A morte do médico pediatra Dr. José Lima Filho enlutou toda cidade de Três Pontas. Querido por todos, adorado pelas crianças, Tio Lima foi o escolhido do Conexão Três Pontas para, em 18 de outubro último, Dia do Médico, ter sua linda biografia, seu legado contado aqui no quadro Histórias de Vida. Como agradecimento pelos relevantes serviços prestados à população trespontana, republicamos neste dia tão triste. Relembre a Homenagem:
APÓS DÉCADAS DE DEDICAÇÃO ÀS CRIANÇAS, DR. JOSÉ LIMA SE APOSENTOU OFICIALMENTE, DEIXANDO UM LEGADO DE AMOR E COMPETÊNCIA
O quadro Histórias de Vida, criado pelo portal Conexão Três Pontas, tem o objetivo de homenagear, em vida, pessoas de todas as classes sociais, profissões, funções ou perfis, que tenham se destacado por trabalhos relevantes ou simples, por exemplos deixados ao longo dos anos, por um legado de amizades e respeito. E hoje, 18 de outubro, Dia do Médico, estamos merecidamente homenageando, embora de forma singela, contando um pouco da história do médico pediatra Dr. José Lima Filho, ou simplesmente “Tio Lima”, como sempre foi carinhosamente chamado pelas crianças, querido por todos.
José Lima Filho, carinhosamente chamado de “Tio Lima”. Médico Pediatra por profissão. Um dos mais antigos da cidade, nasceu em 30 de agosto de 1945, na cidade de Santana da Vargem. Filho de José Lima e de Alexandrina de Lima, iniciou os estudos naquele município e posteriormente cursou no antigo Ginásio São Luiz, hoje Escola Estadual Deputado Teodósio Bandeira. Terminou o ensino médio em São Paulo.
Em 1967 entrou para a Faculdade de Medicina de Itajubá, abandonando a carreira promissora no basquete, tendo sido jogador da equipe do Sírio Libanês, na capital paulista. Fez residência em Pediatria no Hospital Matarazzo e especialização em Neonatologia também em São Paulo, se tornando, assim especialista em Pediatria. Foi professor de faculdade do curso de Medicina, se tornando um expert, um grande conhecedor do assunto, respeitado pelos colegas de profissão, amado por pais e, principalmente, pelas crianças que sempre atendeu com enorme carinho, alegria e competência.
Trabalhou durante anos no Hospital São Francisco de Assis em Três Pontas. Também montou seu consultório particular onde não atendia apenas quem podia pagar, mas também os pobres, pessoas sem condição financeira e que, com a mesma atenção, cuidava dos “pequenininhos”, sem qualquer distinção. Atuou em Santana da Vargem e no ambulatório do bairro Padre Victor em Três Pontas.
Escreveu diversos artigos médicos de grande influência. Fez parte da diretoria da Unimed. Mas fez muito mais que tudo isso: fez amigos, deixou um legado de amor à medicina e às crianças. Impossível calcular o número de atendimentos, quantas vidas foram salvas pelo “Tio Lima”. Uma apenas já seria motivo de homenagens.
Pai de dois filhos, Andréa e Adriano, do relacionamento com a também médica Dra. Cristina Kamizaki, foi rotariano, se dedicou ao Rotary Club de Três Pontas Centenário, novamente buscando fazer o bem, sem olhar a quem. Ou seja, passou a vida toda servindo, fazendo o que seu coração mandava, escrevendo seu nome na história da cidade, no coração dos trespontanos, eternizado na memória e na gratidão de tantas pessoas.
Com a idade mais avançada e alguns problemas de saúde, precisou se aposentar oficialmente há algumas semanas. Deixa assim um vazio em seu consultório, a necessidade de que os pacientes encontrem em outros profissionais as mesmas qualidades do Dr. Lima, tarefa nada fácil.
Parabéns Dr. José Lima Filho pela brilhante carreira profissional, por dignificar a medicina, pelos bons exemplos, pelas crianças que hoje cresceram e crescem sadias graças aos seus cuidados! Três Pontas te homenageia querido “Tio Lima”!
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras