O Natal está se aproximando e felizmente Três Pontas abraçou mais uma nobre causa. As Cartinhas para o Papai Noel dos Correios de Três Pontas foram todas adotadas, motivo de muita comemoração e agradecimento por parte do gerente Robson Moreira. Segundo ele a população mais uma vez vestiu a camisa da solidariedade e muitos parceiros também resolveram ajudar. O resultado não poderia ser melhor.

O gerente Robson Moreira disse que já recebeu cerca de 250 presentes para repassar aos ‘pequenos autores’ das cartinhas enviadas para o Bom Velhinho. Este ano os Correios de Três Pontas priorizaram as cartinhas dos alunos do CAIC. Nossa reportagem esteve recentemente na agência central e conversou com Robson Moreira. A divulgação, segundo ele, foi fundamental para que as pessoas tomassem ciência da campanha e adotassem as cartinhas.

“Quero agradecer de coração a toda população, aos nossos parceiros, que em breve gostaria de passar a lista ao conhecimento do público. Também agradeço ao Conexão que se disponibilizou em vir até a agência e foi o único veículo de comunicação a divulgar nossa campanha. Muito obrigado mesmo”, ressaltou.

A CAMPANHA

CRIANÇAS FAZEM PEDIDOS COMOVENTES QUE INCLUEM CESTA BÁSICA, BANDEJA DE DANONE E PIZZA.

Cartas que realizam sonhos, espalham alegria e mudam vidas. Assim é a campanha Papai Noel dos Correios, uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil realizada há mais de 25 anos. Desenvolvida em todo país, ela tem como objetivo principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel e atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha dissemina os valores natalinos como solidariedade. Este ano aqui em Três Pontas os Correios estão atendendo uma importante entidade: O CAIC.

Em 2010, os Correios colocaram sua maior ação social a serviço da educação, ao incluir as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Com esse passo, o Papai Noel dos Correios alinhou-se ao quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade.

A parceria com as escolas, foi bem sucedida em vários pontos. A redação de cartas ao Papai Noel estimulou o aprendizado em sala de aula e resgatou o prazer em escrever.

Outro aprendizado dos estudantes é sobre como endereçar, o uso do CEP (Código de Endereçamento Postal) e do selo postal. Isso soluciona um dos problemas recorrentes nos pedidos das crianças da sociedade, pois, em razão de endereços incorretos, ausentes ou ilegíveis as cartinhas não podem participar da campanha. Assegura, ainda, o atendimento de quem, realmente, precisa: crianças em situação de vulnerabilidade social.

Desde 2016, a campanha passou a contemplar, prioritariamente, cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, em alinhamento aos programas governamentais.

A campanha ocorre, normalmente, nos meses de novembro e dezembro de cada ano. Datas e pontos de adoção de cartas, de entrega dos presentes nas agências e da entrega dos presentes às crianças são divulgados em blog específico. As unidades da federação (UFs) possuem datas diferentes, tendo em vista particularidades regionais que influenciam na campanha, como calendário de encerramento do ano letivo. Os pontos de adoção, também, são definidos por cada UF.

As informações completas de cada ano, estarão no blog, no endereço http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios, a partir de novembro do mesmo ano.

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Roger Campos

Jornalista

MTB 09816

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