Primos submergiram em um rio próximo à Prainha em Três Pontas.
As buscas pelos dois corpos dos primos que se afogaram na tarde deste domingo (15), nas proximidades da “Prainha” em Três Pontas, serão retomadas com o raiar do dia desta segunda-feira (16). Esta é a informação do Corpo de Bombeiros de Varginha que foi passada ao Conexão Três Pontas. De acordo com o Tenente Ilenildo Prata de Paula, que coordenou as buscas neste domingo, os trabalhos serão retomados às 5h.
Conforme o bombeiro, o ocorrência mostra que o afogamento ocorreu às 16h37. “O que nos foi relatado pelas testemunhas, pelas pessoas que estavam no local e presenciaram essa tragédia, foi que dois jovens, um de 11 e outro de 17 anos, que são primos, submergiram. O menor teria escorregado e começado a se debater na água. O mais velho tentou ajudar, pulou no rio e também começou a se afogar. Além do pai de uma das vítimas, outros familiares presenciaram tudo. Tentaram ajudar, jogaram vara, fizeram diversas tentativas, mas infelizmente os dois, após cerca de 5 minutos de luta, acabaram afundando”, revelou o Tenente.
Os bombeiros foram, conforme declaração do COBOM, chamados alguns minutos após a ocorrência e até que se completasse o deslocamento, mais de 45 minutos se passaram.
Ainda conforme o tenente Ilenildo, do Corpo de Bombeiros de Varginha, o pai de um dos meninos é Francisco Vítor Fialho. O menino de 17 anos se chama Henrique Daniel Fialho e o de 11 é João Piedro Gonçalves do Amaral. A naturalidade dos envolvidos não foi revelada.
“Infelizmente no local a água é muito turva e a correnteza é muito forte. O braço desse rio tem cerca de 50 metros de largura, tem uma extensão grande. Na operação de busca que realizamos hoje nós, com 4 profissionais, cobrimos toda área, que é fechada, para que pudéssemos ter exito. O rio tem cerca de 8 metros de profundidade. Nossos mergulhadores tiveram muita dificuldade por conta da força da correnteza. Nós ficamos no local fazendo de tudo para encontrar os dois corpos até o último raiar de sol. Mas infelizmente eles ainda não foram localizados”, acrescentou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, na manhã desta segunda-feira, assim que o dia clarear, às 5 horas da manhã, 5 homens dos bombeiros voltarão para dar sequencia às buscas. “Nós tivemos que interromper as buscas na noite de hoje por conta do risco grande para nossa guarnição. Foram 4 homens, revesando 2 a 2 no mergulho. Amanhã nós levaremos outros equipamentos mais específicos. Um quinto militar também irá amanhã. Serão 4 bombeiros que começarão a participar da ação e o quinto que já esteve presente hoje. Levaremos barco, equipamentos com maior peso. Esperamos assim conseguir localizar os jovens nesta segunda-feira”, emendou.
Infelizmente, segundo o Tenente, como não há nenhuma saída de água, levada pela correnteza, que pudesse ter jogado os jovens para outro local e que, assim, de forma milagrosa, pudessem ter se agarrado em algum galho e de alguma forma terem sobrevivido, também por ambos terem sido vistos por várias pessoas submergindo, não há nenhuma chance de encontrá-los com vida.
“Realmente trata-se de uma grande tragédia e nós do Corpo de Bombeiros sempre nos aliamos a dor da família e fazemos de tudo para minimizar o seu sofrimento. Infelizmente não conseguimos encontrá-los hoje, o que agilizaria todos os tramites de liberação dos corpos para o Instituto Médico Legal, velório e sepultamento. Mas daremos sequência logo mais. E se nesta segunda-feira também não conseguirmos localizá-los ficaremos de prontidão até que esses corpos possam boiar e serem resgatados. Após cerca de 3 dias um corpo submerso, por conta da eliminação de gases, acaba inchando e emerge, boia”, concluiu Ilenildo.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros o calor sempre leva mais pessoas às piscinas, praias, lagos e rios. E com as férias e altas temperaturas associadas o número de banhistas é sempre grande e preocupante. Somente nesses primeiros 15 dias do mês de dezembro vários casos de afogamento foram registrados no sul de Minas pelo Corpo de Bombeiros de Varginha, pelo disque 193.
Eles orientam que os banhistas tomem todas as precauções, não se arrisquem em locais fundos, que os menores fiquem sempre próximos dos adultos, que se evite locais com correnteza, de água turva ou com placas indicativas de perigo.
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras