Dia 26 de outubro, foi o aniversário dele, que emplacou faixas como “Canção Da América”, “Travessia”, “Coração de Estudante”, “Maria, Maria” e várias outras canções. Trata-se de Milton Nascimento, cantor e compositor que fez história na MPB, e também é conhecido como Bituca.
Nascido no Rio de Janeiro-RJ, em 1942, criado e declaradamente trespontano, Milton ganhou seu primeiro violão aos 13 anos de idade. Ainda nos anos 1960, foi para São Paulo e participou de vários festivais de música.
Com talento fora do comum, no Festival Internacional da Canção de 1967, Nascimento ganha como melhor intérprete com a faixa “Travessia”.
Depois da conquista, a carreira do mineiro deslancha. Grava seu primeiro disco solo, realiza vários shows pelo Brasil e fecha uma turnê nos Estados Unidos. Na terra do Tio Sam, o brasileiro grava o disco “Courage”.
De lá para cá, na trajetória de Milton foi só sucesso. Lançou vários álbuns e conquistou diversos prêmios, entres eles, quatro prêmios do Grammy, além de ter seu nome estampando em diversas capas de revistas internacionais de música.
Em 2013, o cantor lançou o álbum “Uma Travessia, 50 anos de Carreira Ao Vivo”. Em 2015, Milton Nascimento divulgou o CD “Tamarear”, junto com Dudu Lima Trio, uma homenagem aos 35 anos do Projeto Tamar, que trabalha na proteção das tartarugas marinhas.
Sem dúvida, o mais ilustre dos trespontanos, o músico mais expoente, ao lado de Wagner Tiso, no coração de todos os conterrâneos da chamada Capital Mundial a Música. Parabéns pelos 74 anos!!!
Fonte Kboing