O Campeonato Brasileiro de 2018 começa nesse sábado. Pela primeira vez, em anos, o Brasileirão só possui um favorito que está isolado na turma de cima: o Grêmio. Está prestes a começar um campeonato quase previsível.
A disparidade das turmas dividirá a tabela. O campeão da Libertadores, que mantém a mesma base e ganhou acréscimos como André, Hernane e Alisson, está na primeira turma. Não muito atrás, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo investiram muito dinheiro para a montagem de um elenco competitivo. Além desses quatro já citados, o jamais descartado Corinthians vem embalado após o título do Campeonato Paulista.
Atlético Mineiro, por sua vez, deve buscar sua vaga na Libertadores de 2019 junto aos demais, mas para isso precisa relembrar como sofrer ganhando. Santos e São Paulo necessitam dar tempo aos seus treinadores. Diego Aguirre vem, aos poucos, mudando o estilo tricolor que quase levou o time ao primeiro rebaixamento da sua história em 2017.
Em uma turma mais abaixo, o retorno de um gigante à elite deve ser complicado. O Internacional tem um elenco para buscar uma vaga em Sulamericana, embora o principal objetivo seja a permanência na Série A. Fluminense, Botafogo e Vasco deverão ter campanhas medianas e irregulares. Com eles está o Atlético Paranaense e a Chapecoense. Essas equipes podem buscar uma última vaga na Libertadores, se forem um pouco acima do que se espera.Lutando na parte inferior da tabela, uma briga com facas contra o rebaixamento deverá ter todos os clubes nordestinos da elite. O querido Vovô do Ceará, a dupla Ba-Vi e o Sport Recife brigarão pela permanência apenas. Ao lado deles, Atlético Mineiro e Paraná tentam não voltar para temida Segunda Divisão.
Se não ocorrer nenhuma surpresa, esse será o retrato do campeonato em dezembro. Os 5 times melhores preparados buscando o título e garantindo a vaga na Libertadores de 2019. São Paulo e Atlético Mineiro tentando reencontrar o futebol, com seus bons elencos. Internacional, Fluminense, Botafogo e Vasco em um escalão na busca pela última vaga na Libertadores. Chapecoense e o Furacão como zebras e os demais lutando contra o rebaixamento.Clichê dizer que o futebol é uma caixinha de surpresas. Já vimos tantas coisas sem previsão acontecer. Os pontos corridos se resumem em regularidade. Pela análise dos elencos, o campeonato que inicia hoje já possui seu raio-x.
Gabriel Lemos
Graduando em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo