Maravilhoso! Assim muitos fãs e participantes do 5º Encontro de Motociclisatas definiram a apresentação da banda Creedence Cover Brasil realizada no último sábado em Três Pontas, no sambódromo Jaime Abreu. Mas o ritmo não foi o do pandeiro e sim da guitarra, baixo, bateria e muita história. Gerações distintas, motociclistas dos 18 aos 80 anos, mulheres e filhos, todos participaram, dançaram, cantaram, viveram um momento único de amizade e celebração. E essa banda, acredite, já arrancou elogios de dois integrantes do lendário Creedence Clearwater Revival.
Centenas de trespontanos e motociclistas vindos de diversas partes do Brasil se encontraram em Três Pontas para celebrar, fazer um culto ao bom e velho rock n’ roll, cada vez mais sumido da mídia. O próprio vocalista do Creedence Cover Brasil disse que ‘os encontros de motociclistas mantém o rock vivo na alma e no coração dos amantes do pai dos ritmos’.
O show começou por volta das 22 horas e foram 150 minutos de muito rock n’ roll, com canções históricas como Who’ll Stop the Rain, Proud Mary, Have You Ever Seen the Rain e tantas outras.
O Creedence Cover Brasil é conhecido como a melhor banda cover do Brasil e uma das melhores do mundo, tanto que dois integrantes da banda lendária da califórnia, Stu Cook e Doug Clifford conheceram os mineiros e elogiaram muito, posaram juntos para diversas fotos e disseram que o som é perfeito, muito fiel ao original. O que engrandeceu ainda mais a escolha dessa banda como a atração principal por parte do Motoclube Chacais, no 5º Encontro de Motociclistas.
CREEDENCE COVER
A história do Creedence Cover, tem início em 1990, quando a onda de bandas “covers” estava em pleno auge. Em Minas, principalmente em BH, havia todo tipo de “cover” atuando, mas faltava um, de uma das maiores e principais bandas que já existiu na música pop: o “Creedence Clearwater Revival”.
A dificuldade de um vocal parecido, de uma guitarra bem tocada e de um baixo com uma bateria bem entrosados, era o que tornava difícil a existência desse “cover”, mas foi aí que Marcelo Dilla, um dos maiores fãs do CCR no Brasil, teve a feliz idéia de unir o útil ao agradável, pois:
- já conhecia todas as músicas e a história detalhada do CCR;
- tinha todo o material (letras, cifras, discos, livros e vídeos)
- tocava as músicas e cantava bem parecido.
Então, em Novembro de 1990, ele convidou seu irmão, Felippe Dilla (teclados e percussão); Marcos Boechat (contrabaixo), Ruy Montenegro (bateria) e Beto Arreguy (guitarra solo). A partir daí, vieram os ensaios, e depois de muito trabalho, a coisa começou a rolar, atraindo muita gente ‘’curiosa’’ que duvidava da possibilidade de um “cover” bem parecido com o CCR.
Em 1995, a banda já bem conhecida em Minas Gerais e com um grande público, fez uma pequena mas valiosa alteração: convidou para a guitarra solo Sandro Ramos, que deu à banda um novo ânimo. A experiência adquirida em anos de estrada e o crescente sucesso, fez com que em 1999, o Creedence Cover ganhasse seu presente: Um encontro inédito com o Creedence Clearwater Revisited aconteceu em sua 1ª turnê pelo Brasil.
Em 2000, o Creedence Cover esteve durante 3 meses, em aparições numa Propaganda da CMT (Country Music Television) para toda a América do sul. Além disso, vale lembrar que o Creedence Cover ao longo de sua existência, tem dividido palco com grandes nomes da música brasileira ,tais como: Charlie Brown Jr., Celso Blues Boy, Titãs, Bruno e Marrone, Biquini Cavadão, Ratos de Porão e IRA, entre outros.
Em 2002, o Creedence Cover lançou seu 1º CD: “Back on the bayou” com músicas inéditas e desconhecidas da maioria do grande público, relativas ao período pré-Creedence, gravadas entre 1964 e 67, quando a banda americana se chamava “The Golliwogs”. São canções com a nítida influência da “invasão britânica” nos EUA, mas também em algumas, já é possível notar os ‘’riffs’’ que anunciavam os primeiros acordes, daquele que seria o som definitivo do CREEDENCE CLEAWATER REVIVAL.
Em 2003, mais um grande prêmio para o Creedence Cover: Durante 45 dias, a banda mineira esteve presente na página de JOHN FOGERTY (vocalista e líder) na internet, aparecendo numa foto, onde se lia: CREEDENCE COVER BRASIL.
CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
Creedence Clearwater Revival foi uma banda de country rock californiana formada por John Fogerty (guitarra e vocais principais), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria), que, sob outras denominações, tocavam juntos desde 1959.
Adotaram o nome Creedence Clearwater Revival em 1967, com o qual lançaram as primeiras gravações em 1968. O nome surgiu pela junção do nome de um amigo de Tom Fogerty, “Credence Nubal”, com “Clearwater”, uma cerveja da época e Revival, simbolizando a união entre os membros, que já tocavam juntos desde 1959. Ao nome de Credence, adicionaram um outro e para lembrar creed (crença, credo). Em 1968 obtiveram o primeiro disco de ouro, com o álbum de estreia, Creedence Clearwater Revival.
Ao longo da carreira, entre singles e álbuns, conquistaram nove discos de ouro e sete discos de platina, rendendo mais de 26 milhões de discos vendidos apenas nos EUA. Separaram-se em julho de 1972. John Fogerty foi quem teve mais êxito em sua carreira solo. Seu irmão Tom faleceu em 6 de setembro de 1990. Em 1993 o Creedence Clearwater Revival foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame.
Recentemente, Stu Cook e Doug Clifford formaram o Creedence Clearwater Revisited, e passaram a excursionar pelo mundo, tocando antigos sucessos da formação original.
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)