Um assunto vem movimentando as redes sociais envolvendo perfis trespontanos. Um possível fechamento de escolas municipais acabou ganhando destaque e provocando pânico em muitos pais de alunos. Um dos perfis que divulgou a notícia foi o do ex-vereador João Victor Mendes de Gomes e Mendonça, conforme trecho transcrito abaixo:
“SERÁ VERDADE? Algumas pessoas comentando sobre o FECHAMENTO PELA PREFEITURA DE 3 ESCOLAS MUNICIPAIS NA ZONA RURAL DE TRÊS PONTAS:
– Sobradinho;
– Lolita;
– Walda Tiso.”
Nossa reportagem esteve com exclusividade conversando com o Prefeito Paulo Luís sobre diversos temas de interesse da sociedade e, claro, questionou a veracidade dos comentários, muitos divulgados por pessoas que assumidamente são oposição ao governo municipal atual. Acompanhe:
Xtp – Prefeito é verdade que a Prefeitura fechará três escolas na zona rural?
Prefeito Paulo Luís – Ninguém está fechando escola nenhuma. Louco daquele agente público que queira fechar uma escola. É muito bonito as pessoas em época de eleição prometer o mundo e os fundos. Prometem segurança, escola, educação e saúde. Mas fechar escola é inconcebível. O que eu estou fazendo, junto do meu vice Erik dos Reis Roberto, secretário municipal de Educação, é pensar no bem estar do aluno. Como os próprios pais já reivindicaram, nosso desejo é criar escolas de horário integral, para dar mais educação e tirar as crianças e os adolescentes das ruas. Já existe em Três Pontas o período integral. E quero deixar claro que o que nós estamos fazendo se chama nucleação. Nós não temos condições na atual administração de manter uma escola com apenas 22 alunos, como está acontecendo. E lá tem 10 serviçais. E aí tem gente que diz que o governo manda o dinheiro. Cadê? Eu não sei onde está. Nós temos que nuclear e o aluno vem em primeiro lugar. Não estou preocupado com os críticos e sim com os alunos.
Xtp – Então realmente três unidades escolares que possuem poucos alunos matriculados e frequentando as salas de aula, no caso Lolita Brito Dias na Fazenda Caxambu; Walda Tiso Veiga na comunidade das Pitangueiras; e Sobradinho, na Fazenda Sobradinho, terão seus alunos remanejados para a Escola Prof. Vieira Campos, na Fazenda Bananeiras. É isso? Haverá transporte?
Prefeito Paulo Luís – Lógico que haverá transporte. Isso é uma obrigação do Município. Nenhum aluno deixará de estar nas salas de aula por causa de transporte. Tanto é verdade que nós nos preparamos para isso. Nós estamos realizando grandes obras nas estradas rurais e os resultados estão aí, onde a população tem reconhecido e elogiado. Os pais estão preocupados e com razão. Mas nada será feito para prejudicar os alunos. Realmente haverá a nucleação, onde os alunos, como você disse, passarão para uma única unidade que já está pronta, com toda a estrutura de primeira para receber esses estudantes. Ao lado da escola das Bananeiras já tem um PSF (unidade do Programa de Saúde da Família) funcionando! Tem dentista trabalhando e toda a estrutura. Nossa preocupação é acolher pessoas e servir o ser humano. Não estou preocupado com críticas e sim com o ser humano.
Xtp – Essa decisão foi sua ou da Secretaria Municipal de Educação?
Prefeito Paulo Luís – Nem minha e nem da Secretaria Municipal de Educação. As pessoas que militam no Poder Público sabem muito bem que muitas decisões, em todas as pastas, são tomadas por seus conselhos. Como nesse caso quem determinou foi o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Houve uma reunião e o conselho achou por bem essa nucleação e nós acatamos. E é preciso lembrar que esses conselhos que ajudam nas administrações são formados por membros do Executivo e também por membros da comunidade em quantidade igualitária. As pessoas estão sendo representadas. Professores fazem parte do Fundeb e eles determinam como o dinheiro deve ser gasto e por isso essas providências estão sendo tomadas.
Xtp – Quando essa nucleação entra em vigor?
Prefeito Paulo Luís – Assim que encerrar o período de férias, ou seja, a partir de 1º de agosto, junto do início do segundo semestre. Quero frisar que a nossa intenção é que nenhum aluno fique fora da sala de aula. Qualquer reclamação com relação a transporte ou outro problema, estamos aqui para escutar e sanar as falhas. Estou aqui para fazer o melhor para todos e estou aqui para ouvir as pessoas com suas reivindicações, sempre dentro da lei, é claro.
A nucleação abrange estudantes com faixa etária entre 4 e 10 anos de idade. Com as novas medidas, o número de alunos atendidos nas escolas em tempo integral passa de 152 para 213.