CONEXÃO OUVIU MUITOS LEITORES NUMA ENQUETE QUE DEU O QUE FALAR
O Carnaval mudou – e muito. Essa é a opinião que aparece em praticamente todas as rodas de conversa quando o assunto é folia. Mas será que melhorou ou piorou com o passar dos anos?
Uma pesquisa informal realizada com foliões de várias idades mostra opiniões divididas. Para os mais jovens, o Carnaval atual é mais democrático, com blocos modernos, música variada e grandes estruturas.
Já para quem viveu os antigos carnavais, a saudade fala mais alto. Muitos lembram dos bailes de salão, das marchinhas clássicas e da festa mais familiar e tradicional.
“Antigamente a gente aproveitava mais, tinha as escolas e os blocos e não tinha tanta violência. Era mais simples e mais divertido”, relembra dona Maria Aparecida, moradora de Três Pontas há mais de 70 anos.
Por outro lado, há quem defenda que hoje a festa é mais inclusiva, com espaço para diferentes estilos e públicos.
_____continua depois da publicidade________
Especialistas em cultura afirmam que o Carnaval acompanha as transformações da sociedade. Ele reflete costumes, comportamentos e a própria evolução musical do país.
Mesmo com mudanças, uma coisa permanece: a paixão do brasileiro pela folia. Seja no passado ou no presente, o Carnaval continua sendo um dos maiores símbolos da nossa identidade.
ENQUETE
Veja algumas opiniões postadas na nossa enquete pelas redes sociais do Conexão:
Sempre gostei muito do Carnaval. Falta das escolas de samba e dos blocos. Principalmente dos blocos.
Adoro ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eu amo carnaval e sinto falta do investimento em blocos e escola de samba. Sinto falta do carnaval do povão com liberdade e segurança policial. Já vivemos isso aqui.![]()
Já gostei quando tinha as escolas de samba e os blocos, agora está elitizado e separado, cada um no seu quadrado é essa a impressão que passa… Minha opinião
.
Não gosto m pq e e só bagunça depois vem as consequências oq gasta com carnaval serviria pra cuidar da saúde e outros problemas q a cidade enfrenta.
Melhor festa do Ano ![]()
![]()
![]()
![]()
Sinto falta do Carnaval de rua com Trio Elétrico na avenida, escolas, blocos. Carnaval de graça, com a avenida LIVRE PARA O POVO, para quem quiser curtir, se divertir no Carnaval.
Já gostei muito. Mas nos dias de hoje nem parece Carnaval mais. Carnaval ótimo foi da época dos desfiles que saia do fórum até a praça da Matriz esse sim era carnaval referência de Três Pontas.
Adoro!
Cultura tem que ser respeitada, desde que mundo é mundo, sempre teve carnaval, folia de Reis, festa da Nossa senhora, natal etc… a quem goste e quem não goste, isso é muito normal, o que não é normal é um implicando com o outro. Cada um respeitando o outro. E que venha o carnaval ![]()
![]()
![]()
![]()
muita alegria, dança, sorrisos. Vamos curtir com sabedoria galera
.
Sinto falta dos desfiles das escola de samba sinto muita saudade do carnaval de antigamente das brincadeiras trio elétrico, da nega maluca, do boi, era muita divertidos era de graça.
Além de ser cultural, gera serviços e renda e de um modo geral e a festa do povo, todos podem participar!
Gente nada é como antigamente!! Vamos viver o agora e não lamentar o que foi!! Fazer do Carnaval atual tão bom quanto é tudo depende das pessoas apoiarem e se divertir!!
Não gosto do carnaval ,é uma festividade que não faz um pingo de sentido ,fora que as pessoas rótula carnaval como o ano dos acertos de conta .onde muitos morrem a facada e outros tipo de acertos e conta vamos falar assim. E também é muita bagunça e sempre atacando diretamente a Deus o único ser que merece respeito ,brincaram com Jesus, colocaram satanás em um trono e fizeram uma simulação humilhando jesus. Pra mim não serve. Nâo e digno de respeito esse tipo de festividade. É uma falta de respeito terrível .a não credo quem gosta de uma festividade assim que fique a vontade mais respeito meu jamais terá .pq quem não respeita a Deus não merece respeito.
Amo!
A palavra carnaval mudou o sentido. Não tem músicas de carnaval, marchinhas, trio elétrico, escolas de samba, bloquinhos, matinê para as crianças, banho de espuma, caminhão pipa molhando os foliões ao meio dia, samba enredo…. Tem funck ( uma bost@), tem sertanejo ( totalmente fora de época), tem piseiro( nada a ver) , tem djavou ( que nem sei quem ritmo é!) menos música de carnaval. Nunca vi na festa de peão ter marchinhas de carnaval, por quê no carnaval tem que ter música de rodeio? São questões que trago na minha cabeça somente, porque as pessoas de hoje não estão prontas pra essa conversa. Enfim, é complicado explicar o que já vivemos nos carnavais de outrora para essa geração. Quem pulou, pulou, quem não pulou, não pula mais carnaval de qualidade e divertido. Já era, já foi…
Eu gosto do verdadeiro carnaval, carnaval do povo com direito a blocos e escolas de samba.Agora infelizmente aqui em TP eles misturam vários tipos de atrações na qual não tem nada a ver com o carnaval, eu acho que cada festa pede uma atração específica…Temos várias pessoas talentosas na cidade , acho que seria bom se a Prefeitura Municipal de Três Pontas voltassem com as escolas de samba e os blocos! Carnaval é trio elétrico, axé, marchinhas , escola de samba e blocos. O único lugar em TP que ainda faz lembrar o verdadeiro carnaval e na pracinha do centenário, ano passado amei em passar por lá , ambiente bem familiar , várias crianças brincando, o povo se divertindo sem brigas!
Isso que fazem aqui não é, nunca foi carnaval! Carnaval é festa do povo, folia, samba, aché… Quando vejo aquela avenida tão grande, sendo reduzida a um CURRAL, onde se cobra pra entrar, esses shows que ninguém sabe de onde saiu tanto cantor ruim, agora até sertanejo. Cobram ingresso, vendem espaços, camarote. A cultura de TP precisa melhorar muito pra ser mediana!
Carnaval está maravilhoso!!!! Cada ano melhor!![]()
![]()
![]()
Eu não sou favorável a ter carnaval na nossa cidade, onde a casa não está em dia, primeiro, está gestão deveria ter dado um aumento de salário igual ao do governo e não abaixo, nosso aumento ficou distante do mínimo, e ainda estão cortando as horas extras dos servidores públicos do setor de transporte e obras, cortaram o auxílio poeira dos motoristas e por aí vai, eu em particular não entendo, como fazer festa ![]()
se você
deve,
não é melhor pagar as contas para depois fazer festa ![]()
![]()
![]()
Carnaval é umas das minhas paixões, mas faz muita falta as escolas de samba e blocos isso faz parte da cultura onde crianças e idosos adoravam sair pra ver os desfiles. Hj em dia é rock, sertanejo e outros ritmos nada haver com Carnaval.
Gosto só do carnaval no Pontalete!
A questão não é gostar, carnaval é tradição, o que não suporto é os comportamentos dos frequentadores acham que podem tudo , a falta de respeito, mas enfim quadro dias passa rapidinho depois quem exagerou que fique com o prejuízo.
Carnaval é a melhor e maior cultura brasileira! Mas o carnaval bom é realmente o desfile das escolas de samba, onde todos participam de verdade. Crianças, jovens, idosos e etc. Hoje sem desfile de escolas não existe aquela harmonia gostosa onde todos respeitam todos. Mas infelizmente é assim parece que querem acabar com a cultura e colocar esses shows de rock onde a maioria nem saem de casa para prestigiar.
Carnaval é muito bom, digo carnaval, samba, axé, mas estão misturando com rodeio. Música sertaneja, e rock, não fazem parte da cultura.
Se hoje sentimos saudades do carnaval A então vamos brincar o carnaval B a alegria não pode parar, vamos lá foliões mostrem a RAÇA de VOCÊS, porque a vida é curta, APROVEITEM.
Eu gosto! Porém não participo a muito tempo! Enquanto alguns divertem eu trabalho! Kkkk
Quando tinha as escolas estudantes do samba e serrote. Depois o bloco El Toloco e os bois, era muito animado!
Gosto muito. Sinto falta dos desfile dos blocos, na praça da igreja, sinto falta principalmente do El Toloco e da Nega Maluca. Também sinto falta dos bailes nos clubes.
Sim eu gosto do Carnaval o q eu mais sinto falta é das escolas se samba principalmente da Conciência Negra.Mas todas as escolas de samba de Três Pontas foram ótimas maravilhosas sinto falta disso.
Já gostei do muito do Carnaval de nossa cidade. Eu e minha família desfilávamos no SERROTE todos os anos.
As escolas de samba eram maravilhosas. Os blocos eram muito animados. O Clube Trespontano, quanta saudade do verdadeiro carnaval! Principalmente quando descia na RUA NOSSA SENHORA D’AJUDA. LÁ de baixo as pessoas já assistiam o espetáculo lá de cima CARNAVAL é CULTURA…. Cada ano as escolas de samba apresentavam um tema e aprendíamos muito com isso. Infelizmente este verdadeiro carnaval não existe mais.
Foi só o nosso Presidente do Serrote partir, o nosso saudoso Jaime Abreu
que nunca mais houve os desfiles das escolas de samba. Triste mesmo ![]()
Remo Rabello Mesquita Mesquita
A história do Carnaval em Três Pontas é fascinante. Nós anos 50, tempo do Prefeito Paulo de Paiva Loures , o nosso Carnaval ganha uma dimensão extraordinária. Havia grandes desfiles com belos carros alegóricos e Blocos. Mais tarde havia os bailes de Carnaval no Clube Literário e Recreativo Trespontano e outros clubes.
Nós anos 60 surgiram as Escolas de Samba e o Carnaval de Três Pontas foi por muito tempo, considerado o melhor Carnaval do Sul de Minas, e um dos melhores do estado.
O Desfile das Escolas de Samba sempre foi o grande diferencial do Carnaval de Três Pontas.
Por muitos anos, eu e vários familiares desfilamos na Estudantes do Samba. Havia uma grande e saudável rivalidade entre Estudantes do Samba e a Escola de Samba Serrote.
Havia também o Trio Elétrico, que após o Desfile das Escolas de Samba, arrastava a multidão em uma grande e democrática explosão de alegria.
Mais tarde as pessoas tinham a opção de ir para os bailes nos clubes.
Contudo, vale ressaltar, a partir dos anos 60, o grande diferencial do Carnaval de Três Pontas, foi o Desfile das Escolas de Samba e Blocos Caricatos.
_____continua depois da publicidade________
Talvez a resposta seja simples: não é melhor nem pior. É apenas diferente.
E, no fundo, cada geração guarda com carinho o Carnaval que viveu.
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
O Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
Roger Campos






























