Um acidente de trânsito foi registrado neste sábado (26) em Três Pontas. Dois veículos colidiram fortemente na Avenida Oswaldo Cruz. Com o impacto os dois automóveis ficaram bastante danificados.
Conforme informações obtidas no local através do Sargento Morelli, da Polícia Militar de Três Pontas, que registrou o Boletim de Ocorrências, o veículo Ford Fiesta, de cor vermelha e o Chevrolet Onix de cor prata bateram no cruzamento da Rua Dr. Sebastião de Souza Mesquita e Avenida Oswaldo Cruz.
A causa do acidente não foi revelada.
Apesar de não ter havido feridos com o impacto, a condutora do Onix teria passado mal devido ao susto e levada para o Pronto Atendimento Municipal, sendo liberada posteriormente.
A Carreta de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos, referência no tratamento e prevenção de câncer, estará em Três Pontas no próximo dia 29. A unidade móvel estacionará em frente o CIAMA para realizar exames preventivos e auxiliar no tratamento do câncer.
Os atendimentos começarão às 7h30, em uma estrutura dentro do próprio CIAMA – Centro Integrado de Atendimento à Mulher. A carreta disponibilizará 40 vagas para exames de próstata, 40 vagas para câncer de pele, e 50 para colo uterino.
O pré-cadastro já começou, e a maioria das vagas já foi ocupada. Ainda restam algumas vagas para exames de pele, e quem se interessar deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima. É necessário ter em mãos a cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Cartão do SUS atualizado e Comprovante de Residência.
Casos com o câncer de pele o procedimento será o seguinte: serão tiradas fotos das lesões para serem encaminhadas e selecionadas pelo Hospital. Os casos diagnosticados serão de encaminhados, e ficarão sob responsabilidade do Hospital do Câncer de Barretos.
O Sistema Único de Saúde, através das Secretarias Municipais de Saúde, oferece gratuitamente tratamento contra o tabagismo para qualquer cidadão. As equipes de tratamento também atuam em Três Pontas há mais de dez anos e o número de pessoas atendidas não é preciso, mas é possível dizer que mais de 500 pessoas já passaram pelo tratamento na cidade.
Os grupos são montados a cada dois meses, e já estão abertas as inscrições para o próximo grupo. A equipe é composta por um medico pneumologista (Dr. Marcus Vinicius Souza Couto Moreira – foto) que faz o acompanhamento do paciente, além de um farmacêutico, um enfermeiro e um psicólogo. Todos os medicamentos são gratuitos e o tratamento é feito em quatro sessões com um encontro por semana, depois acontece uma reunião uma vez por mês durante um ano todo.
Desde que foram comprovados os malefícios do cigarro, fumar deixou de ser sinônimo de elegância. São mais de 40 doenças relacionadas ao tabagismo, que diminuem o tempo de vida dos homens em dez anos e, para as mulheres, esse número aumenta para 14. O tabaco é capaz de causar as mesmas doenças para qualquer pessoa que inala a fumaça, seja fumante ou não.
Serviço
Quem tiver interesse em participar pode deixar o nome em qualquer unidade de atendimento à saúde ou pelo telefone (35) 3266-2263.
Na última quarta-feira, dia 16, o Deputado e Secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, o trespontano Mário Henrique Caixa, filiou-se ao Partido Verde (PV).
Para ele, é motivo de muita alegria esse momento, pois o PV é um partido simpático e que tem em seus quadros grandes parlamentares. Além disso, Mário acredita que com a mudança o empenho em prol de Três Pontas será ainda maior, considerando a influência e a força política dos seus novos colegas.
Caixa ressaltou ainda que sai do PCdoB com a sensação de missão cumprida e que agora está focado com muita expectativa no novo projeto.
A Reunião Ordinária da Câmara de vereadores de Três Pontas realizada nesta última segunda-feira (21), contou em sua pauta com diversos projetos, sendo que um deles ganhou importância extra e a atenção por parte da população: a votação para a permanência ou fim do voto secreto na Casa Legislativa.
O projeto de autoria do Vereador Paulo Vitor da Silva (PP), acabou sendo aprovado em segundo turno, depois de ter sido estudada e também referendada em primeiro turno, no dia 07 de março.
Com isso, a Câmara de Vereadores se mostra, em suas reuniões, mais transparente. Seja em votações para escolha de membros diretores, votações de perdas de mandato, escolha de nomes para receber homenagens, entre outras.
A votação deste projeto, nesta segunda-feira, comemorada por populares nas redes sociais, foi aprovada por unanimidade.
Decisões de cada vereador serão conhecidas por todos que acompanham os trabalhos na Casa Legislativa de Três Pontas.
Detalhes do projeto:
2º Turno de Votação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 001/2016 (aprovada em primeiro turno na sessão ordinária realizada em 07 de março de 2016)
Iniciativa: Vereadores Paulo Vitor da Silva, Antonio Carlos de Lima, Edson Vitor Nascimento, Francisco Botrel Azarias, Francisco Fabiano Diniz Júnior e José Henrique Portugal.
Ementa: “Dá nova redação ao artigo 26, inciso XVI; artigo 33, §§ 1º e 3º; artigo 42, § 2º; art. 66, § 2º; art. 82, § 4º da Lei Orgânica Municipal, e dá outras providências”.
Súmula: A presente Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal tem por finalidade abolir o voto secreto das deliberações parlamentares, em prol da efetivação do princípio da transparência no processo legislativo.
Dispositivos Modificados:
O inciso XVI do art. 26 passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 26 [ … ]
XVI – decidir sobre a perda do mandato de Vereador, por maioria absoluta, nas hipóteses previstas nos incisos I, II, e IV do art. 33, mediante provocação da Mesa Diretora ou de Partido Político representado na Câmara;”
O § 1º do art. 33 passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 33 [ … ]
1º – Nos casos dos incisos I e IV, a perda do mandato será decidida pela Câmara, por maioria absoluta, mediante provocação da Mesa ou partido político representado na Câmara, assegurada ampla defesa”.
O § 3º do art. 33 passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 33 [ … ]
3º – No caso do inciso VI a perda do mandato será decidida pela Câmara, por voto de 2/3 de seus membros, mediante provocação da Mesa, partido político representado na Câmara ou por qualquer eleitor, com a exposição dos fatos e a indicação das provas, assegurada em qualquer caso a ampla defesa.”
O § 2º do art. 42 passa a vigorar com a seguinte redação, ficando suprimidas as alíneas a, b, c, d:
“Art. 42 [ … ]
2º – O voto será sempre público nas deliberações da Câmara.”
Redação das alíneas suprimidas:
a) no julgamento dos Vereadores, do Prefeito e do Vice-Prefeito;
b) na eleição dos membros da Mesa e dos substitutos, bem como no preenchimento de qualquer vaga;
c) na votação de decreto legislativo e moções para concessão de qualquer honraria;
d) na votação de veto aposto pelo Prefeito;
O § 2º do art. 66 passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 66 [ … ]
2º “O veto será apreciado dentro de trinta (30) dias, a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Vereadores.”
O § 4º do art. 82 passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 82 [ … ]
4º A perda do mandato será decidida pela Câmara por maioria absoluta, mediante provocação da Mesa ou de partido político representado na Câmara, assegurada ampla defesa.”
Centenas de pessoas compareceram na inauguração da nova Praça Josiane de Paula Victor Castro em Três Pontas na tarde deste domingo (20). Além da cerimônia, o encontro contou com diversas apresentações musicais que encantaram os presentes.
Localizada no final da Rua Paes Lemes, a praça encerrou sua construção em outubro/2015, e foi como uma conquista dos moradores do bairro Alcides Mesquita. O que antes era um terreno baldio e sujo, agora se tornou um local de lazer, para a prática de esportes, e também para projetos culturais, como foi o caso de ontem.
Após a cerimônia diversas apresentações musicais tomaram conta da praça. O garoto Caio Arcanjo foi quem abriu as apresentações, após ele o grupo formado por Gabriel, Bia, Tácio e Bruno, deram um show. O músico Wallace Naves também subiu no palco, primeiro com Danilo Santos e depois com Atos Franklin.
A banda Do Outro Lado da Esquina, formada pelos músicos Natasha Maria e Adriano Kamy, foi a mais esperada. Era quase 19h quando eles começaram a apresentação, e encerraram com chave de ouro esse dia especial. Essa galera talentosa que apresentou na praça, faz parte de uma nova geração de músicos da cidade, foi um dia incrível para quem gosta de música.
A construção da praça ficou a cargo da empresa VTCR Engenharia e Construções LTDA, vencedora do processo licitatório nº 1299/2014. A obra foi finalizada Outubro, e representou um investimento de R$ 124.703,00 de recursos próprios do Município de Três Pontas.
O nome dado à praça homenageia Josiane de Paula Victor Castro, uma Educadora do Magistério que adorava crianças e a sua profissão. Quando criança, ela brincava nas mediações do local que foi construído a praça. Conhecida como Josi, a professora travou uma luta incessante contra um tipo raro de doença, faleceu em 23 de abril de 2007, deixando seu esposo Carlos Henrique da Silva Castro e seu filho Henrique Vitor Castro; e demais familiares.
Um atropelamento grave aconteceu no final da noite deste sábado (19) em Três Pontas. De acordo com informações da Polícia Militar de Três Pontas e de uma testemunha um veículo Volkswagen Voyage (modelo novo) de cor cinza, que tem nas placas os números 1243, estaria subindo a Avenida Nilson José Vilela em alta velocidade e na altura do número 1.100 teria atingido uma mulher que tentava atravessar no trecho.
Segundo relato da testemunha de nome Edilson, a vítima estaria atravessando a avenida para cumprimentá-lo, que estava do outro lado da calçada. Nesse momento ela teria sido surpreendida pelo veículo que estaria em altíssima velocidade sentido trevo. Com o impacto ela foi arremessada pra cima, vindo a cair violentamente contra o solo.
“O motorista estava acompanhado de uma mulher. Ele corria bastante e quando atropelou minha amiga ele nem tentou parar pra socorrer. Simplesmentefugiu “, comentou.
A Polícia Militar atendeu a ocorrência e faz rastreamento no intuito de descobrir quem é o proprietário do Voyage e o seu paradeiro.
A vítima, segundo o Pronto Atendimento Municipal, através do servidor José Nilson, é Elaine Aparecida dos Reis, residente da zona rural de Três Pontas, foi socorrida pela ambulância do SAMU e levada para o PAM, onde passa por exames. As primeiras informações são de que seu estado de saúde, felizmente, não é grave.
Um congestionamento gigantesco foi formado no trecho da MG 167 entre as cidades de Três Pontas e Varginha na tarde desta sexta-feira (18). Homens do DER estão trabalhando para resolver o problema do alagamento de um trecho da pista já que, devido as últimas chuvas, um córrego transbordou. Por conta disso o trânsito ficou perigoso e até capotamento foi registrado. Desde então o Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais vinha realizando estudos para sanar o problema.
Por volta das 14hs30min. desta sexta-feira o trânsito foi totalmente paralisado nos dois sentidos, entre Três Pontas e Varginha. Motoristas que foram pegos de surpresa tiveram que ficar horas parados debaixo de um sol escaldante. Muitos motoristas que estavam vindo de Varginha para Três Pontas preferiram retornar na própria pista e pegar uma estrada de terra, passando pela Ponte do Tito para chegar ao seu destino.
Nossa reportagem esteve no local e conversou com engenheiros responsáveis pela obra. Eles revelaram que inicialmente se achava que o acúmulo de água era de simples solução.
“Porém a medida em que o mato foi sendo aparado percebeu-se o tamanho do caos. Com o córrego jorrando água todos os dias na pista de rolamento da MG 167 foi necessário no início da tarde desta sexta-feira cortar o asfalto nos dois sentidos para permitir que toda a água seguisse seu fluxo. Isso foi feito por volta das 14 horas. Aí tivemos que esperar toda essa quantidade de água parada ir embora. Depois disso iniciamos a colocação das manilhas. E em seguida o fechamento do buraco para permitir de forma gradativa que o trânsito volte a seguir. A previsão inicial era de que por volta das 18 horas desta sexta-feira o fluxo fosse liberado. Mas como a quantidade de água superou as expectativas acabou dilatando esse prazo da obra e acreditamos que até às 20 horas tudo estará concluído”, explicaram os engenheiros do DER.
A Polícia Rodoviária estadual também esteve no local cuidando da segurança. Ainda é preciso redobrar a atenção no trecho, aguardar a normalização do tráfego e depois seguir com muita cautela.
A população trespontana está aflita e também revoltada com os casos frequentes de furtos de vasos, imagens e objetos de bronze e de outros metais no Cemitério de Três Pontas.
Muitos túmulos já foram atacados e até algumas portas foram levadas, deixando os túmulos completamente abertos. Somente nos últimos 15 dias, mais de 100 túmulos foram violados pelos ladrões que agem durante a noite. Nossa reportagem conversou com o Tenente Guimarães sobre essa situação e ele conta que já há suspeitos sendo investigados.
“Nós intensivamos os patrulhamentos preventivos nas imediações do Cemitério de Três Pontas durante a noite, nos horários em que os crimes estão sendo cometidos. Nós já identificamos alguns suspeitos e estamos trabalhando com os levantamentos e dados com a Justiça. Pedimos para que a população fique atenta e nos ajude. Ao ouvir ou ver qualquer movimentação ou barulho suspeito vindo do Cemitério, os moradores das imediações devem urgentemente nos ligar pelo 190 e não precisa se identificar”, pontuou.
Ainda segundo o Militar, se há gente furtando é porque também há receptadores, pessoas que compram esses materiais. e também é nesse sentido que os trabalhos da polícia estão sendo conduzidos. “Nós já fizemos várias investidas em locais aqui em Três Pontas que compram materiais recicláveis e até o momento não conseguimos encontrar nada, o que pode indicar que esses materiais estão sendo levados para outras cidades. Reafirmo que a população deve nos ajudar. Isso precisa ter um fim.” concluiu.
A Deputada Estadual pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Geisa Teixeira, viúva do ex-prefeito de Varginha, Mauro Teixeira (PT), visitou a cidade de Três Pontas na tarde desta quinta-feira (17) com uma agenda bastante grande. Enquanto visitava o Prefeito Paulo Luís Rabello, em seu gabinete, Geisa falou com exclusividade ao Conexão sobre diversos assuntos, como o motivo da visita, a entrega das casas populares em Três Pontas e ainda sobre as manifestações dos brasileiros contra seu partido e ainda sobre a posse do ex-presidente Lula como Ministro Chefe da Casa Civil. Sem titubear, respondeu a todos os questionamentos.
Acompanhada de assessores e do Vereador Francisco Botrel, do PT de Três Pontas, Geisa tomou café com o Chefe do Executivo Municipal, ouviu algumas demandas e se colocou à disposição da cidade para ajudar naquilo que for preciso.
Após o encontro, a deputada estadual do PT se dirigiu até algumas entidades assistenciais de Três Pontas, como a Apae, a Vila Vicentina e o Hospital São Francisco de Assis, sendo que todos precisam e muito de ajuda e de recursos por parte desta deputada e de todos que sempre aportam por aqui, não apenas em épocas eleitoreiras.
Antes, porém, Geisa Teixeira respondeu alguns questionamentos do Conexão:
VISITA À TRÊS PONTAS
“Estamos em contato direto com a cidade de Três Pontas por sua importância no sul de Minas. Já encaminhamos emendas parlamentares para a cidade e como também atuo na área social estou aqui para visitar algumas entidades e tentar ajudar no que for possível.”
OBRAS NA MG 167
“Hoje eu estive na Superintendência do DER (Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais) e estive em busca de informações sobre a situação das necessárias obras da terceira pista na MG 167 entre Três Pontas e Varginha. E já está em fase de término do projeto, que acontecerá em maio deste ano. Essa foi a informação que me passaram. Portanto em primeira mão comunico seus leitores que as obras da terceira pista devem finalmente começar no início deste segundo semestre. Está saindo do papel e projeto quase pronto. estou animada. E também quero dizer que o novo trevo da cidade de Santana da Vargem está na pauta, há um estudo de desapropriação de algumas terras no local e isso também será realizado o mais rápido possível.”
MINHA CASA MINHA VIDA
“Estou muito feliz por esta conquista de Três Pontas, através de uma grande obra habitacional do Governo Federal e que tem, como você mesmo falou, a participação da Prefeitura Municipal de Três Pontas, Caixa Econômica Federal e Construtora Cheren. É fantástico, um dos projetos de maior sucesso do Governo Federal. A maior necessidade da população é a moradia. Isso dá dignidade e é uma grande conquista para Três Pontas.
MANIFESTOS CONTRA O PT
“Eu acho que esse é sim um direito da população. As pessoas vão ás ruas e se manifestam como quiserem. A democracia seria muito frágil se houvesse apenas um lado só. É importante sim que as pessoas se manifestem, mas também é importante que nós possamos fazer várias leituras sobre esses protestos e reivindicações.”
LULA MINISTRO
“O Lula, caso realmente seja o novo Ministro Chefe da casa Civil dará uma grande contribuição no governo da Presidenta Dilma e ajudará o Brasil como sempre fez. Ele melhorará a relação do governo com diversos setores e instituições. E isso terá um efeito muito positivo para a economia e para todos nós brasileiros. Não se trata de fugir de nada e sim de uma pessoa competente para ajudar o País.”
Três Pontas conta com um novo (literalmente novo) profissional no cargo de Procurador Geral do Município. E ele é novo no cargo mas também na idade. Dr. Neander Oliveira tem apenas 27 anos, um currículo de respeito e uma grande responsabilidade frente a um dos cargos mais importantes do Poder Executivo Municipal.
Doutor Neander Oliveira é natural de Três Pontas, filho de José Carlos Fidélis e Maria de Fátima Oliveira Fidélis. É solteiro e pai de um filho, o menino Juan de 9 anos de idade.
É advogado desde 2012, tendo se formado da Fateps em Três Pontas, onde também cursou Pós Graduação em Direito Processual e Práticas Processuais. Tomou posse como Procurador Geral do Município em 1º de fevereiro de 2016. Antes, porém, ingressou a equipe de trabalho da atual administração municipal em janeiro de 2013 como assessor jurídico.
Quem estava no cargo é o Doutor Leiner Marchetti, que resolveu assumir outras funções em outro município, devido a sua grande competência e conhecimento.
O QUE FAZ UM PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO?
O Procurador do Município é o profissional da área jurídica que possui, basicamente, as atribuições de representar, judicial e extrajudicialmente, o Município, bem como promover o assessoramento jurídico da Administração Pública Municipal, direta e indireta. Também é competência do Procurador do Município realizar o planejamento, coordenação, controle e execução das atividades jurídicas de interesse do Município.
Executar os serviços de consultoria jurídica da administração direta, realizando o controle da legalidade dos atos da administração pública municipal, direta e indireta, coordenar e supervisionar tecnicamente os órgãos do sistema jurídico municipal, estabelecendo normas complementares sobre seu funcionamento integrado e examinando seus expedientes e manifestações jurídicas que lhe sejam submetidos pelo Procurador Geral, Prefeito ou por Secretário Municipal.
Aconteceu na tarde desta quinta-feira (17) um protesto em frente ao desativado Posto de Saúde do bairro Vila Marilena em Três Pontas. Recentemente, atendendo a uma recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, o Executivo Municipal transferiu os atendimentos para a Unidade Básica de Saúde do bairro São Judas Tadeu. Moradores que se manifestaram não concordam com a mudança e organizaram até um abaixo assinado.
Cerca de 100 pessoas participaram do manifesto que foi registrado pela Rede Record de Varginha e pelo Conexão Três Pontas. Indignados, eles fizeram questão de mostrar as péssimas condições em que se encontram as instalações do Posto de Saúde da Vila Marilena.
Mesmo com as portas fechadas, há um grande buraco na tela que permite que andarilhos ou moradores de rua ocupem o local a noite. Há colchões e roupas no local.
Um banheiro desativado se encontra em situação deplorável. Vidros estão quebrados.
O POVO RECLAMA
O morador do bairro Aristides Vieira, Reinaldo Rosa Goulart, aposentado, falou ao Conexão:
“A população esteve aqui hoje reivindicando um outro lugar mais perto daqui do Posto da Vila Marilena para se abrigar uma unidade de saúde. Onde está agora, lá no bairro Morada Nova é muito longe. E perigoso para ir de madrugada lá, quem mora nessa região aqui. Eu acho que tinha que interditar aqui sim, mas tinham que colocar outro mais perto. O posto está precário e não tem condições nenhuma de funcionar aqui na Vila Marilena. Faltava segurança até para os médicos e enfermeiros. Tínhamos uma equipe boa, mas infelizmente foi pra longe. Você sabe a distância que é daqui até o Morada Nova?”, relatou.
Outra moradora que falou ao Conexão foi a senhora Maria de Fátima Moreira Silva:
“O Posto aqui da Vila Marilena não foi fechado por causa dos bêbados ou por outras pessoas que estavam dormindo aqui. Fechou por causa da precariedade do local. Está muito sujo e precisa passar por uma reforma. A população tinha que ter sido avisada e não fomos. Esse posto faz muita falta”, pontuou.
PREFEITO RESPONDE
O Conexão, na sequência, foi até o gabinete do Prefeito. Paulo Luís Rabello respondeu à população e explicou o ocorrido:
“Inicialmente quero dizer que temos que analisar o motivo dessa manifestação. Saber se de fato é um movimento popular e se for nós estamos abertos para conversar. Mas se for um ato político guiado pela oposição, como tudo indica, já que somente agora estão fazendo isso, a coisa muda. Já tem quase um mês que a mudança foi feita.
O que acontece é que nós atendemos a solicitação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. A Vigilância Sanitária constatou que o local estava insalubre para o atendimento digno das pessoas que sempre ali estavam. Foi determinado o fechamento imediato e nós cumprimos totalmente o que foi determinado. Isso visa o bem estar das pessoas. Onde está hoje é mil vezes melhor. O Posto de Saúde da Vila Marilena não passava de uma casa de peão que foi reaproveitada como posto de saúde. As pessoas que lá estavam, estavam vivendo num chiqueiro. Eu estive pessoalmente lá. As pessoas defecavam no meio do corredor e crianças tinham, que passar por ali. Será que as pessoas mereciam passar por aquilo? Claro que não, então apenas cumpri o que nos foi determinado. Lá não tem viabilidade de ser um posto de saúde.
Quero dizer também que no passado, o Deputado Odair Cunha do PT enviou recursos para uma grande reforma no Posto da Vila Marilena, mas a administração anterior (Ex-prefeita Luciana Mendonça) devolveu por ser do PT o recurso. Por isso nada foi feito no local e agora estamos pagando a conta da irresponsabilidade e da inconsequência de um governo local que não quis a verba porque era do PT”, destacou.