Reunião na sede da Associação Comercial debateu o calendário de fechamento aos sábados.
Foi realizada na sede da Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas na noite desta terça-feira (23) uma importante reunião com representantes do setor comercial do município para tratar do calendário e horários de fechamento aos sábados em datas comemorativas.
Além das datas tradicionais que já têm o horário estendido, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, há a possibilidade do comércio também ficar aberto aos sábados até mais tarde durante o auge da colheita do café, período em que o dinheiro circula de maneira mais pujante o que estimularia as vendas.
Mas esse assunto ainda não está definido e dependerá da aprovação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Varginha e Região (Sindcomerciários). O presidente da AcaiTP Michel Renan Simão Castro lembrou que se isso acontecer será facultativo, ou seja permanece aberto quem quer.
Durante a reunião alguns comentários chamaram a atenção. Os representantes da Casa João Bandoni, empresa com o CNPJ mais antigo da cidade, disseram que já foram denunciados por continuarem atendendo aos sábados depois das 13 horas e se mostraram inconformados. “Nós temos 65 asnos de tradição, tudo é no João Bandoni, somos referência. A partir das 13 horas aos sábados eu fecho as portas mas continuo atendendo quem está dentro da minha loja. Não posso mandar ninguém embora e jamais farei isso. Eu nunca parei pra vigiar loja de ninguém, nunca denunciei ninguém, tenham paciência”, desabafou Rita Bandoni.
Já o empresário Sebastião de Fátima Cardoso, que também é secretário municipal de Indústria e Comércio, disse que sua loja não abre ás 8 horas da manhã aos sábados e sim às 9 e que por isso mantém o comércio funcionado uma hora a mais. “Minha loja abre às 9 horas da manhã, por isso eu fecho no sábado às 14 horas e não às 13. Não tem nada de errado nisso e vou continuar assim, em comum acordo com meus funcionários”, pontuou Tiãozinho Vermelho, como é popularmente conhecido.
Devido as datas comemorativas, sábados que antecedem as celebrações, deverão ter o atendimento estendido. As datas serão encaminhadas ao Sindicato para aprovação, sendo elas 03 de junho, 10 de junho, 08 de julho, 05 de agosto, 12 de agosto, 09 de setembro, 07 de outubro e 14 de outubro.
Estuda-se também a possibilidade de, em todos os sábados de dezembro, devido ao natal, as lojas ficarem abertas até mais tarde.
Cerca de 20 comerciantes participaram da reunião, expuseram suas opiniões e saíram satisfeitos.
Roger Campos
Jornalista
(MTB 09816)