QUERIDA NÃO APENAS PELOS FILHOS, ELA É CONSIDERADA UMA “MÃEZONA” PELOS MAIS DE 300 FUNCIONÁRIOS DO SUPERMERCADO.
O quadro Histórias de Vida, criado pelo portal Conexão Três Pontas, tem o objetivo de homenagear, em vida, pessoas de todas as classes sociais, profissões, funções ou perfis, que tenham se destacado por trabalhos relevantes ou simples, por exemplos deixados ao longo dos anos, por um legado de amizades e respeito. E hoje, estamos merecidamente homenageando, contando um pouco da história da querida Maria do Carmo Mesquita Lamaita Miranda, a “Dona Maria do Moacyr”. É uma republicação em homenagem a essa grande mulher que nos deixou hoje.
Maria do Carmo Mesquita Lamaita nasceu em Três Pontas em 11 de novembro de 1936. É filha de Donato Lamaita e Ignês Maria Mesquita Lamaita. Tem dois irmãos.
Em 14 de janeiro de 1959 casou-se com Moacyr Pieve Miranda (falecido no ano de 2002). É mãe de três filhos: Dilson, Denilson e Delson Lamaita Miranda. O primeiro é médico ortopedista e uma grande liderança da Unimed. Os outros dois comandam, ao lado da mãe, desde o falecimento do pai, a empresa Moacyr Supermercados. Dona Maria tem 6 netos: Laís, Esther, Gabriel, Sophia, Breno e Ruan. (dados da época da publicação original)
Formou-se em Magistério e chegou a dar aula durante alguns meses. O mercado já existia e era, na verdade, uma pequena venda. Moacyr trabalhava com o pai. Com o crescente movimento e o nascimento do filho Denilson, Moacyr pediu que Dona Maria parasse de dar aula e o ajudasse no comércio.
_____continua depois da publicidade________
Em meados de 1980 um incêndio acabou provocando a perda total no estabelecimento e eles tiveram que recomeçar do zero. Amigos do comércio e fornecedores resolveram ajudar, cedendo tecidos, confecções e outros produtos, sabendo que eles na ocasião não tinham como pagar, mas esbanjavam credibilidade, honestidade e respeito. Até no maior centro de compras populares do Brasil, a Avenida 25 de Março, em São Paulo, Moacyr teve carta branca de vários comerciantes que sempre venderam pra ele e que ficaram sabendo do incêndio “Você Moacyr, pode comprar aqui como quiser e assim que puder você nos paga, não se preocupe com prazo” diziam.
Muito trabalho para reerguer a empresa que aos poucos foi crescendo e não parou mais. Se tornou o principal supermercado da cidade de Três Pontas. Hoje em dia, além da unidade matriz (aquela que pegou fogo), na Rua Nossa Senhora d’Ajuda, o Moacyr Supermercados conta com o Moacyr Express, na mesma rua e mais recentemente inaugurou seu segundo supermercado, na Rua Barão do Pontal, no bairro Catumbi.
Numa ocasião em que os filhos demonstravam a vontade de abrir um novo mercado, Dona Maria se mostrou preocupada e contrária. Foi quando a matriarca entrou em contato com a Irmã Margarida do Carmelo São José, pedindo que a religiosa rezasse para tirar isso da cabeça deles. Como resposta, Irmã Margarida disse que apesar de ter rezado não deu certo, já que a abertura não saia da cabeça dos filhos e que ela poderia ficar tranquila, pois seria um outro grande sucesso.
_____continua depois da publicidade________
Hoje o Moacyr Supermercado emprega mais de 300 funcionários e é um dos maiores contribuintes em impostos para com o Município. Ou seja, tem um papel fundamental no crescimento econômico de Três Pontas. Centenas de famílias dependem diretamente desta empresa.
Dona Maria continuou ao lado dos filhos, acompanhando de perto tudo que acontece no supermercado. É querida por todos os funcionários e tida como uma mãezona. Se emocionava, dava conselhos, se mantinha humilde e sábia ao lado de cada trabalhador, encorajando-o e dando seu exemplo de vida e de trabalho.
Quando da inauguração da unidade 2 do Moacyr Supermercado, Dona Maria, que de início não aprovava muito a ideia, chorou quando vários funcionários que trabalhavam perto dela, todos os dias, na unidade matriz, foram transferidos para o novo endereço. Ela também passava algum tempo no novo supermercado e não largava o sorriso e o bom humor. De bem com a vida, adorava andar pelo mercado e conversar com os clientes.
Essa mãezona de mais de 300 pessoas, era uma mulher especial, guerreira, batalhadora e acima de tudo de muita fé. Alguns de seus funcionários/filhos postiços, fizeram questão de falar sobre ela ao Conexão Três Pontas na data da publicação original, em 12 de maio de 2019:
“Ela é uma pessoa querida e muito especial. Dona Maria é de fato nossa segunda mãe”, diz a funcionária Hiana Paula Lima, que trabalha no supermercado há cerca de 30 anos.
“Falar de Dona Maria do Carmo é falar de Deus, de graças recebidas, pois em seu coração está o verdadeiro amor e uma fé inabalável. Uma mulher em forma de flor, cuja bondade se exprime em doses de puro amor. Um amor que nunca se encerra. Uma mãe especial para todos nós”, comentou a funcionária Márcia Regina, há décadas na empresa.
“Dona Maria do Carmo sua existência é em si um ato de amor. Gerar, cuidar, nutrir. Amar e amar incondicionalmente seus filhos e todos nós. Um afeto desmedido e incontido, um exemplo de mulher de fé, enfim, o nosso alicerce. Feliz Dia das Mães, que o amor de Maria possa estar sempre em seu coração”, declarou Cynara Lima, outra funcionária de muito tempo de casa.
O filho Delson, representando todos os filhos, falou de sua mãe com todo carinho e admiração:
“Ela é uma pessoa especial. Consegue ter uma relação com todas as pessoas, independente da classe social. O carinho que os amigos têm com ela até hoje é muito bacana. Ela cativa as pessoas e todos os funcionários adoram ela. Minha mãe sempre faz questão de perguntar das pessoas, quer saber como estão as coisas e não abre mão dessa interação. Ela é, pra nós, o nosso ponto de equilíbrio e até hoje nos dá muitas dicas. Uma mulher especial, uma mãe maravilhosa. Amamos muito”, revelou.
Dona Maria enfrentou problemas de saúde neste ano de 2024. Estava internada havia semanas. E hoje voltou para a Casa do Pai, causando uma grande comoção na cidade, entristecendo profundamente não apenas os familiares, mas também a legião de colaboradores que falam com extremo amor sobre a inesquecível Dona Maria.
Ficam aqui os nossos sentimentos aos familiares e amigos, aos funcionários, que continuarão ajudando a construir dia após dia uma empresa mais forte, sólida e com uma imensa preocupação social. A cara da Dona Maria!
E com essa frase, terminamos a publicação original do Histórias de Vida de Dona Maria, no Dia das Mães de 2019:
“Por todas as histórias e o seu exemplo de vida, pela fé inabalável, por todas as dificuldades vividas e por se manter forte, pelos conselhos, pela generosidade, por abraçar 300 como se fosse os seus 3 verdadeiros, Dona Maria do Carmo Lamaita é, merecidamente, no Dia das Mães, homenageada pelo Conexão Três Pontas, tendo contada sua História de Vida.”
O legado de Moacyr e Dona Maria, agora juntos no céu, nunca será apagado!
INDIQUE PERSONAGENS PARA CONTARMOS HISTÓRIAS DE VIDA
Se você conhece alguém, não importa idade, credo ou profissão, que tenha uma vida pautada pela ética, pelo trabalho, pela honestidade e acima de tudo pela amizade, por fazer o bem sem olhar a quem, entre em contato com nossa reportagem pelo tel/whats (35) 9 9975-4248 ou pelo e-mail [email protected] e nos ajude a homenagear, em vida, quem merece.
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
O Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas
Roger Campos