Três Pontas é uma cidade que tenta, mesmo diante das modernidades e das transformações que ela carrega, manter algumas de suas mais tradicionais e históricas características, como a imponência na produção do café, o riquíssimo berço musical e a grande fé católica.

E quando o assunto em Três Pontas é fé, principalmente entre os católicos, Padre Victor é sempre tema central. A cada ano, a cidade recebe um número maior de romeiros e as expectativas só aumentam em torno de um grande sonho: a beatificação deste Venerável e Anjo Tutelar de Três Pontas.

O processo de beatificação é sempre demorado, criterioso, minucioso e segue todos os requisitos da Santa Sé. Mas a cada dia reforçam-se os boatos de que a Beatificação de Padre Victor saia ainda este ano. O Conexão Três Pontas conversou com exclusividade com Bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho. Ele disse acreditar que realmente isso ocorra este ano e muito possivelmente no mês de novembro, data que se comemora a Consciência Negra, fazendo uma alusão ao fato de Padre Victor ser negro.

 

“Padre Victor conquistou o coração dos trespontanos. Nós temos a esperança de que a Beatificação de Padre Victor aconteça de fato este ano. A equipe médica composta por sete médicos avaliou positivamente a cura atribuída a intercessão de Padre Victor. Os teólogos também já deram a sua aprovação. Foram nove pessoas envolvidas. Aguardamos os próximos e decisivos passos neste segundo semestre. Esperamos que o Papa Francisco assine o quanto antes o decreto. É necessário que ocorra a chamada Plenária de Cardeais e Bispos, para confirmar aquilo que os outros já aprovaram. Depois disso, o Papa assinará”, explicou o Bispo de Campanha.

Ainda conforme Dom Diamantino, sua experiência religiosa lhe faz ir além e até revelar uma possível data para a Beatificação: “Eu tenho muita fé de que aconteça este ano. Padre Victor era negro e tudo indica que ele será beatificado em novembro deste ano, em razão do mês da Consciência Negra. Nós todos somos filhos e filhas de Deus, independente de qualquer coisa e Padre Victor nos mostrou isso”, concluiu.

 

Nossa reportagem também conversou com o pároco da Matriz, Padre Ednaldo Barbosa, que disse acreditar na Beatificação em novembro de 2015: “É muito possível que a Beatificação saia este ano. Falou-se na Beatificação para a Festa do Padre Victor. Isso não irá acontecer. Tudo se encaminha para que ela ocorra em novembro, como já foi falado pelo Bispo. Estamos ansiosos e aguardando essa confirmação, que será de muita alegria para os trespontanos”.

PRIMEIROS RUMORES SOBRE A DATA DE BEATIFICAÇÃO

Os rumores da possível beatificação em 2015 começaram mais fortemente na Santa Missa dos Romeiros, celebrada no domingo (22 de fevereiro) quando o celebrante, Monsenhor Guiseppe Ronchi, natural de Milão na Itália e residente em Campanha, durante a Bênção dos Romeiros, revelou que havia informações de que realmente a beatificação do Venerável Padre Victor deva sair no segundo semestre deste ano.

No domingo (01 de março) o pároco da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, Padre Ednaldo Barbosa, durante a Santa Missa realizada no Quilombo Nossa Senhora do Rosário, afirmou publicamente que só está dependendo do Santo Padre, o Papa Francisco, para a beatificação acontecer.

Três Pontas aguarda ansiosamente essa confirmação, assim como todos os devotos espalhados pelo Brasil e até por fiéis que sempre vêm à Três Pontas oriundos de outros países, principalmente do Mercosul.

O PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO

 

Francisco de Paula Victor nasceu em Campanha (MG), no dia 12 de abril de 1827 e foi batizado, em 20 de abril do mesmo ano, pelo padre Antônio Manoel Teixeira. Era filho da escrava Lourença Maria de Jesus.

Dom Antônio Ferreira Viçoso, bispo de Mariana (MG), visitou Campanha em 1848. Victor, então alfaiate, procurou dom Viçoso e disse que tinha o desejo de ser padre. Com isso, ele entrou para o seminário de Mariana, onde foi aceito em 05 de junho de 1849.

Ordenado em 14 de junho de 1851, Victor permaneceu em Campanha como coadjutor de 17 de agosto de 1851 até 13 de junho de 1852. Mudou-se para Três Pontas em 14 de junho do mesmo ano, como vigário encomendado e paroquiou na cidade por 53 anos. Era conhecido por sempre visitar doentes, amparar os inválidos e atender a população em suas necessidades. Além disso, fundou a escola “Sagrada Família”.

Padre Victor faleceu no dia 23 de setembro de 1905. A notícia abalou a cidade e toda a região, que já o venerava. Após sua morte, ele ficou insepulto por três dias e o corpo do padre exalava perfume, segundo relatam. Ele foi enterrado na Igreja Matriz da cidade, que também foi construída por Padre Victor.

Desde então, muitas pessoas declaram que o padre intercedeu para que alcançassem seus pedidos e graças. O Papa Emérito Bento XVI declarou Padre Victor Venerável. A organização da beatificação do religioso reuniu inúmeras graças que estão sendo avaliadas em Roma pelo postulador da causa, Paollo Vilota. Em seguida, as escolhidas serão submetidas à avaliação da Congregação para a Causa dos Santos. Padre Victor precisa ter um milagre comprovado para se tornar beato, o que está muito próximo de acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *