O que leva uma pessoa a envenenar cães e gatos? Que tipo de sentimento move uma criatura que tira a vida de animais inofensivos, carentes de comida e de amor? Certamente os piores sentimentos que moldam as piores pessoas. Verdadeiros monstros! O fato é que nas últimas 24 horas vários cães de rua apareceram mortos por conta de envenenamento. E quem será punido? Até quando assistiremos inertes a esse cruel extermínio?
Nossa reportagem recebeu fotos tristes e lamentáveis de vários cães que foram mortos na entrada do Pronto Atendimento Municipal, na Praça Cônego Vítor e também na Praça Centenário. E foi neste último endereço que a médica veterinária, Paula Alvin, uma verdadeira guerreira na defesa dos animais, fez tudo que podia para tentar salvar os bichinhos agonizantes. mas foi em vão. O desamor venceu mais uma vez.
O casal Daniel do Gás e Flávia, além da veterinária Paula Alvin e do casal Tânia Pinheiro e Popó Diniz são defensores incansáveis e se mostram perplexos e revoltados com essa matança.
Nós decidimos postar essas fotos e chamar a atenção da população para que cobre providências junto as autoridades e que se descubra os autores e que os mesmos sejam punidos, afinal de contas matar animais, seja lá de que forma e por que motivo for, é crime.
O que trata disso é o artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998. A lei prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar” qualquer tipo de animal. Se houver a morte do bichinho, a pena aumenta até um terço.
Quem praticar “experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos” também pode sofrer a mesma condenação.
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)