O Jornalista Roger Campos conversou com o Professor Stefano Gazzola, Reitor do Grupo Unis, um dos maiores educadores do Brasil. Ele aborda temas importantes e de interesse de toda a comunidade, mostrando o quanto o sonho é fundamental para as grandes realizações em favor da população.

Stefano é um dos responsáveis pela tão sonhada vinda de uma faculdade para Três Pontas. A Fateps é hoje uma realidade e trouxe uma série de benefícios para a comunidade trespontana, além de acabar com o sofrimento, a distância e os riscos de muitos jovens terem que pegar estrada, a MG 167, todos os dias, para irem estudar em Varginha.

Na entrevista, Professor Stefano falou de muitos temas importantes. Uma conversa deliciosa e que serve para refletirmos para onde queremos levar nossa Educação, quais os rumos que ela deve tomar.

_____continua depois da publicidade________

A Entrevista

O Educador Stefano Gazzola

Nascido e criado em Varginha, Stefano Gazzola tem 58 anos, dos quais mais de 30 foram dedicados à educação e ao desenvolvimento do Sul de Minas.

Filho de Alzira Barra Gazzola, a Dona Alzirinha, mulher empreendedora e à frente de seu tempo. Alzira Gazzola foi secretária em consultório médico, manicure, cabeleireira, representante de produtos cosméticos e empresária. Stefano herdou da mãe o espírito empreendedor e de doação ao próximo. Já do seu pai, a resiliência. Sr. Roque Rotundo Gazzola, pai do Professor Stefano, foi comerciante por décadas em Varginha, a frente da Casa das Casemiras. A loja, à época localizada no cruzamento da Rua São Paulo e Avenida Delfim Moreira, fornecia roupas e aviamentos para homens e mulheres.

O mais velho de três irmãos, Stefano Gazzola, estudou nas escolas CETEM, Escola Estadual Coração de Jesus, em Varginha, nunca foi reprovado e seu boletim refletia o que viria a se tornar posteriormente: um importante nome que viria a afetar diretamente a educação de todo o sul do estado de Minas Gerais. Aos 15 anos, em 1979, Stefano se torna seminarista redentorista na cidade de Aparecida do Norte, onde se dedicaria ao estudo do cristianismo pelos próximos 6 anos, na intenção de dedicar a vida à religiosidade e ao próximo.

Aos 22 anos, em meio à luta pelas diretas já e da construção da nova constituição brasileira, Stefano, que já atuava como Presidente do Diretório acadêmico de Filosofia da PUC Campinas, é eleito com larga maioria de votos, como Presidente do Diretório Central dos Estudantes da PUC Campinas, onde passa a representar mais de 20 mil alunos nessa luta, exercitando desde já seu posicionamento pró-democracia a nível nacional desde a universidade.

Em 1998, Stefano assume a maior responsabilidade de sua vida: ser pai. Nasce sua filha Thaís, também em Varginha, onde estudou por toda sua infância, até escolher a carreira de arte educadora, cursando licenciatura em teatro na Universidade Federal de São João del-Rei. Hoje é pós graduanda na mesma área em São Paulo. Sempre engajada, tal qual o pai, Thais escolheu como foco de seu TCC o público feminino carcerário e crianças de comunidade.

Há 22 anos, no ano 2000, sua história resulta na maior criação de sua carreira profissional: nasce o Unis MG, resultado da união entre as antigas FAFI e FENVA, nas quais Stefano era professor e visionariamente coordena a fusão para a criação do primeiro centro universitário do sul de Minas Gerais, do qual se torna reitor. E que mais tarde seria responsável por dezenas de milhares de profissionais formados na região, em dezenas de profissões, mudando para melhor e em definitivo o cenário empresarial, profissional e a renda familiar de toda uma região.

Em 2015 nasce a Academic International Network (ACINNET), uma associação sem fins lucrativos criada e presidida por Stefano, para fomentar a cooperação de instituições de ensino superior da América do Sul e Europa. Graças a ACINNET, mais de 800 alunos já tiveram a experiência de enriquecer seu currículo e conhecimento de mundo estudando fora de seu país de origem.

Fundado por Stefano há mais de 7 anos,  o CESUL, Conselho Empresarial do Sul de Minas, já reuniu mais de 200 dos maiores empresários do sul de Minas que, juntos, movimentam mais de 25 bilhões de reais por ano.  São responsáveis por uma enorme cadeia empresarial de produção e serviços, além de milhares empregos diretos e indiretos. São mais de 25 cidades da região que participam das reuniões que têm como único foco aprimorar a formação de importantes líderes empresariais e melhorar as condições de mercado da nossa terra, gerar mais empregos e tornar o Sul de Minas ainda mais competitivo.

Stefano, há menos de 2 anos, foi idealizador e co-fundador do CESULLAB  que é o primeiro Hub de inovação e tecnologia do Sul de Minas. O Hub reúne hoje, em um prédio de 6 andares, mais de 60 empresas direta e indiretamente, com mais de 20 grandes projetos de desenvolvimento e inovação concluídos noutros 20 em andamento. Hoje, gera resultados em inovação e tecnologia em Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Finanças, Suprimentos, Comex, Tecnologia, BPO, Construção Civil, Varejo, Indústria, Logística no Setor Público.

Stefano é graduado em Filosofia, pós-graduado em metodologias de Ensino, Mestre em Engenharia de Produção, Doutor Honoris Causa, dourando em Educação, presidiu por mais de 20 anos a FEPESMIG, defensor da causa animal, responsável por mais de 22 mil profissionais formados em mais de 50 profissões no Sul de Minas. Recebeu, das mãos do Governador de Minas, a mais alta comenda do Estado: a Medalha da Inconfidência; da Força Aérea Brasileira, a medalha Santos Dumont; da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo. Todas pelos seus feitos pela educação da nossa gente.

Hoje é pré-candidato a Deputado Federal por Minas Gerais, estando filiado ao Partido Solidariedade.

“Sonho com um projeto Sul Mineiro de Desenvolvimento, que empodere a nossa gente e transforme realidades através da educação”, revelou.

_____continua depois da publicidade________

Comenda Educador de Minas 2022

No dia 20 de maio, o Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, Prof. Stefano Barra Gazzola, o Presidente do Grupo Unis, Prof. Luiz Carlos Vieira Guedes e o Superintendente de Ensino e Mercado do Grupo Unis, Prof. Felipe Flausino de Oliveira receberam a Comenda Educador de Minas 2022.

Criada em 2016, a Comenda Educador de Minas tem como objetivo homenagear, anualmente, grandes educadores, com projetos e atuações relevantes para as regiões e comunidades de todo o estado de Minas Gerais.

Foto Grupo Unis

Nesse sentido, a Comenda vem para destacar e reconhecer a relevância dos trabalhos prestados pelos professores do Grupo Unis que foram homenageados por conta de suas práticas inovadoras, que impactam e transformam a educação no estado de Minas Gerais como um todo.

 

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *