Oferecimento:

Banner-Interno_Vestibular_Institucional

Milhares de fiéis são esperados para a novena pelos 111 anos da morte do Venerável Padre Victor, em Três Pontas. A programação será extensa e começará oficialmente com a tradicional Novena que se iniciará no dia 14 e seguirá até o dia 23 de setembro.

A Praça Cônego Vítor já recebeu nesta semana uma nova e linda decoração abrindo de forma não oficial as festividades do Padre Victor. Postes dourados com as novas fotos da imagem do Beato foram colocados no entorno de toda praça e neles luzes, em forma de velas. Seis em cada, dando um brilho e um charme todo especial nas noites trespontanas a quem visita o coração religioso da cidade.

DSC_0003

A expectativa é que o número de romeiros seja ainda maior este ano, devido a beatificação de Padre Victor.

Biografia

DSC_0105

Padre Victor nasceu em Campanha em 12 de abril de 1827. Com 35 anos, foi morar em Três Pontas como vigário encomendado. Era admirado por todos por causa de sua dedicação e bondade. Padre Victor morreu em 23 de setembro de 1905.

Após sua morte, muitos fiéis atribuíram graças alcançadas ao Venerável. Em 1992 começou o processo de beatificação. O Papa Francisco autorizou, no dia 6 de junho de 2015, a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar o Decreto de Beatificação do Padre Francisco de Paula Victor, mineiro da cidade de Campanha, onde nasceu em 12 de abril de 1827, mas que ficou conhecido em Três Pontas. Ele era um jovem sapateiro quando se matriculou no Seminário de Mariana e, durante seus estudos, sofreu discriminação dos colegas, por ser negro e filho de escravos.

DSC08560

Padre Victor foi beatificado no dia 14 de novembro de 2015. Depois da espera de 22 anos, milhares de pessoas – o número divulgado foi de 15 mil pessoas, apesar dos organizadores esperarem até 100 mil pessoas – participaram, numa tarde de céu parcialmente nublado, da cerimônia de beatificação do padre mineiro Francisco de Paula Victor (1827-1905), o Padre Victor, dono de uma legião de admiradores na cidade, na região e nos estados vizinhos. Realizada no aeroporto local, a pouco mais de um quilômetro do Centro, a solenidade foi presidida pelo bispo Diamantino Prata de Carvalho, com a presença de mais de 300 sacerdotes da diocese de Campanha e do secretário estadual de cultura, Angelo Oswaldo. O momento mais esperado, e de grande emoção, foi o rito de beatificação conduzido pelo prefeito da Congregação da Causa dos Santos da Santa Sé, o cardeal Angelo Amato, representante do Papa Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *