“A chuva mais frequente e volumosa deve acontecer no Sul de Minas…”

O mês de novembro termina com muita instabilidade concentrada sobre a Região Sul. Como será o clima no Brasil em dezembro de 2020? Tecnicamente o mês de dezembro época de muita chuva por quase todo o país.

Na climatologia, dezembro é o primeiro ou o segundo mês mais chuvoso na escala anual nos estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Também é época de chuva volumosa em áreas como Tocantins, o sul do Maranhão, o sul do Piauí e pelo interior da Bahia.

A Região Sul, que não tem uma época definida de concentração de chuva, também costuma ter seus temporais no mês de dezembro.

O fenômeno La Niña, que já atua moderado a forte no oceano Pacífico Equatorial, não terá uma influência marcante no padrão de chuva sobre o Brasil em dezembro de 2020.

O solstício de verão no Hemisfério Sul será no dia 21 de dezembro de 2020 às 7h02, pelo horário de Brasília. O verão se encerra no dia 20 de março de 2021, às 6h38.

Região Sudeste

Expectativa é de chuva abaixo da média em grande parte do Sudeste em dezembro de 2020.

É preciso lembrar que a média climatológica de chuva em dezembro na Região Sudeste já é bastante elevada, mas com expectativa de chuva irregular, de pancadas isoladas em várias regiões, muitas áreas vão terminar o mês com menos chuva do que a média climatológica..

A chuva mais frequente e volumosa deve acontecer sobre São Paulo, no Sul de Minas, no Sul do Rio De Janeiro e na Zona da Mata Mineira. O Triângulo Mineiro tem um mês com chuva dentro da normalidade.

Região Sul

Dezembro de 2020 será marcado por muita chuva e temporais na Região Sul do Brasil, uma situação completamente diferente do que foi observado em quase todos os meses de 2020. O jato de baixo níveis (JBL) ficará direcionado para o Sul do país durante vários dias concentrando a umidade sobre a região.

Região Centro-Oeste

A concentração de umidade durante o mês de dezembro de 2020 será ao sul da Região. Assim, expectativa é de que a chuva seja mais frequente e volumosa sobre o estado de Mato Grosso do Sul e em áreas ao sul de Goiás.

Nas outras áreas de Goiás, em Mato Grosso e no Distrito Federal, dezembro de 2020 deve ter menos chuva do que o normal. Isso se deve a irregularidade da chuva ao longo do mês, que deve ser marcado por pancadas e não por áreas de chuva persistentes e abrangentes.

Região Nordeste

Dezembro de 2020 vai trazer uma surpresa para algumas áreas do Nordeste do Brasil em relação à chuva.

Depois de um novembro com bastante chuva, a região do interior da Bahia, o sul do Maranhão e sul do Piauí terão pouca chuva em dezembro de 2020. Por outro lado, a  faixa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, que normalmente não tem muita chuva em dezembro, deve ter eventos de chuva frequente ao longo do mês.

Região Norte

De forma geral, a Região Norte do Brasil será única onde o padrão de chuva em dezembro de 2020 vai respeitar os efeitos esperados do fenômeno La Niña. O mês deve ter chuva acima da média em grande parte da Região..

Vale destacar que o Tocantins deve ter menos chuva do que o normal o que é ruim para agricultura do Estado.

Fonte Clima Tempo

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *