Todo cuidado sobre o coronavírus é pouco! Com a intenção de evitar intranquilidade ou desespero na população, muitas autoridades estão “escondendo” a realidade dos fatos. E, na minha opinião, o resultado pode ser danoso, catastrófico.
Em Três Pontas, por exemplo, há comentários (boatos), inclusive ventilados por profissionais da área da saúde, de que um caso suspeito estaria em isolamento numa determinada unidade de saúde e outro em casa. Sendo que o último, suposto caso, teria recebido “proibição” por parte da família que seja comentado ou alardeado.
E nessa fase de muito temor, expectativas, fica muito difícil o trabalho profundo por parte da imprensa. A falta de informações e as tentativas de “desdizer” o que vinha sendo dito só tumultua, causa insegurança e joga a culpa na imprensa.
Uns acusam a imprensa de plantar “fake news”. Essas pessoas, sem a menor noção da realidade, “regurgitam” acusações vans, descabidas e injustas nas redes sociais, quando deveriam cobrar das autoridades mais TRANSPARÊNCIA. Tem sido assim em todo Brasil!
Dificultam o acesso da imprensa que é a vitrine da população. Forjam fatos e realidades, omitem, sob a máscara da cautela, do “evitar pânico”. Mas é preciso que haja mais clareza, que se mostre mais ação e que a imprensa continue sendo o mecanismo de informação, de propagação de verdades que ajudem a população, através de notícias, utilidade pública e prestação de serviço. E isso passa pelas fontes oficiais, não apenas as oficiosas.
O número de casos suspeitos de coronavírus em investigação pela Secretaria de Estado de Saúde no Sul de Minas caiu há dois dias. Conforme o último boletim divulgado na tarde desta sexta-feira (13), foram descartados três casos de Varginha e um de Lavras. No entanto, mais um caso está em investigação em Itajubá.
Em Minas Gerais, Belo Horizonte é a cidade com mais suspeitas (123), seguida por Uberlândia (24) e Contagem (17). Varginha é o décimo município de MG e o primeiro do Sul de Minas com mais casos investigados: quatro.
Nesta quinta-feira (12), mais um caso de coronavírus foi confirmado em Minas Gerais. O caso é de uma mulher de 38 anos de Ipatinga. Anteriormente, o caso de uma mulher de 47 anos de Divinópolis também já havia sido confirmado.
Os números divulgados pelas secretarias e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.
Casos suspeitos de coronavírus no Sul de Minas:
Varginha: 4 casos
Três Corações: 2 casos
Alfenas: 2 casos
Boa Esperança: 2 casos
Itajubá: 2 casos
Pouso Alegre: 1 caso
São Sebastião do Paraíso: 1
Passos: 1 caso
Poços de Caldas: 1 caso
Santa Rita do Sapucaí: 1 caso
Pelo menos é isto que repassam à imprensa. O principal é que a população, cada cidadão, faça sua parte, se proteja, evite aglomerações e, a qualquer intercorrência que possa estar relacionada ao coronavírus, procure imediatamente as unidades de saúde.
Informação é sempre o melhor remédio!
Jornalista Roger Campos (MTB 09816)
Graduando em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pelo Grupo UNIS
Na profissão desde 1992