O servidor público municipal Celso Joaquim Domingues registrou na tarde desta quarta-feira (20) a situação tranquilizadora do lago de Furnas, na região do Distrito do Pontalete em Três Pontas. Depois de amargar uma seca terrível, o local voltou a vislumbrar a alta do nível das águas e volta das embarcações e também dos banhistas.
Nas imagens feitas pelo chefe do setor de trânsito da Prefeitura, é possível constatar que o nível das águas subiu cerca de 5 metros, restando ainda outros 4 para atingir a capacidade antiga.
Segundo Celso o nível do lago de Furnas no Distrito do Pontalete já cobriu a ponte que voltou a aparecer durante a crise hídrica, depois de anos.
“O nível subiu muito, graças a Deus. Já se vê barcos, jet-skis e dias atrás teve até avião aquaplanando sobre o local. Ainda faltam uns 4 metros para a normalidade, mas com essas chuvas constantes em pouco tempo acredito que a situação estará normalizada por completo”, explicou.
Crise Hídrica
Em 2014 a situação ficou caótica por conta da seca. Onde deveria ter água, só havia solo rachado, vegetação seca e grama. Esta foi a realidade do Lago de Furnas, responsável por cerca de 15% do abastecimento nacional de energia. Com a seca, o volume da água esteve oito metros abaixo do normal, o pior nível desde 2002.
Com a abertura das comportas da Usina de Furnas para geração de energia na época, visando garantir o abastecimento, o quadro se agravou ainda mais, segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica de Furnas, Fausto Costa. “Com a abertura das comportas e sem chuva, o nível pode baixar mais oito metros para manter a geração de energia. Se isso ocorrer de novo, o lago fica inoperante para o abastecimento”, explicou em 2014.
A situação também prejudicou o turismo. No Distrito de Pontalete o movimento caiu cerca de 60% e o estrago só não foi maior porque alguns turistas ainda se deslocaram de carro até o ponto turístico. A Prefeitura Municipal de Três Pontas procurou iniciativas para fomentar o turismo no local. Uma dessas ações foi o Grito de Carnaval que aconteceu no Quilombo Nossa Senhora do Rosário e a apresentação de blocos caricatos durante os dias de folia no Distrito do Pontalete.
“Essa falta de chuvas trouxe muitos problemas e prejuízos para pescadores, moradores, comerciantes do Pontalete e para a nossa cidade como um todo. Todas as medidas políticas foram tomadas para reverter esse quadro”, ressaltou o Chefe do Executivo Municipal Paulo Luís Rabello.
Turismo
O Distrito do Pontalete passou por uma série de melhorias recentemente. Além das ações da Secretaria de Transportes e Obras da Prefeitura Municipal de Três Pontas, uma marina foi construída pelo Grupo Ferran, comandada pelo empresário Roberto Andrade. Com essas inovações, o local se tornou um ponto de turismo ainda mais requisitado e com mais atrativos. E com a subida das águas a tendência é que o grande movimento de turistas se consolide a cada dia, principalmente durante o carnaval.
Fotos – Celso Domingues
Oferecimento: