Olá caros leitores do Conexão Três Pontas, espero que esteja tudo bem com vocês. Ultimamente estava bem atarefado por isso me ausentei um pouco do site com as minhas colunas, gostaria de primeiramente agradecer ao Roger Campos e a toda a família Conexão pela oportunidade, e também de parabenizá-los, pois o site tem se mostrado imparcial e de coragem ímpar ao se posicionar ao lado da população trespontana. Mas, sinceramente, não me surpreendeu pois conheço o caráter dos mesmos e já esperava por esta atitude.
O que os Trespontanos querem?
Sempre procurei utilizar este espaço para falar de assuntos de âmbito geral, não me restringir apenas em questões que eu particularmente estava envolvido, porém desta vez é inevitável, tendo em vista que Três Pontas nos últimos dias passou a ser notícia em vários meios de comunicação, devido às manifestações pedindo redução salarial dos Vereadores, Prefeito, Vice e Secretários.
Este movimento surgiu tem pouco menos de um mês, e a maioria das pessoas acreditam que surgiu logo após o aumento de R$70,00, mais a verdade é que antes disso já havia sido idealizado, porém estávamos em um processo de estudo das formas legais de se conseguir esta redução. O Projeto de Lei que aumentou o salário dos vereadores, prefeito, vice e secretários, na verdade, nos soou como um alerta, foi como se os próprios vereadores colocassem a lenha na fogueira, e lhes garanto tem muita lenha pra queimar.
Começamos com uma comissão preocupada principalmente com as questões Jurídicas, pois já sabemos que os políticos de Três Pontas são casca dura, e também já estão familiarizados com polemicas. Nosso objetivo é claro e não vamos nos calar e nem parar até conseguir.
Só o começo
Na última quinta dia 10, foi votado em primeiro turno a Redução do número de vereadores de 15 para 11, Primeiramente o Projeto foi apresentado pelo Vereador Sergio Eugênio Silva pedindo a redução pra 13, logo em seguida teve uma emenda pra 10 de autoria do Vereador Francisco Fabiano Diniz (Popó) (vista por alguns como oportunismo, já que em 2013 ele havia sido contra a Redução pra 11), outro vereador que apresentou emenda pra 10 foi o José Henrique Portugal, mais não terminou por aí Paulo Vitor da Silva apresentou outra emenda desta vez pra 11 alegando que na câmara deve haver um número ímpar, pois facilita na votação dos projetos, por uma questão de ordem votaram a última emenda e por 10 a 4 foi aprovado a Redução de cadeiras do Executivo, quatro vereadores votaram contra, Portugal, Popó e Sergio como forma de protesto e Francisco de Paula Vitor Cougo (Chico da Cocatrel) o qual não se manifestou, apenas levantou lá na hora e deixou a entender que era o único que não queria a redução.
Apesar da Redução do número de Vereadores ser uma vitória significativa, ainda não é o nosso objetivo, queremos mais e a população Trespontana merece mais.
5 mil é uma ofensa
O País inteiro passa por uma recessão, sabe porque¿ porque quando falam em dinheiro público estão falando do nosso dinheiro, isto mesmo, nem governo, nem prefeitura gastam um centavo que não saia do nosso bolso, hoje pagamos em média 45% de imposto em tudo que consumimos, porque a máquina pública está inchada, os gastos são sempre altos, muitos vereadores alegam que não é fácil executar esta função e que precisam ser bem remunerados para trabalharem motivados, nessas horas não sei se começo a rir ou se choro, recentemente tivemos o processo de nucleação de escolas na Zona Rural, motivo falta recursos, Servidores do Município vivem a mingua, muitos não conseguem sequer receber o salário mínimo devido aos descontos de folha de pagamento, temos obras paralisadas, falta remédios na nossa cidade, temos vários dilemas sociais em Três Pontas, falta investimentos em muitas áreas dentre elas duas em especial a Segurança e a Saúde, já ouvi relatos absurdos, o mais recente foi de que no Hospital não havia Dipirona, tudo isso porque o Município não tem recursos, por isso acho absurdo este mega Subsídio de 5.450,00, Primeiro porque temos uma maioria de vereadores incompetentes, que quando pede a Tribuna ou é para nomear ruas ou é para pedir Moção de aplausos, fato este que pode ser comprovado inclusive na próxima quarta, outro fato que não pode ser esquecido, são alguns que também menosprezam a população, quando fomos a primeira vez na câmara na saída fomos surpreendidos por um vereador que ao fumar na porta da câmara ainda balançava a cabeça em sinal de repúdio a manifestação, como se precisasse do povo mais, em contrapartida também não vou ser hipócrita de dizer que são todos péssimos vereadores, temos bons vereadores sim, nenhum tão surpreendente confesso, mais há alguns que pelos menos conhecem este ofício, o que não deixa de ser exorbitante o salário que eles recebem.
Peço encarecidamente a você leitor que reflita: Porque um Vereador deve ganhar mais que um Professor (a) que se dedica a educar e preparar nossas crianças e jovens para a realidade? Porque um Vereador deve ganhar mais que um Policial que coloca sua vida em risco para proteger toda a sociedade? Porque um Vereador deve ganhar mais que um enfermeiro que cuida e se responsabiliza por vidas?
Um Vereador além dos R$ 5.450,00 ainda pode trabalhar onde quiser e de carteira assinada, tem seus gastos políticos cobertos pelo Munícipio, não precisam bater ponto, não são obrigados a apresentar Projetos e não são fiscalizados. Pra mim isso não é amor ao Município, isto é INTERESSE. Um PROJETO DE LEI POPULAR será apresentado e neste dia veremos quem é a FAVOR OU CONTRA o Município.