Flamenguista, só cabe agora ao rubro-negro carioca aceitar. Coroar o clube de Recife campeão era o mais correto a se fazer, afinal, quem não joga não ganha.

A Copa União de 1987 (Campeonato Brasileiro), foi uma competição muito confusa. Os 13 maiores clubes do país na época se juntaram formando um grupo chamado Clube dos 13, e tinham como objetivo organizar o Campeonato Brasileiro, denominado Copa União. Esses clubes formariam a primeira divisão que era o Módulo Verde, equipes como Guarani e América-RJ, vice-campeão e semifinalista, respectivamente do ano anterior, não foram convidados. Essas equipes não concordaram com a decisão, pois tinham direito a disputar a primeira divisão tendo em vista seu resultado no ano anterior. O jeito foi ir atrás da CBF, que por sua vez decidiu por criar o Módulo Amarelo contendo essas e outras equipes.

É aí que começa a grande polêmica. A CBF definiu que a Copa União seria dividida em Módulos e com o enfrentamento dos dois primeiros colocados do Módulo Verde e do Módulo Amarelo, o vencedor desse chaveamento seria o Campeão Brasileiro de 87. A decisão não foi do agrado de todos os clubes, mas teve de ser acatada. O Módulo Verde foi vencido pelo Flamengo e tendo o Internacional como vice-campeão, já o Módulo Amarelo foi conquistado pelo Sport e o segundo lugar ficou com o Guarani. Flamengo e Internacional se recusaram a jogar e foram derrotados por WO perante o Sport e o Guarani que fizeram a final, vencida pela equipe nordestina.

Time do Flamengo em 1987.

Ambas as equipes rubro-negras se consideravam campeãs daquele ano. Nos últimos anos houve diversos confrontos na justiça para se definir o campeão. Repetidas vezes o Sport foi declarado vencedor e o Flamengo recorria da decisão, porém essa história finalmente teve um fim, o Supremo Tribunal Federal (STF) bateu o martelo consagrando os nordestinos campeões e dessa vez não se pode mais recorrer, esgotaram-se os prazos e o processo foi finalizado com derrota carioca.

Atitude corretíssima tomada pelo STF, já que o Flamengo juntamente com o Internacional se recusaram a jogar o quadrangular final que definiria o caneco, portando o campeão é sim o Sport que cumpriu seu papel e foi ao jogo. Com a desistência das duas equipes o time de Recife fez a final contra o Guarani se sagrando vencedor. Não tem o que o Flamengo reclamar, não faz sentido querer brigar por um título na justiça, sendo que ele nem disputou as partidas.

Parabéns ao Sport, único campeão de 87.

 

 

 

Vinícius Souza

 Graduando em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo

 

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *