Faleceu um ícone da educação infantil em Três Pontas: Tia Dalva, do Peixinho Vermelho. Segundo amigos próximos, ela estava internada há várias semanas em Belo Horizonte na UTI e não resistiu. Sua despedida carregada de emoção foi acompanhada por centenas de pessoas.
Dalva Barros de Andrade Castro faleceu na segunda-feira (29) e foi sepultada na manhã de hoje (30). Ela fundou há mais de 40 anos o Jardim de Infância Peixinho Vermelho.
Nascida em Santana da Vargem, recebeu o título de Cidadã Honorária Trespontana. Na Educação de Três Pontas trabalhou na Escola Estadual Solange Mendonça Reis e foi vice-diretora na Escola Estadual João de Abreu Salgado. Também atuou nas escolas Estadual Cônego José Maria Rabelo e Estadual da Fazenda Boa Vista. Em 1974 fundou sua própria Escola, Peixinho Vermelho.
Era casada com Antônio de Lima Castro, tinha quatro filhos, todos com formação superior e quatro netos. Tinha 73 anos de idade.
Tia Dalva durante décadas comandou o Peixinho Vermelho, que se tornou uma das mais importantes escolas infantis da cidade de Três Pontas. Adorada pelas crianças, também pelos pais, funcionários, enfim, admirada e querida por toda cidade, fará uma imensa falta. Muitos, hoje adultos, se recordam da Tia Dalva com muito carinho e saudade.
Uma educadora de mão cheia, uma mulher religiosa, ciente de seu papel e que participava de inúmeras campanhas assistenciais. Sempre dedicada e vencedora, cultivou amizades e ensinamentos durante toda sua existência. Certamente, uma grande fatia da educação de qualidade de Três Pontas se deve a Tia Dalva.
As homenagens e todo reconhecimento da Família Conexão Três Pontas a essa inesquecível figura. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Obrigado por todas as lições, Tia Dalva!
www.facebook.com/conexaotrespontas
Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras