Atleta Mauro Cunha sagrou-se Campeão Brasileiro de Powerlifting, recordista do Levantamento Terra e Campeão Mineiro de Deadlifting no maior evento fitness do mundo.
O atleta trespontano Mauro Cunha, muito conhecido por todas as cidades da região pelo seu Levantamento Terra e seu Agachamento, brilhou neste último final de semana em São Paulo. De 20 a 22 de abril foi realizada a maior competição do mundo fitness no Transamérica Expo Center, o Arnold Classic South America, que reúne competições de diversas modalidades, palestras e expositores de suplementos e produtos para musculação.
O Arnold Classic South America tem a assinatura do astro mundial do cinema e ex-governador americano Arnold Schwarzenegger. Pelo segundo ano consecutivo é realizado na capital paulista, já que em anos anteriores acontecia no Rio de Janeiro. Musas e astros do mundo fitness sempre marcam presença, como Gracyanne Barbosa, Bruno Moraes, Juju Salimeni e o próprio “Exterminador do Futuro”. Na edição deste ano o trespontano Mauro Cunha colocou seu nome na história da competição elevando o nome da cidade de Três Pontas. Mauro Cunha sagrou-se Campeão Brasileiro no maior evento fitness do mundo.
TRAJETÓRIA
Mauro Cunha começou a participar dos campeonatos no ano de 2016 em Carmo da Cachoeira na Studio Fitness, conseguindo a primeira colocação no agachamento com 90 kg de cada lado. Em maio de 2017, no segundo campeonato sul mineiro de peso extremo, destacou-se fazendo um levantamento terra, oficialmente conhecido por deadlifting, com peso de 280 kg usando cinta de apoio na barra e conquistando o segundo lugar no agachamento com 200 kg. Em julho de 2017, na academia Mega Shape em Três Pontas, sua primeira apresentação em casa, sagrou-se campeão geral masculino no leg press com 100 kg, executou 240 repetições e pela primeira vez no supino, conquistou o segundo lugar, executando um movimento com 65 kg de cada lado. Em agosto de 2017, já se preparando para o Campeonato Mineiro de Powerlifting e Deadlifting, voltou em Carmo da Cachoeira no terceiro campeonato de supino e agachamento da Studio Fitness e conquistou o segundo lugar no agachamento com 190 kg e o segundo lugar no supino com 160 kg no total.
Mauro Cunha começou a praticar a musculação há dois anos quando pesava 70 kg, a partir de uma aposta familiar de brincadeira de quem quer mudar, muda! Passou a praticar os exercícios com apenas cinco faltas em dois anos, Mauro procurou um grande amigo e parceiro, vice-campeão panamericano de fisioculturismo, Flávio Vitor, para ser seu treinador. Hoje treinam todos os dias das 6 às 8 horas, no centro de treinamento para atletas Matrix Hardcore Training.
Mauro Cunha também filiou-se na Associação Mineira de Levantamentos Básicos, filiada à Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos com sede em Pouso Alegre, Minas Gerais, tendo como presidente Edson Carlos de Paula. Como atleta federado Mauro Cunha participou também do Campeonato Mineiro de Powerlifting e Deadlifting na cidade de Pouso Alegre, sua primeira experiência em um campeonato oficial, valendo vaga para o Campeonato Brasileiro, enfrentando atletas de alto nível estadual nas modalidades e até um campeão brasileiro de 2015, Thiago Miranda Rodrigues.
Por ter participado do Campeonato Mineiro 2017 a Federação Mineira de Levantamentos Básicos convidou o trespontano para participar do Arnold Classic 2018 no Campeonato Brasileiro de Powerlifiting Equipado (onde competiu sem equipamentos, no estilo RAW), competindo contra atletas de MG, SP, PR e SC.
Na categoria novos 40 a 49 com peso corporal até 105 kg sagrou-se Campeão Brasileiro 2018 com a marca de 590 kg dividido em três modalidades: agachamento, supino e levantamento terra.
Mauro Cunha compete na categoria open até 105 kg. Ele faz questão de agradecer todas as pessoas que fazem parte dessa grande mudança que ele chama de equipe, pois, não teria chegado tão longe, elevando o nome de Três Pontas para o mundo sem eles.
“Como prometido fiz meu melhor, 200 kg no agachamento, 130 kg no supino, e 260 kg no deadlifiting, melhor atleta Wilks da categoria, Campeão Brasileiro 2018 categoria Novos até 105 kg de peso corporal. Três Pontas pode brilhar sim! Eu provei isso e tantos outros grandes atletas de ontem, de hoje e do amanhã. Muito obrigado família, amigos, técnicos Eduardo kramm, Flavio Vitor Matrix e a empresa que mais acredita na capacidade dos trespontanos e se preocupam com o futuro da cultura de nossa cidade: MUNDIAL TINTAS E FERRAMENTAS”, disse Mauro Cunha.
Parabéns ao nosso mais novo campeão, o primeiro trespontano a brilhar no topo do Arnold Classic South América, evento que há três anos tem a cobertura presencial do Conexão Três Pontas.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras