A lutadora de MMA, Amanda Ribas, natural de Varginha (MG), recém-chegada ao Ultimate Fighting Championship (UFC), maior competição do mundo de Artes Marciais Mistas, venceu a primeira batalha no octógono. Fora dele, ocupa seu tempo com os treinos e contratos de patrocínio.

Amanda fala da importância das pessoas não desistirem de seus sonhos, para tanto, é necessária muita dedicação. Ela conta que tem vivenciado uma verdadeira “maratona” entre Varginha e os Estados Unidos, onde fica a sede do UFC, local em que se prepara para as próximas lutas.

Além disso, passou por lesões e preconceitos que a fizeram se afastar por dois momentos das lutas. Porém, seu sonho foi mais forte, o que a fez retomar a sua busca pelo título mundial.

A lutadora começou a praticar artes marciais ainda criança. Sempre treinada pelo pai, Marcelo Ribas, a jovem passou pelo Jiu-Jitsu e Muay-Thai.

Com 14 anos já estava morando e treinando em Belo Horizonte.

Já classificada para seletivas de jogos olímpicos, em duas oportunidades, duas cirurgias no joelho atrasaram o sonho de fazer carreira internacional.

O pai Marcelo Ribas, mestre de artes marciais, treinador e  incentivador de Amanda, salienta que “dificuldade em todo lugar sempre existiu e existe. A Amanda sofreu contusões, fez duas cirurgias, depois veio a suspeita de dopping”. Marcelo comentou que sabia que Amanda iria crescer no esporte, mas não imaginava que na proporção atual.

Ela disputou o Brasileiro Amador de Muay Thai e garantiu a classificação para o mundial em Las Vegas, também vencido pela atleta varginhense. Porém, a acusação de dopping quando buscava sua entrada no UFC, a deixou afastada por um ano e oito meses, mas, com a confirmação de sua inocência o contrato foi fechado.

Agora no UFC, Amanda vive um momento totalmente diferente. As dificuldades de treinos e patrocínios ficaram para trás. Segundo ela, atualmente muitas empresas têm procurado pela atleta, que treina nos Estados Unidos, no American Top Team, considerado o melhor centro de treinamento de Artes Marciais Mistas do mundo.

Amanda venceu a primeira luta do UFC por finalização.

O médico especialista em Medicina Esportiva, Endocrinologista e Nutrólogo Dr. Michel Salles, médico que acompanha Amanda em Varginha, afirma que clinicamente ela tem tudo para conquistar um cinturão no UFC. “Amanda está com a gente há mais de cinco anos. Seu biotipo ajuda muito, sua constituição muscular é privilegiada. Na parte nutricional, Amanda Ribas também sempre foi cuidadosa e segue à risca aquilo que lhe é passado. Posso afirmar que ela tem tudo para continuar crescendo no esporte, conquistando mais espaço e vitórias.”

Dr. Michel Salles e Amanda Ribas.

Amanda acredita que o sonho está só no começo e se mostra determinada: “O meu sonho é ser campeã no UFC. Farei de tudo para que isso aconteça. Espero motivar muita gente, mostrar que uma pessoa do interior pode vencer. Não importa de onde ela é, o que conta é ter força de vontade, garra e fé em Deus.”

Assim, de acordo com suas crenças, é possível que outros jovens do interior também se destaquem, desde que se esforcem e acreditem em seu potencial.

PRÓXIMA LUTA

UFC Tampa (Flórida, EUA)

Adversária: Mackenzie Dern

Data: 12 de outubro

Transmissão: Canal Combate

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *