Olá meus amigos e amigas! Semana passada em minha primeira matéria falamos um pouco sobre como e de onde começar sua organização financeira, comentei sobre os três primeiros passos, mais agora a cada semana vamos começar a aprofundar cada passo e assim espero muito poder contribuir para sua mudança de vida e a cada vez chegar mais perto de seu sonho na prática.

Primeiro passo é saber como está sua saúde financeira e como fazer isso? Na ponta do lápis mesmo! Sabia que a maioria das pessoas não sabe quanto gasta mensalmente? Pois então, como se ter uma saúde financeira se não sabemos o quanto gastamos mensalmente, e não falo somente de gastos essenciais como aluguel, supermercado, financiamentos, agua, luz, telefonia, escola, cartão de crédito e outros, pois esses são até mais fáceis de saber para onde o nosso dinheiro está indo, falo também dos gastos com o cafezinho, promoção, descontos imperdíveis, taxas de bancos, juros etc…

Por exemplo: Uma pessoa que gasta 30,00 por semana com o cafezinho da tarde, ela gasta por mês 120,00 e por ano 1440,00, um dinheiro que você passa todo dia na padaria e gasta e acha que é pouquinho todo dia vira um montão! Daí você vai me perguntar, mas você quer que eu corte o meu café de todo dia? Não é isso o que quero nesse primeiro passo é que você saiba onde está indo o seu dinheiro e esse é um exercício que depende somente do seu comprometimento, pois ele deve ser feito minuciosamente com todos os seus gastos durante 30 dias. Queremos identificar todos os gastos principalmente os pequenos. Sabia que se você gastar 27,40 por dia você gastará 10.000,00 no ano?

Como faremos esse exercício? Em uma folha eu gostaria que você anotasse os seguintes dados: Data/Compra/Valor/Como pagou? Só esse exercício te ajudará a mudar muito suas compras, pois só o hábito de anotar seus gastos te fará pensar se vale a pena gastar naquele cafezinho, comprar aquela blusinha na promoção etc…

Mas lembre-se o exercício aqui é, por enquanto somente identificar para onde está indo seu suado dinheiro e como já escrevi acima dependerá exclusivamente do seu comprometimento, porque preciso que anote todos os seus gastos mesmo, mesmos que seja aquele um real de bala, estacionamento, aqueles dois reais que deu para alguém que lhe pediu, tudo mesmo! Seja sincero e minucioso, tire um extrato de sua conta, um exercício que poucos fazem é olhar todas as taxas e descontos que são feitos em sua conta, anote essas despesas também e no final dessas anotações quero que anote suas despesas fixas aluguel, financiamentos, agua, luz, telefone, etc. Lembre-se qualquer omissão aqui irá comprometer seu orçamento, pois vamos cuidar do seu dinheiro e fazê-lo valer mais, fazer com que você aprenda a usar seu dinheiro a seu favor.

Espero que você inicie esse exercício e espero que esteja aqui semana que vem para continuarmos a saga para uma vida financeira nova. Conte comigo! Abraço!

Robson Moreira é Formado em Processos Gerenciais

MBA EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

OFERECIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *