DÉCIMO FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA TAMBÉM VEM COM AMPLA PROGRAMAÇÃO!
O 49º Festival Nacional da Canção (Fenac) já passou pelas cidades de Perdões (26 e 27 de julho), São Thomé das Letras (02 e 03 de agosto), Coqueiral (9 e 10 de agosto) e Barroso (16 e 17 de agosto). Agora chega em Três Pontas (23 e 24 de agosto), considerada a Capital da Música. Toda estrutura já está nos ajustes finais e a expectativa é de grande público nas duas noites de evento. Além do Fenac, também acontecerá em Três Pontas o Festival Nacional da Cultura, com várias atrações.
O Fenac está de volta à Três Pontas graças ao apoio da empresa AgroCP, como uma das patrocinadoras de todas as etapas e também da Prefeitura Municipal.
Nessa edição do Fenac R$ 230 mil em prêmios serão distribuídos. Compositores de todo o Brasil e também de fora do país estão no festival. Músicos que moram em Kiev, na Ucrânia, e em Nova York, nos Estados Unidos, participam do evento na modalidade online. As 120 classificadas para o festival foram selecionados entre quase 2 mil músicas inscritas.
Depois de Três Pontas ainda acontecerá etapa em Nepomuceno (30 e 31 de agosto). As semifinais e a grande final serão realizadas em Boa Esperança, nos dias 05, 06 e 07 de setembro. O vencedor levará o cobiçado troféu Lamartine Babo. A entrada é gratuita. As apresentações começam sempre às 21h.
PROGRAMAÇÃO DO 10º FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA
HOMENAGEM AOS MEDALHISTAS EM MATEMÁTICA
Os Alunos da Escola Estadual Monsenhor João Batista da Silveira, que conseguiram, não apenas realizar o sonho de participar da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, na cidade de Chiangmai, na Tailândia, mas também conquistar o terceiro lugar, trazendo o bronze, com sabor de ouro, serão homenageados na abertura do Fenac, na noite de sábado, em Três Pontas.
Desde que o resultado histórico foi anunciado pelas redes sociais, Três Pontas entrou num clima de euforia, festa e, principalmente, muito orgulho. Centenas de pessoas comentando a façanha, o brilhante resultado que serve de motivação para todos os estudantes do município, ainda mais pelo fato dos nossos representantes serem de escola pública.
Primeiro vieram as campanhas no sentido te tentar levantar os recursos necessários para a viagem e participação dos trespontanos na competição internacional. Depois, já com as medalhas conquistadas, vieram os apelos para que eles (alunos, professora e diretora) fossem homenageados. O Conexão Três Pontas, que inicialmente publicou uma lista sugestiva de empresas que poderiam entrar na campanha com doações em dinheiro, agora, após o bronze, vem pedindo que sejam feitas carreata e desfile em carro aberto com esses guerreiros e guerreiras. E durante uma entrevista ao vivo, realizada na manhã desta quinta-feira (22), nosso jornalismo pediu publicamente ao Secretário Municipal de Cultura Alex Tiso, ao Prefeito Marcelo Chaves Garcia e à direção da TV Alterosa (detentora do Fenac) que viabilizassem a participação desses medalhistas no palco do Festival para serem apresentados e aplaudidos pelos trespontanos que ali representarão toda população.
O resultado do pedido não poderia ser melhor, tanto na questão da adesão popular, que reforçou o coro, quanto no resultado obtido e revelado na manhã de hoje (23) pelo Secretário Alex, que confirmou a participação dos alunos do Monsenhor Silveira, à partir das 21 horas de sábado, na abertura da segunda noite do Festival Nacional da Canção em Três Pontas.
Outras homenagens ainda deverão ocorrer.
HISTÓRICO DO FESTIVAL
O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971, no auge dos festivais no Brasil, e desde então acontece ininterruptamente, levando boa música, além de muita diversão para as cidades mineiras. E neste ano não será diferente: grandes talentos estão sendo esperados no maior festival de música do país. Toda a programação está disponível no site www.
Fonte Fenac
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras