Quem não gostaria de impedir ou reverter os sinais do envelhecimento? Nos dias de hoje as pessoas estão cada vez mais atentas a uma vida saudável, e desejam manter uma aparência jovem.
O envelhecimento é um processo natural, a que todos estamos sujeitos, mas as escolhas e os hábitos diários podem influenciar positiva ou negativamente nesse processo.
Na pele o envelhecimento é caracterizado pela perda da elasticidade, queda dos tecidos e músculos, perda de gordura facial, reabsorção óssea e crescimento das cartilagens, além das alterações na textura e surgimento de manchas na pele. O resultado dessas alterações é uma pele opaca, com rugas e sulcos marcados, queda das “bochechas”, sobrancelhas e canto dos lábios principalmente.
Sabemos que a genética tem influência no envelhecimento, mas outros fatores podem ter papel importante nesse processo.
– Exposição ao sol – a radiação solar age diretamente nas células, causando liberação de radicais livres que geram um processo de alteração no DNA da células levando ao surgimento de manchas, rugas e também do câncer de pele.
– Tabagismo – Fumar estreita os vasos sanguíneos reduzindo a oxigenação e danifica uma das enzimas que controla a produção de colagéno na pele, fatores que contribuem muito para o envelhecimento precoce.
– Stress – O stress pode causar perturbações graves no sono e consequentemente a falta de descanso adequado manifesta-se pelas pálpebras descaídas, olhos inchados e no aumento das chamadas rugas da preocupação.
– Má alimentação – A ingestão de frutas, verduras e legumes é importante fonte de vitaminas que colaboram para saúde da pele. Hidratação também é fundamental, 2 litros de água por dia é indispensável. As dietas severas para uma perda rápida de peso provocam na maioria das vezes flacidez na pele que se traduz num aspecto mais envelhecido. E uma alimentação desequilibrada se reflete em uma pele opaca.
– Falta de exercício – uma vida sedentária traduz-se muitas vezes em problemas de circulação, palidez, e consequentemente numa aparência mais envelhecida.
Portanto boas escolhas são fundamentais para desacelerar os efeitos do tempo.
Rejuvenescimento é ato de prevenir ou tratar o envelhecimento.
Como prevenção é importante manter hábitos saudáveis, uso de filtro solar e uma rotina de cuidados com a pele.
As consultas com dermatologista devem se iniciar na adolescência, para tratar quadros de acne e oleosidade da pele ou então para já iniciar uso de protetor solar e produtos indicados para essa fase.
No início da idade adulta, entre 20 e 30 anos, quando começam a surgir as manchas e linhas de expressão podemos lançar mão de tratamentos com produtos domiciliares, peelings e toxina botulínica, que irão atuar na melhora na pele e na prevenção do dano futuro. Preenchimentos com ácido hialurônico em áreas específicas podem ser aliados na prevenção.
Quando os sinais do envelhecimento vão ficando mais evidentes focamos no tratamento, ou seja, reverter alguns danos e prevenir a piora do quadro.
Para atingir um ótimo resultado com naturalidade, devemos avaliar o rosto em 3 dimensões. Por isso surgiu o conceito dos “Rs” do rejuvenescimento.
A avaliação inclui todas as camadas do rosto, desde a estrutura óssea, a musculatura, camada de gordura e a pele. Afinal de contas, não adianta tratar uma ruga isolada e não se preocupar com a face como um todo. Um rosto jovem não é apenas um rosto sem rugas, ele tem volume e contornos bem definidos, pele lisa, luminosa e uniforme.
Os “Rs” se referem a palavras em inglês
- RELAX = Relaxamento
- REFILL = Reposição de volume perdido
- RESURFACE = Renovação da pele
- REDRAPE = Reposicionamento
- REMOVE = Remoção de imperfeições
Relaxamento
O primeiro R requer o uso da toxina botulínica para relaxar a musculatura da face que está se contraindo de forma exagerada e provocando as rugas de expressão. São exemplos os pés de galinha, as rugas da testa e ruguinhas acima dos lábios.
Reposição de volume
Com o envelhecimento ocorre uma perda de gordura facial e uma diminuição da estrutura óssea, levando ao aparecimento de sombras e áreas afundadas no rosto, o que passa um ar de cansaço e desânimo, além da perda de contorno da face. Ácido hialurônico, Ácido Poli-L-Láctico e Hidroxiapatita de Cálcio são os produtos mais usados para repor este volume perdido.
Renovação da pele
Tratamentos que estimulam a troca de camadas envelhecidas da pele e a formação de novas fibras de colágeno. Melhora a superfície da pele, trazendo maior luminosidade, removendo manchas, rugas finas e reduzindo os poros dilatados. São usados peelings químicos, lasers e microagulhamento.
Reposicionamento
Nessa etapa realizamos o reposicionamento da pele e músculos da face. As técnicas usadas podem ser cirúrgicas, como o lifting facial ou fios de sustentação e não cirúrgicas com os aparelhos de radiofrequência, ultrassom focado ou infravermelho.
Remoção de imperfeições
Tratar as imperfeições da pele, como pequenas veias aparentes, manchas ou lesões na superfície da pele que surgem com o envelhecimento. São usados os lasers, luz intensa pulsada, cauterizações e técnicas de microcirurgia.
A abordagem é sempre individual e não significa que um paciente deve fazer todas as etapas, já que os efeitos do tempo surgem de maneiras diferentes em cada pessoa.
Lembre-se que os cuidados anti-idade devem ser mantidos pela vida toda, então o acompanhamento dermatológico deve ser feito de rotina para adequar o melhor tratamento a sua fase de vida!
Dra. Carolina Reis
Dermatologista