Trespontano ilustre se destaca no cenário político e na locução esportiva.
O quadro Histórias de Vida, criado pelo portal Conexão Três Pontas, tem o objetivo de homenagear, em vida, pessoas de todas as classes sociais, profissões, funções ou perfis, que tenham se destacado por trabalhos relevantes ou simples, por exemplos deixados ao longo dos anos, por um legado de amizades e respeito. E hoje, estamos merecidamente homenageando, contando um pouco da história do querido narrador esportivo e deputado Mário Henrique Silva, o “Caixa”.
Mário Henrique Silva é filho de Mario Martins da Silva e Mariana Olímpia da Silva Martins. nasceu em 04 de dezembro de 1972. É solteiro e tem 3 irmãs.
Chegou à Itatiaia em 1993. Antes, teve passagens pelas rádios Três Pontas, Sentinela – do mesmo município – e Globo. Ele foi também narrador de futebol no canal de TV a cabo Sportv, simultaneamente ao seu trabalho na Rádio de Minas. Mário participou efetivamente nas coberturas das Olimpíadas de 1996 (Atlanta, EUA), 2000 (Sydney, Austrália) e 2008 (Pequim, China), dos Jogos Pan-Americanos de 1999 (Winnipeg, Canadá), 2003 (Santo Domingo, República Dominicana) e 2007 (Rio de Janeiro); e em três Copas do Mundo (1998-França, 2002-Coréia/Japão e 2014-Brasil), além do Mundial de Clubes, em Marrocos. Nas Olimpíadas e nos Jogos Pan Americanos, o locutor chegou a narrar partidas de diversas modalidades, como o vôlei, por exemplo.
Da mesma forma, sempre que há alguma equipe mineira na disputa de um título de relevância independentemente do esporte, que não o futebol, Mário é escalado para a cobertura, devido à sua versatilidade. Versatilidade demonstrada também nas vezes em que ele esteve no comando dos noticiários esportivos da emissora, como o Rádio Esportes e a Turma do Bate Bola. “O Caixa”, como costuma ser carinhosamente chamado pela torcida atleticana, formou-se em Jornalismo no ano de 2005 pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH).
Presente há quase 26 anos nas ondas do rádio, Mário Henrique também é presença real hoje na política. Em fevereiro de 2013, Caixa foi empossado, pela primeira vez, Deputado Estadual de Minas Gerais. O parlamentar é o primeiro representante legítimo de Três Pontas em 46 anos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. E, já no primeiro mês de mandato, se tornou membro efetivo da Comissão de Esportes Lazer e Cultura e também vice-presidência da Comissão Extraordinária da Copa do Mundo, criada para discutir assuntos relacionados ao principal evento esportivo do mundo, realizado no Brasil em 2014.
Ainda em 2014, Caixa foi eleito o segundo Deputado Estadual mais votado do estado, com 130.593 votos, com destaque para a votação expressiva na capital mineira, onde obteve 46.424 votos, 10.981 votos a mais do que o segundo parlamentar mais votado da cidade.
Em 2015, Mário Henrique assumiu a vice-presidência da Comissão de Esportes da ALMG, cargo ocupado até o momento, e foi convidado para a vice-presidência do Bloco Minas Melhor, que é composto por deputados da base governista.
Em abril daquele ano, o Deputado assumiu também a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, após convite do Governador Fernando Pimentel, onde permaneceu até abril de 2016, devido a outros projetos pessoais e políticos. Na mesma época, Caixa se filiou ao Partido Verde (PV), a convite do Presidente Estadual do Partido, Deputado Agostinho Patrus Filho, ganhando ainda mais habilidade em sua atuação política.
Em 2018 foi reeleito para seu terceiro mandato consecutivo na ALMG com 76.527 votos. Na 18ª Legislatura, foi vice-presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, tendo integrado também, como membro efetivo, a Comissão de Participação Popular.
Independentemente de atuar na área esportiva, Caixa vem realizando um grande trabalho, além do esporte, nas áreas da saúde, educação e mobilidade urbana. E espera continuar lutando em defesa de todos os mineiros, especialmente os trespontanos.
INDIQUE PERSONAGENS PARA CONTARMOS HISTÓRIAS DE VIDA
Se você conhece alguém, não importa idade, credo ou profissão, que tenha uma vida pautada pela ética, pelo trabalho, pela honestidade e acima de tudo pela amizade, por fazer o bem sem olhar a quem, entre em contato com nossa reportagem pelo tel/whats (35) 9 9975-4248 ou pelo e-mail [email protected] e nos ajude a homenagear, em vida, quem merece.
OFERECIMENTO
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras