O presidente de Furnas Centrais Elétricas assinou ontem, sexta-feira (10), a autorização de retorno e funcionamento da Balsa do Pontalete. Com isso a ligação entre as cidades de Três Pontas, Paraguaçu e Elói Mendes voltará a ser feita de forma mais rápida e com economia. A Prefeitura Municipal de Três Pontas realizará uma grande festa de reinauguração no Distrito de Pontalete.
Na última segunda-feira (06), o prefeito Luiz Roberto Dias esteve, ao lado dos vereadores Antônio do Lázaro e Benício Baldansi, no Rio de Janeiro para uma audiência com o presidente de Furnas Centrais Elétricas, Ricardo Medeiros, no sentido de viabilizar esse retorno.
De acordo com o Prefeito foi dito a ele pelo presidente de Furnas, que a Balsa deixou de operar porque a gestão municipal anterior não se interessou mais pelo serviço.
“Nós estivemos no Rio de Janeiro e ficamos sabendo que em 2015 foi solicitada a não renovação do serviço da Balsa pelo gestor municipal anterior. O Dr. Ricardo, que é o presidente de Furnas, falou que havia uma solicitação de não continuar com o convênio por parte do ex-prefeito de Três Pontas.
Mas nós pensamos diferente e fomos lutar pela volta da Balsa. Existem três cidades que querem a Balsa. Além de Três Pontas temos Paraguaçu e Elói Mendes. Ele viu o tamanho de Pontalete, fez vários estudos e finalmente a Balsa do Pontalete voltará a operar”, disse o chefe do Executivo Municipal.
O ex-prefeito Paulo Luís Rabello se defendeu e disse que jamais pediu a paralisação da Balsa e que, ao contrário, lutou por sua permanência.
Para quem vive no distrito, a maneira mais fácil de chegar em outras cidades é cruzando o lago. A Balsa que fazia a travessia significava economia de tempo e dinheiro para os moradores. Na embarcação, a viagem durava pouco mais de 10 minutos.
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)