Alunos de diversas turmas do Unis de três Pontas, membros da Polícia Militar, membros do Motoclube Chacais do Asfalto, alunos da Auto Escola Vitória e diversos guardas civis municipais acompanharam a palestra proferida pelo jornalista e professor do Detran MG, Roger Campos, na noite desta terça-feira, na sede do auditório da Fateps, que esteve lotada.

Especializado em Gestão de Negócios e Tráfego (Sest-Senat Pouso Alegre), Primeiros Socorros e Direção Defensiva (Autotrânsito) SP, O jornalista e professor abordou a necessidade cada vez maior de se dirigir defensivamente e a situação do trânsito em Três Pontas, erros, consequências, culpas e soluções.

Além disso, Roger Campos apresentou alguns dados reveladores e preocupantes sobre os acidentes:

“O Brasil registra 12 mil mortes por acidente de moto a cada ano. De carro são mais de 60 mil. Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes com motos são responsáveis por um aumento de 115% no número de internações em hospitais públicos. Hoje mais de 23 milhões de motos circulam pelo Brasil. Elas representam 26% de todos os veículos. Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de jovens no mundo. Nas Américas, os traumatismos provocados pelos acidentes só matam menos que os homicídios. A taxa de mortalidade, que era de 18,3 mortes por cem mil habitantes, subiu para 22,5 mortes no mesmo grupo. Em comparação com países do bloco, o Brasil só perde para a Venezuela que tem uma taxa de 37,2 mortes para cada cem mil habitantes”, explicou.

Comandante Naves, da Guarda Civil Municipal e o Professor do Detran, Roger Campos.

Ainda segundo o professor, no primeiro semestre de 2015, a Seguradora Líder-DPVAT pagou 344.425 mil indenizações por acidentes de trânsito no Brasil. A boa notícia é a queda acentuada no número de indenizações pagas por Morte (22.395 mil), que reduziram 11% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O especialista do Detran falou dos constantes acidentes em Três Pontas, disse que o nível de aprendizado nas auto escolas é muito baixo e que o tempo de curso para se tirar uma carteira de motorista é insuficiente. Também cobrou mais investimentos no trânsito por parte do Poder Público, como a colocação de passagens elevadas de pedestres, principalmente no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Afonso Pena, que registra inúmeros acidentes. Lembrou que os motoristas abusam da velocidade, do uso de bebidas e que não respeitam as regras de trânsito. Tudo isso sem contar o grande número de veículos em Três Pontas, ao todo 23 mil para 60 mil habitantes, o que torna o fluxo impraticável.

De forma interativa, os alunos aplaudiram a palestra e participaram ativamente. Houve ainda o sorteio de brindes, como capacetes.

A programação da Semana Nacional do Trânsito em Três Pontas, antecipada devido às comemorações do Padre Victor, se estende por mais alguns dias, com diversos eventos, conforme programação no link abaixo:

http://gcmtrespontas.blogspot.com.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *