CONEXÃO FAZ UM ‘RAIO-X’ DO DESTAQUE DE TRESPONTANOS NO ESPORTE; INVESTIMENTOS FAZEM CAMPEÕES!
Não, não é de hoje que Três Pontas tem se destacado em diversas áreas. Profissionais que atuam nos mais diversos ramos, bem como atletas e estudantes, têm despontado por conta de excelentes resultados obtidos. E não de forma esporádica. O sucesso parece contínuo. Mas o que está por trás disso?
Três Pontas é conhecida como a terra da fé, da música e do café. Mas vai muito além disso. Podemos destacar duas outras vertentes onde os filhos desta terra tem demonstrado talento, conhecimento e colhido os melhores resultados.
O primeiro deles é o esporte. Lá atrás, em tempos idos, os trespontanos celebravam as vitórias do TAC, que aconteciam com muito suor e com uma força contagiante que vinha das arquibancadas do estádio Ítalo Tomagnini, sob o comando do saudoso radialista Ruy Quintão.
O saudoso educador Celso Macário Mariano conduziu as meninas do nosso voleibol a um patamar jamais visto, com muitas vitórias e conquistas, além de um reconhecimento que faz com que aquela equipe seja lembrada até os dias de hoje.
Tivemos também grandes equipes no handebol e no futebol de salão hoje chamado de futsal.
Aliás, no handebol temos um goleiro trespontano, Jeroty Carlos Rodrigues, que se destacou em competições no Rio de janeiro e que agora alça voos ainda maiores. É um atleta com potencial para as maiores competições servindo a Seleção Brasileira.
E para falar de atletas que brilham, não podemos esquecer que o destaque começa por aqui bem cedo, muito cedo mesmo! Vejam alguns exemplos recentes:
Na Copa Alterosa de Futsal de 2022, uma das principais competições da região, dois times trespontanos disputaram as finais nas categorias sub-11 e sub-9 e fizeram bonito na cidade de Pouso Alegre.
Na categoria sub-11, a equipe da Prefeitura de Três Pontas/Ponte Alta/Concrelongo venceu o time da Prefeitura de Pouso Alegre por 5 x 1, sagrando-se a grande campeã da competição. E foi de goleada!
Apesar do ouro não ter vindo na sub-9, a equipe do Flamengo Três Pontas jogou muito bem e representou a cidade com muita dignidade e habilidade! Na final, o time de Três Pontas acabou perdendo para a equipe da prefeitura de Pouso Alegre, mas valeu a experiência e o vice-campeonato.
E o que falar do Mestre Tiãozinho? Ele levou o karatê de Três Pontas a um patamar internacional, conduziu Três Pontas à primeira prateleira do esporte Mundial, transformando diversos atletas em campeões. Quem não se lembra daquela saudosa fase com Natasha e Aniela?
Gustavo Vilela Reis, 31 anos, é engenheiro agrônomo e apaixonado pelo esporte de moto aquática. É sobre o Jet Ski que ele tem brilhado!
– Campeão Brasileiro de Jet Ski 2021 no campeonato Brazil Cup, após participação em 5 etapas em diferentes regiões;
– Campeão Brasileiro de Jet Ski 2022 no campeonato Brazil Cup, após participação em 4 etapas em diferentes regiões.
O trespontano é, portanto, bicampeão brasileiro de Jet Ski na categoria que participa, em meio a tantos pilotos de nível internacional.
_____continua depois da publicidade________
Já as conquistas individuais não param! Na natação, Áddilla Caroline Laurindo tem brilhado mundo afora nas piscinas. Dentre tantas conquistas, a nadadora trespontana ficou entre as 10 melhores do planeta no campeonato mundial realizado no Japão.
No motocross, diversos nomes já brilharam e representaram com excelência nossa cidade. Atualmente podemos falar do piloto trespontano Antônio Eustáquio de Miranda Júnior, o Tunico, brilhando e conquistando excelentes resultados em diversas competições.
Até no tênis de mesa Três Pontas está representada e subindo no primeiro lugar do pódio. Henry Rikio Sato, com apenas 13 anos de idade na época, sagrou-se campeão mineiro na categoria mirim, em 2021. Em 2019 o menino prodígio já havia conquistado o mesmo título. Uau!!!
Até no MMA já fomos bem representados e torcemos muito por Dill Furacão.
No atletismo também nos destacamos. São vários destaques, dentre eles Diana Barroso Prósperi, que vence os desafios e a idade para representar Três Pontas em várias competições no Brasil e no mundo, sempre com bons desempenhos e muito entusiasmo.
