Priscila Chaves continua combatendo o preconceito contra mulheres tatuadoras e coleciona verdadeiras obras de arte.

Você curte tatuagem? Acha que marginaliza a pessoa ou que a deixa mais fashion, mais bonita? Pois é, são muitas dúvidas e questionamentos quando o assunto é tatuagem. O Conexão Três Pontas mergulhou nesse universo e destaca um casal que tem feito enorme sucesso no campo das tatuagens no sul de Minas. Ambos são tatuadores e tatuados. Para eles, família que tatua unida permanece unida.

Priscila Chaves Rossignoli já perdeu as contas de quantas tatuagens tem. Ela é casada com o também tatuador José Luiz Nonato de Albuquerque. Ela se apaixonou tanto por tatuagem que acabou incentivando seu marido a também começar a tatuar. Ambos possuem um talento que fica claro em suas criações.

Priscila Chaves consegue reproduzir tatuagens conhecidas, de personalidades, com extrema eficiência e fidelidade.

Mas Priscila, por ser mulher, enfrentou críticas, desconfiança e preconceito. Hoje, ela é uma vencedora na arte de tatuar, assim como seu esposo José Luiz. Trabalham todos os dias, as vezes aos domingos e até tarde da noite para dar conta da procura.

Cover-up, cobertura de tatuagem com outro desenho.

A varginhense começou a fazer tatuagens em 2005. “Tatuagem tá mim é arte, é expressão de pensamento. É cultura… Antigamente o preconceito com a tatuagem era maior. Hoje em dia diminuiu, mas ainda existe. Na minha opinião tatuagem não muda e nem define o caráter de ninguém.  Se você vai ser uma boa pessoa, será independente de ter tatuagem ou não”, disse Priscila…

Nesses 12 anos de profissão a tatuada Priscila Chaves, que também é completamente apaixonada por animais, já fez mais de 600 tatuagens. Trabalhos que lhe renderam fama, repercussão e muitos elogios, principalmente pela delicadeza (o que significa menos dor), a perfeição de um traço super fino, quando necessário, e o jeito simples de tratar as pessoas.

Sobre ser mulher na profissão de tatuadora ela revelou: “Sim tem preconceito com o fato de eu ser mulher no mundo da tatuagem. As pessoas ainda acham que mulher é frágil e que não tem a mesma capacidade que os homens. Mas é fazendo meu trabalho com muita dedicação que estou mudando esses pensamentos. E já provei isso muitas vezes”. 

Tatuagem feita por Priscila nela mesma.
Priscila também falou ao Conexão sobre o que é preciso para ser um bom tatuador, já que o mercado está inchado de ‘curiosos’ que se arriscam na profissão como aventureiros e que acabam causando sérios problemas em seus clientes, como desenhos e artes feias, erradas, tortas, mal feitas de fato, que precisam depois, quando há solução, de uma cobertura (cover-up), um novo desenho por cima para apagar a anterior. Muitas não têm solução e a pessoa carrega aquilo pro resto da vida, a não ser que retire com laser.
“Para ser bom um tatuador você precisa primeiramente gostar do que faz e quanto mais estudo tiver melhor. Tem que ter dedicação, paciência e cuidados que começam com a higiene do ambiente. A experiência do profissional conta muito. Bons materiais a serem usados, cuidados do cliente como alimentação e higiene são fundamentais”, pontuou. 
Os clientes do casal Zé Luiz e Priscila ficam muito satisfeitos e voltam sempre para fazer novas tatuagens. “Meu trabalho é bem divulgado nas redes sociais (facebook), exponho a minha arte sempre. As pessoas podem também conhecer meus trabalhos pessoalmente, basta agendar um horário”, concluiu Priscila.

15 coisas que você precisa saber antes de fazer uma tatuagem

1. Comece com pouco.

Se você é novo no mundo das tatuagens, não há vergonha em começar com uma menorzinha. Se dê uma chance de aprender o processo, como sua pele reage a tinta, e como seu corpo cicatriza.

2. Conheça sua tolerância a dor. 

Não há nada de errado em tentar aguentar a dor, mas quando se trata de uma primeira tatuagem, é mais do que aceitável respeitar os limites do seu corpo. Se você é muito sensível, evite fazer a sua primeira tatuagem nas costelas, atrás dos joelhos, cotovelos, ou a região da virilha.

3. Leve a época do ano em consideração.

Exposição ao sol e mergulhos na água podem danificar uma nova tatuagem, então quem é fã de praias vai querer evitar fazer uma nova tatu no verão. Primavera e início de outono são as épocas mais práticas. Você não vai se queimar, mas também poderá deixar tatuagens no braço ou perna expostas em vez de cobri-las com tecidos que irritam enquanto elas cicatrizam.

4. Não economize demais.

A menos que você tenha vários amigos de confiança que botam a mão no fogo por um salão de tatuagem suspeitamente barato, se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Você está alterando seu corpo para sempre. Se isso não vale um bom investimento, eu não sei o que mais valeria.

5. Pesquise o seu artista.

Pesquise a pessoa a quem você está confiando o seu corpo. Escolha um artista com pelo menos uma semana de antecedência e dê uma olhada no portfólio dele/dela antes de marcar. Tenha certeza de que gosta do trabalho deles e de que o estilo deles combina com o seu. Fotos de trabalhos anteriores deles deveriam estar disponíveis na sala de espera e na internet; e a leitura de comentários sobre salões e artistas no Facebook, Yelp, etc. te ajudarão a determinar se você está tranquilo com a decisão.

6. Escolha sensatamente.

Não importa o quanto você está loucamente apaixonado no momento—colocar o nome da sua cara-metade no seu corpo é uma escolha arriscada. Esteja 100% seguro de que você poderá defender esta escolha pelo resto da sua vida. Como um tatuador meu me disse uma vez: “Você quer remover? OK, vou buscar a serra”.

7. Deixe seu rosto fora disso.

Tudo bem colocar a cara do teu gato de estimação em qualquer lugar, menos na tua cara.

8. Pense bem, durma, e volte depois.

Dê um tempo a si mesmo para ter certeza absoluta de que você está satisfeito com suas escolhas — desenho, localização da tatuagem, artista. Espontaneidade é uma maravilha, mas marcar seu corpo para o resto da vida é uma decisão enorme. Embora não haja problema algum em escolher alguma coisa que não seja a essência de toda a sua existência, tenha certeza de que você está tomando a sua decisão em bom juízo e pelos motivos corretos para você mesmo.

9. Comprometa-se.

Depois de você ter pensado bem sobre o assunto, comprometa-se. Confirme seu horário marcado, marque no seu calendário, conte para todo mundo e não volte atrás. Inúmeras pessoas falam sobre fazer uma tatuagem por anos e nunca a fazem. Se você quer, tem que fazer acontecer.

10. Compre bepantol com antecedência.

Seu tatuador pode ou não te dar um pouco de creme para a pele, então compre um pouco de Bepantol (dexpantenol) em uma farmácia antes da sua consulta. Esta pomadinha para assaduras é excelente para pele sensível e dolorida, e vai ajudar a impedir que a sua tatuagem fresquinha sangre em momentos inoportunos. Se o teu tatuador te der um creme, use-o e verifique se não há problema em usar uma pomada sem receita médica, como o Bepantol ou Aquaphor. Aplique-o pelo menos duas vezes por dia durante várias semanas.

11. Traga uma ajuda visual.

Eu não deveria nem ter que dizer que você deveria providenciar um exemplo visual do que você quer. Mesmo se você quer que um artista personalize um desenho para você, vá à sua consulta com uma inspiração na mão. Se você quer usar um texto específico, traga as suas palavras escritas naquele tipo de letra. Se você viu a tatuagem exata que você quer na internet, traga a imagem junto. Versões impressas são ideais, assim o seu tatuador poderá usá-las para criar um estêncil ou transfer.

12. É possível que te raspem.

Dependendo de onde você será tatuado e da quantidade de pelos na região, pode ser que você precise se depilar ou ser raspado. Se você pretende fazer uma tatuagem em algum lugar onde você costuma se raspar como parte da sua rotina diária, não se raspe mais até que a pele tenha cicatrizado completamente, e também não use nenhum outro produto depilador na região.

13. Siga as instruções de como cuidar.

O seu tatuador provavelmente vai te explicar como cuidar da sua tatuagem enquanto cicatriza. Se você não ficou satisfeito com as dicas dele ou dela, este guia é uma boa referência De qualquer maneira, é importante cuidar diariamente da sua pele enquanto ela cicatriza.

14. Outras pessoas terão opiniões sobre a sua tatuagem.

Se você tem uma tatuagem à mostra, o povo vai peguntar sobre ela. As pessoas provavelmente irão julgá-la. Eu fiz a minha primeira tatuagem porque eu quis. Fim de papo. Ela não simboliza nada de mais além do fato que eu tenho uma lembrança forte de como criei coragem para fazê-la, eu estava orgulhosa de mim mesma por ter feito o que eu decidi fazer, e de que eu a fiz por mim. Isto é difícil de explicar para as pessoas e mesmo assim elas perguntarão: “Tá, mas o que ela significa”? Faça a sua tatuagem para você mesmo e esqueça o que as outras pessoas vão achar ela. (então eu suponho que se você quer ter uma tatuagem da cara do seu gato na sua cara e o nome do seu ex-namorado no seu bumbum, vá em frente.)

15. Se ficou boa para você, ficou boa.

É você quem vai ter que viver com ela pelo resto da sua vida. Então se você quer isso para você, se dê esse presente.

 
Para maiores informações e agendamentos basta ligar para (35) 9 8833-8113 ao acessar as páginas do José Luiz ou da Priscila Chaves no facebook.

 

Curta a página do Conexão Três Pontas no facebook

www.facebook.com/conexaotrespontas

12729255_119502638436882_132470154276352212_n

Roger Campos

Jornalista

(MTB 09816)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *