Alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia nesta quinta-feira (30). Superintendente da Defesa Civil destacou os cuidados para a região.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil de Minas Gerais alertaram para os riscos de alagamentos e tempestades no Sul de MG. O alerta foi feito devido à previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia até esta sexta-feira (31).
O Inmet salientou, ainda, que há possibilidade de ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
“Essas chuvas que atingirão ao Sul de Minas elas podem vir, é uma expectativa, em forma de tempestades. Então, em poucas horas, elas podem atingir uma região, encher os rios e eles transbordarem”, destacou o superintendente de gestão de desastres da Defesa Civil Estadual, major Eduardo Lopes.
“Dentro dessa chuva que esperamos, devemos ficar atentos porque ela pode causar alagamentos, então é muito comum sermos surpreendidos em razões de chuvas intensas com áreas alagadas. Temos visto muitos cidadãos desafiando a travessia de ruas com as áreas alagadas. Essas águas podem vir a arrastar os veículos”, completou.
___________________________continua depois da publicidade____________________________
O major relembra as chuvas que já caíram em outras regiões de Minas Gerais este ano e também o recente caso na Bahia, como exemplos para que a população ficar atenta e em alerta.
“Esse sistema que se formou no estado de Minas Gerais é o mesmo que estava atuando no sul da Bahia e norte e Vale do Jequitinhonha, em MG. Ele enfraqueceu, as segue descendo da região central do estado, mas tende a chegar também ao sul do estado e zona da mata. Por isso, a expectativa é de muita chuva e por isso convocamos à população a ficar atenta”, disse.
___________________________continua depois da publicidade____________________________
Na ocorrência de chuvas com rajadas de vento, o Inmet pede que a população não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
O instituto ainda destaca para que, se possível, os aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados.
Ao perceber chuvas intensas procure se manter em locais seguros e espere a chuva passar para ir a algum lugar seguro. Aqueles que residem em áreas de declives, essa chuva persistindo nos próximos dias, elas tendem a encharcar o solo e causar deslizamentos. “Por isso, precisamos ficar atentos a qualquer indicio de trincas em muros, terreno encharcado, acionar a Defesa Civil”, falou o superintendente.
Fonte G1 Sul de Minas
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #distanciamentosocial #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas #vacinacontracovid19