Venda de enfeites de Natal caiu até 50% em alguns estabelecimentos
O Natal está chegando e para muita gente a tradição de decorar a casa tem ficado de lado. É que além da crise financeira que assola o país os enfeites estão mais caros e quem ainda insiste em preservar esse costume está se virando como pode, reutilizando itens de anos anteriores ou optando por produtos artesanais que têm sido encontrados por preços mais atraentes.
Em Três Pontas, nessa época do ano, muitas casas e empresas já estavam todas decoradas, cheias de enfeites de Natal. Mas nesse ano o que se vê é bem diferente. O orçamento das famílias está mais apertado, a conta de luz muito cara e o dólar nas alturas. Motivos que realmente têm tirado o brilho das luzes natalinas.
Com o consumidor pisando no freio, os lojistas de artigos e enfeites de Natal estão observando movimentos menores e consequentemente vendas mais baixas. De acordo com o gerente de uma loja de artigos diversos que fica no centro da cidade de Três Pontas, as vendas caíram assustadoramente.
“Realmente as vendas de artigos e enfeites de Natal estão muito baixas esse ano. Posso afirmar que caíram pela metade em comparação com anos anteriores. As pessoas estão até vindo na loja e olhando os produtos. Muitas compram itens mais em conta, outras saem de mãos vazias. Essa queda de 50% das vendas prejudica e muito o setor e consequentemente as casas e empresas ficam menos iluminadas”, explicou Luís Ricardo Arantes.
Uma boa saída tem sido a reutilização de artigos de decoração de anos anteriores que acaba representando uma grande economia e permite que mais pessoas entrem no clima do Natal. Um pisca-pisca, item mais procurado todos os anos, hoje está girando entre 3 e 6 reais os mais simples, mas há modelos que chegam a 200 reais.
Outra opção são os produtos artesanais. A cidade conta com a Arplast, a Associação dos Artesãos de Três Pontas que oferece diversos itens para decoração por preços absolutamente populares. Também há a empresa Flor Azul Artesanato que comercializa produtos feitos com as mais diversificadas técnicas e que têm feito grande sucesso, principalmente em épocas comemorativas.
A Prefeitura Municipal de Três Pontas, apesar da não aprovação por parte da Câmara Municipal de um pedido de suplementação de verba para compra de itens de decoração, enfeitou as praças Tristão Nogueira (Fonte) e Cônego Vítor, bem como a frente do prédio do Poder Executivo.
Em muitas cidades do sul de Minas e do Brasil de uma forma geral as decorações natalinas acabam sendo um grande atrativo para o turismo, aumentando o número de visitantes e fortalecendo a economia local.