Trespontanos também brilharam no Sétimo Campeonato Mineiro de Powerlifting, realizado no dia 08 de setembro de 2022, na cidade de Pouso Alegre. O evento que reuniu diversos tipos de levantamento de peso se distribuiu em várias categorias e os atletas de Três Pontas foram destaque. A equipe trespontana esteve assim representada:
_ Mauro Cunha – categoria Master 1 – 105 quilos
_ Juliano Silveira – categoria Master 1 – 83 quilos
_ Vanessa Novak – categoria Subjunior – 52 quilos
_ Aryane Silva – categoria Júnior – 57 quilos
Cinco atletas de mountain bike participaram da segunda etapa do GP Ravelli, em Piedade, São Paulo, em 2018. Na categoria dupla mista correram os ciclistas Thalise Aparecida Silva e Bremer Figueiredo Rodrigues, na categoria pró dupla masculina: Dionata Souza Ferreira e Wagner Ferreira e na categoria solo feminina sub 25, a atleta Bianca Sousa. Foram mais de 60km para a dupla masculina e 30km para dupla mista e categoria feminina, passando por trilhas, estradões, subidas e descidas com níveis bem técnicos. Quanto aos resultados, a dupla Dionata e Wagner conquistou o 3º lugar na Pró, a dupla mista Thalise e Bremer ficaram também em 3º e Bianca sagrou se vice-campeã da etapa.
No bicicross brasileiro, o trespontano Gustavo Mesquita é considerado o ‘Rei da BMX’. Dentre tantos troféus que o atleta coleciona, no primeiro semestre deste ano ele sagrou-se duplamente campeão de BMX na Copa Sul-Americana e na Latino-Americana. Gustavo conquistou o mundo em 2022. Ou melhor, foi bicampeão mundial de BMX.
No fisiculturismo o trespontano Thiago Castro Piedade já brilhou como campeão da Copa IFBB Minas 2014, na categoria Men’s Physique. E agora Dani Mendonça brilha na categoria Wellness, tendo participado com destaque de competições no México e em Portugal, além de ter vencido uma classificatória em Las Vegas nos Estados Unidos se credenciando para o maior evento de fisiculturismo do planeta, o Mister Olympia. A torcida é grande!
No hipismo temos o brilho do jovem Tatá e diversos atletas brilhando sob o comando do professor e cavaleiro Carlos Renato Veiga. A Hípica Da Veiga tem formado verdadeiros ‘cavaleiros e amazonas de ouro’, além do próprio Carlos Renato, diversas vezes no topo do pódio em diversas competições.
_____continua depois da publicidade________
Ryan Victor, um jovem trespontano de Jiu Jitsu que, com apenas 15 anos de idade, já acumula os principais títulos mundiais da modalidade.
Ryan faz parte da equipe da Associação Trespontana de Jiu Jitsu, da qual outros atletas também vêm se destacando em campeonatos pelo mundo. À frente de tudo isso, um lindo projeto social idealizado e colocado em prática pelo pai de Ryan, Josué Victor da Silva, o Jô, que com muito esforço e competência, dá aulas para adultos e crianças em uma academia que ele mantém através de doações, de contribuições voluntárias e até mesmo tirando do próprio sustento, oriundo do salário de R$2 mil que recebe mensalmente realizando “bicos”.
Há vários outros exemplos, pessoas que levaram e elevaram o nome de Três Pontas no esporte. Se formos falar de todos, ficaremos aqui o dia todo… Mas esses que foram destacados falam por todos e representam com a maior dignidade nosso esporte.
Mas qual a receita de tanto sucesso? Por que Três Pontas fabrica campeões em meio ao crescimento de suas lavouras de café e ao som cada vez ecoando mais longe de nossos músicos? Tantos artistas e tantos medalhistas?
A resposta é simples: INVESTIMENTO! Claro que somente apoio e aporte financeiro não são garantias de destaque, vitórias, conquistas. Dom, talento, dedicação, muito treinamento são essenciais. E aqui em Três Pontas os investimentos no esporte não param.
A começar pelas famílias de muitos esportistas, principalmente pais, os chamados ‘paitrocinadores’, que investem do próprio bolso para realizar os sonhos de seus filhos promissores.
Tem também a questão das empresas trespontanas estarem investindo, apostando e acreditando cada vez mais em nossos atletas. Esse suporte tem levado, literalmente, muitos competidores não somente às principais competições das mais diversas modalidades do mundo, mas também aos pódios.
E por fim, nos últimos anos, um trabalho forte, competente e de muito apoio ao esporte local tanto coletivo quanto individual, por parte da Secretaria Municipal de Esporte, na pessoa do secretário João Batista Rabello. Tudo sob a batuta do prefeito Marcelo Chaves Garcia, um administrador que não apenas colocou o município como um dos mais bem administrados do país, segundo levantamentos, mas que conversa, dialoga, apoia e incentiva nossos esportistas.
“Nossa preocupação é deixar Três Pontas numa condição muito melhor do que pegamos. Administrar bem é fortalecer sua economia, propiciar seu desenvolvimento e, acima de tudo, cuidar bem das pessoas, de suas necessidades, escutar suas demandas, apoiar em tudo que é possível, atuando com responsabilidade na preparação de um futuro mais próspero e de grandes conquistas, tanto no esporte, quanto na música, na educação e em tantas outras áreas. Olhar tudo que foi plantado e a forma como ‘ colheita’ vem se dando, nos enche de orgulho”, disse o prefeito Marcelo Chaves Garcia.
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
O Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética do Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas