Os corpos da família que morreu em um acidente aéreo em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, foram liberados na madrugada desta segunda-feira (5) pelo Instituto Médico Legal (IML). Eles estão sendo preparados por uma funerária da cidade para serem levados até Varginha, no Sul de Minas.
O casal de médicos Marcos Nogueira Chagas, 45 anos e Carla Giannine Pereira Medina e os filhos, sendo duas meninas de 8 e 10 anos e um menino de 12 anos morreram no fim da manhã desse domingo (4). A aeronave da família caiu em uma região de pasto cerca de um quilômetro do Aeroporto Municipal.
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) devem chegar ao município a qualquer momento para começar as investigações. Parentes das vítimas já estão na cidade aguardando o translado dos corpos.
Os médicos trabalhavam para a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Por nota, o departamento lamentou o ocorrido. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares ratificando nosso voto de pesar pela perda e agradecimentos ao trabalho prestado à Saúde Pública do DF”.
A família passou o fim de semana em um rancho com familiares em Varginha e estavam voltando em uma aeronave particular para Brasília (DF) onde os médicos trabalham. Eles morreram no local.
O piloto era o próprio médico. Conforme informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave de matrícula PR-ZMZ era experimental, tinha a situação de aeronavegabilidade normal, mas tinha capacidade somente para quatro pessoas, sendo três passageiros e o piloto.
Acidente aéreo
A queda da aeronave que transportava cinco pessoas da mesma família foi registrada por volta das 11h30 em um pasto próximo ao aeroporto de Patos de Minas.
O piloto Edvar Marques da Costa estava no aeroporto na hora do acidente. Ele informou ao MG1 que percebeu que a aeronave sobrevoava rápido e baixo. “A situação parecia de pânico. Vi a aeronave cruzando o aeródromo, acho que ele fez de tudo para retornar a pista. Pensei que ele iria contornar para pousar. Então ouvi o barulho da queda, infelizmente”, contou.
A princípio, equipes do Corpo de Bombeiros encontraram quarto corpos, mas a quinta vítima foi localizada depois. A aeronave havia saído de Varginha com destino a Brasília (DF).
A Polícia Civil auxiliou na retirada dos corpos dos escombros e a Defesa Civil também esteve no local para avaliar o risco de contaminação de combustível nos mananciais próximos.
A investigação será feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Fonte: G1 Sul de Minas
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras