A Casa Pietá de Três Pontas, que cuida da recuperação de dependentes químicos, está passando por apuros e teme perder sua sede recém construída. Uma situação desesperadora. Nossa reportagem esteve local para conhecer melhor e ouvir o que de fato está ocorrendo, através do presidente da entidade, Marcelo de Paula Lopes.
“Somos uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo auxiliar na recuperação das pessoas dependentes químicos e de álcool. Dentre todas as atividades que realizamos, temos espiritualidade na Casa Pietá, com atividades espirituais, reflexões da liturgia diária todas as manhãs, terço da providência, terço da misericórdia, terço mariano e reflexões da noite. As atividades citadas são sempre realizadas por um servo da comunidade. As outras atividades da casa incluem a limpeza e organização do local, cozinha, lavanderia, construções, criação de galinhas e patos, duas hortas de verdura, capina, educação física e aulas de violão. Mas estamos em apuros, com medo de perder nossa sede”, explicou o presidente.
A Casa Pietá se mantem com muitas dificuldades. Recentemente conseguiu através de um projeto de Ministério Público o recebimento de R$8.000,00 para a compra de utensílios e equipamentos. A entidade conta esporadicamente com a ajuda de 18 cooperados. Mas as despesas são grandes e o dinheiro arrecadado quase sempre é insuficiente.
As visitas na casa Pietá acontecem aos domingos e os internos precisam ficar pelo menos 5 meses reclusos, sem contato com a rua para obterem um resultado esperado no tratamento de desintoxicação de álcool e drogas. Ou seja, ter um espaço é fundamental para que essas pessoas, muitas abandonadas pela própria família, consigam lutar contra o vício e tentar a cura através da fé, do trabalho e dos pensamentos positivos. O problema é que a casa Pietá está de fato correndo risco de fechar.
“Por conta de um decreto de Tombamento Histórico e Ambiental do Parque Vale do Sol, onde a Pietá está sediada, nós temos data para sair e isso pode ser a qualquer momento, já que a situação foi parar na Justiça. E isso é terrível para o nosso trabalho, se perdermos nossa sede não teremos como manter essa atividade, ajudando as pessoas que a grande maioria rejeita.
Antes do nosso trabalho no parque, o local estava abandonado, entregue ao tráfico de drogas, a prostituição e ao vandalismo. Nós cuidamos de tudo, revitalizamos o local e plantamos mais de 50 árvores, dentre outras benfeitorias. O principal, além disso, é que estamos recuperando vidas. Portanto queríamos pedir o apoio da comunidade e das autoridades para nos ajudarem com essa situação difícil e que tira nosso sossego. Queremos continuar fazendo o bem, mas precisamos de socorro”, concluiu Marcelo.
Para maiores informações sobre acolhimento na Casa Pietá, por telefone, há sempre um membro da diretoria disponível aos sábados para proceder a entrevista e fazer o cadastro.
É necessário que o interessado leve os documentos pessoais e a presença da família junto com o dependente é muito importante.
COMO AJUDAR?
Casa Pietá – Recuperação de Dependentes Químicos
Ajude a manter a Casa Pietá, doe!
Aceitamos doações de:
alimentos, roupas e produtos de higiene.
As doações podem ser levadas na Casa Pietá ou basta entrar em contato conosco, que passamos para pegar.
Doações em dinheiro:
Deposite QUALQUER QUANTIA.
Banco do Brasil
agência: 0421-9
conta corrente: 24701-4.
LOCALIZAÇÃO
Prolongamento da Rua Imperatriz Leopoldina, S/Nº.
Bairro: Esperança.
Cidade: Três Pontas / Minas Gerais
CEP: 37.190-000
Telefone:
035 9 9947-6262