Clima em maio: chuva abaixo da média e calor acima do normal
O sul de Minas deve enfrentar seca e calor acima do normal neste mês de maio que já começou com forte atuação de um bloqueio atmosférico. Mesmo com El Niño mais perto do fim, frio ainda não chegou ao sul de Minas em pleno mês de maio que tende a ser mais quente que o normal.
Mesmo com o El Niño mais perto do fim, o frio do outono ainda não chegou ao sul de Minas Gerais. Inclusive, a região é conhecida pela queda acentuada da temperatura no mês de maio, mas isso ainda não aconteceu. O mês começou com um forte padrão de bloqueio atmosférico e a presença de uma onda de calor.
O tempo seco tem sido predominando nas últimas semanas sobre boa parte do Sudeste, e o no sul de Minas Gerais isso não tem sido diferente. Aliás, desde que o outono começou mal houve registro de precipitação em Três Pontas e região, tudo graças a um bloqueio atmosférico que tem ajudado a manter também uma onda de calor, ou seja, o frio do outono por enquanto não chegou.
Maio com clima seco no Sudeste
Mesmo com a chegada do mês de maio, o padrão de altas temperaturas não parece querer mudar tão cedo, os primeiros dias do mês foram bem quentes no sul mineiro com máximas chegando a casa dos 30°C no período da tarde. O friozinho não tem dado as caras nem pela manhã, em que as mínimas tem ficado acima dos 15°C ultimamente.
Esse padrão por enquanto será mantido ao longo de toda a quinzena, visto que não há previsão de quebra do bloqueio atmosférico por enquanto. Aliás, esse cenário de seca pode se estender ao longo de todo o mês. A condição é de pouquíssima, senão nenhuma chuva, no sul de Minas neste mês de maio. A projeção até aposta na formação e avanço de uma frente fria no período entre 13 e 20 de maio, mas mesmo que o sistema chegue ao Sudeste, deve gerar chuvas apenas em partes de São Paulo.
No sul de Minas pode chover de maneira bem rápida, isolada e com baixos acumulados, o que de certa forma deve manter as chuvas abaixo da média também neste período. Aliás, as chuvas não conseguem avançar muito porque uma sequência de frentes frias deve atuar sobre o Sul do país nas próximas semanas, então a umidade não consegue se concentrar sobre áreas mais ao norte do Brasil.
_____continua depois da publicidade________
Cadê o frio de maio?
Com a falta de chuva e o maior predomínio de dias secos e ensolarados, a temperatura tende a ficar elevada também nos próximos dias e semanas. A projeção é de um maio mais quente que o normal, assim como foi abril. A onda de calor tende a permanecer forte pelo menos por mais 10 dias, e não existe fortes indícios que o calor diminua de forma drástica na segunda quinzena.
Mesmo que não faça um calor tão intenso nas últimas semanas de maio, a projeção ainda é de temperatura acima da climatologia, mesmo com o El Niño cada vez mais perto do fim, o que dará espaço para a formação de um La Niña. Mas segundo as simulações mais recentes, o fenômeno demonstra agora uma fraca intensidade com formação de fato mais para o final do ano.
Essa onda de calor deve persistir pelo próximos dias sobre o Brasil Central devido a permanência também do bloqueio atmosférico. E como mencionado anteriormente, para a segunda quinzena de maio, mesmo que a onda de calor perca sua configuração, não há expectativa da chegada do frio até o final do mês. Uma onda de frio tende a avançar pelo Sul do Brasil após a passagem de uma outra frente fria no final desta semana, mas esse frio não vai chegar ao Sudeste.
_____continua depois da publicidade________
A Meteored tornou-se um dos principais projetos de informação meteorológica do mundo, com mais de 20 anos de experiência. Atualmente nossas previsões, modelos meteorológicos e notícias são oferecidos mundialmente através de diversos sites e plataformas. É graças à nossa experiência, qualidade e dedicação que milhões de pessoas confiam em nós para planejar o seu dia.
A Meteored também conta com uma equipe editorial internacional, localizada em diversos países do mundo. Os nossos meteorologistas e jornalistas têm a tarefa de nos manter informados sobre os acontecimentos meteorológicos mais importantes da atualidade, bem como de ilustrar e explicar as situações mais significativas que ainda não ocorreram.
Fonte Amanda Souza / Meteored
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
O Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas
Roger Campos